Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Revista O Instalador foi media partner da iniciativa

EFRIARC debateu a ‘Hidráulica aplicada ao AVAC&R’

Reportagem e Fotos: Ana Clara | Jornalista e Diretora

20/02/2020

Teve lugar na tarde esta quarta-feira, 19 de fevereiro, em Lisboa a primeira tarde técnica de três a cargo da Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar Condicionado (EFRIARC).

Imagen

Carlos Antunes, da EFRIARC, salientou, na abertura dos trabalhos, que esta Tarde Técnica aborda alguns componentes, “menos tratados nas faculdades e na formação curricular”, e “é um contributo que damos para o enriquecimento técnico e profissional” de todos os agentes do setor.

A primeira intervenção da sessão coube a Florian Füssner, da SINUS Verteiler, que abordou os princípios hidráulicos de sistemas de AVAC&R.

De seguida deu a conhecer alguns exemplos de separadores hidráulicos e tanques amortecedores, mas também coletores compactos, pequenos e maiores coletores. O responsável lembrou que os coletores compactos pautam-se por "serem de fácil instalação e longa durabilidade".

O que é um separador hidráulico e quando é necessário? A pergunta, lançada pelo técnico da SINUS Verteiler, foi respondida de seguida com vários exemplos da sua aplicação.

E foram três os casos que o especialista deu a conhecer. Num primeiro exemplo, o caudal volumétrico do gerador de calor é igual ao caudal volumétrico dos circuitos de consumo.

Num segundo caso, o fluxo volumétrico do gerador de calor é maior do que o fluxo volumétrico dos circuitos de consumo. Num terceiro exemplo mostrou aos presentes nesta Tarde Técnica de que forma o caudal volumétrico do gerador de calor é inferior ao caudal volumétrico dos circuitos de consumo.

Imagen

Explicou também os conceitos de ventilação, sensor de temperatura e esvaziamento no contexto dos separadores hidráulicos.

No que respeita aos coletores com separador hidráulico integrado, o responsável elencou as mais-valias associadas: redução de custos, condições hidráulicas perfeitas, adequado para sistemas de aquecimento e arrefecimento e menos espaço necessário do que para a clássica combinação de coletor e separador hidráulico.

Depósitos de inércia, soluções combinadas de coletores e sistemas de pressurização e desgaseificação e software on-line de seleção (ProSinusX) foram outros dos temas abordados por Florian Füssner.

Classificação energética das bombas

Cristian Keller, da Wilo, analisou o tema da ‘Classificação energética de bombas. Curvas de Controlo’, tendo começado a sua intervenção por contextualizar o tema no âmbito dos regulamentos europeus para bombas&circuladores.

O responsável abordou depois o controle de velocidade de bombas - leis de afinidade e as suas variações concretas, com casos específicos de exemplificação para a plateia.

Seleção de bombas para sistemas de fluxo variável foi o tópico seguinte da intervenção de Keller qua falou ainda sobre a adaptação multifluxo.

Soluções de caudal variável no primário, sem coletores

Nuno Soares, da TERMOSUL, abordou o tema das soluções de caudal variável no primário, sem coletores. Abordou a diferença entre caudal variável versus caudal fixo.

Mas, salientou, existem mais variantes dentro dos dois sistemas:

- Sistema de caudal fixo apenas com primário;

- Caudal fixo no primário/caudal variável no secundário;

- Caudal variável no primário/caudal variável no secundário;

- Coletor de bombagem versus bombas por produtor;

- Caudal variável com unidades de produção em série/paralelo.

No caudal variável há menos equipamentos, redução de energia despendida na bombagem, retorno à produção com temperaturas mais elevadas e um melhor controlo sobre Síndroma de ΔT (Delta T) baixo. Já no caudal fixo há uma maior complexidade, um sistema mais fiável, mas problemas na conceção dos sistemas hidráulicos potenciam ainda mais o síndroma de ΔT baixo.
Controlo de caudal de bypass, síndroma de baixo ΔT e arranque de unidades de produção (staging) foram outras questões abordadas de forma mais técnica por Nuno Soares.

A EFRIARC recorda a importância da discussão do tema, tendo em conta que "a conceção de sistemas hidráulicos e as tecnologias aplicáveis aos mesmos são áreas pouco desenvolvidas na generalidade dos cursos superiores de engenharia, requerendo, por isso, um esforço de formação suplementar para os profissionais do setor.

Por outro lado, sublinha a associação, "por força da legislação referente aos gases fluorados, motivada por questões ambientais prementes, começou a crescer a implementação de soluções a água em aplicações tradicionalmente dominadas por soluções de expansão direta.

Esta Tarde Técnica teve, por tudo isto, como objetivo “contribuir para um maior conhecimento dos técnicos do setor na área da hidráulica e constitui uma primeira parte de uma série de tardes técnicas sobre o tema”. O evento realiza-se esta tarde no Porto e em Faro a 26 de fevereiro.

Imagen
foto

REVISTAS

Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial