Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

APA: primeira reunião da Comissão de Aconselhamento Técnico para a proteção radiológica e segurança nuclear

O Instalador21/02/2020
Teve lugar esta quinta-feira, 20 de fevereiro, nas instalações da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em Lisboa, , a primeira reunião da Comissão de Aconselhamento Técnico para a proteção radiológica e segurança nuclear da APA.
Imagen

Esta Comissão integra mais de 29 entidades da esfera pública e privada, como a Direção-Geral da Saúde, Autoridade para as Condições do Trabalho, Confederação Empresarial de Portugal, Ordem dos Médicos, Ordem do Médicos Dentistas, Universidades, Regiões Autónomas, entre outras, e tem como incumbência assegurar o aconselhamento técnico neste âmbito da APA.

Com a aprovação do decreto-lei n.º 108/2018, de 3 de dezembro, que estabelece o regime jurídico da proteção radiológica, e transpõe a diretiva 2013/59/Euratom, do Conselho da União Europeia, foi confiado à APA, as atribuições de Autoridade Competente para a proteção radiológica e segurança nuclear.

“Assim, desde 2 de abril de 2019, esta Agência sucedeu à Direção-Geral da Saúde, ao Instituto Superior Técnico e ao Instituto de Segurança Social, congregando numa única entidade as atribuições de autoridade competente para proteção radiológica. Aquele diploma legal procedeu também à transferência da missão, das atribuições e das competências da Comissão Reguladora para a Segurança das Instalações Nucleares, entretanto extinta, para a APA, transpondo as diretivas comunitárias referentes à segurança nuclear e à gestão segura dos resíduos radioativos e do combustível irradiado”, salienta a APA, em comunicado.

A APA, enquanto Autoridade Competente e a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, enquanto Autoridade Inspetiva, forma o Corpo Regulador para a proteção radiológica e segurança nuclear, regulando mais de 10.000 instalações radiológicas e mais de 30.000 trabalhadores expostos destas instalações.

À APA compete agora zelar pela existência de um elevado nível de proteção radiológica e de segurança nuclear, bem como a gestão segura do combustível irradiado e dos resíduos radioativos. A APA iniciou já a implementação de um sistema regulador eficaz para a proteção radiológica e segurança com base nos standards internacionais e fazendo uso das melhores práticas disponíveis e garantindo o envolvimento dos Stakeholders relevantes.

Tomando como premissa os mais elevados níveis de segurança radiológica, as diretivas comunitárias e os standards internacionais, a Comissão de Aconselhamento Técnico abordou várias matérias, das quais se destacam o procedimento de emissão de Autorizações para práticas com radiações ionizantes e o reconhecimento de especialista em proteção radiológica, a resposta a emergências radiológicas e nucleares, e o Plano Nacional do Radão, entre outras, tendo analisado os desafios e oportunidades que o novo quadro regulamentar coloca a todos os seus intervenientes.

REVISTAS

Profei, S.L.Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisSoliusDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial