Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Açores: ilha Graciosa vai passar a ser abastecida em 65% por renováveis

O Instalador27/02/2020
A ilha Graciosa, nos Açores, classificada pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera, vai passar a ser abastecida em 65% por energias renováveis.
Imagen

O projeto, designado por 'Graciólica', foi inaugurado recentemente e contou com a presença do presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro.

A “Graciólica” é uma iniciativa pioneira que coloca todo o arquipélago açoriano na linha da frente pela utilização de tecnologias e sistemas de ponta que permitem a valorização energética dos seus recursos naturais.

O projeto vai servir os 4 mil habitantes da ilha e representa um investimento de cerca de 30 milhões de euros, dos quais 4,5 milhões com origem em fundos comunitários, adiantam os promotores.

Com duração prevista de 20 anos, período durante o qual se estima uma redução de cerca de 100 mil toneladas de emissões de CO2 para a atmosfera, a Graciólica inclui um parque eólico (capacidade para produzir 4,5 MW) e um fotovoltaico (1 MW).

A principal característica diferenciadora do projeto é a existência de uma central de baterias que permite armazenar a energia e regular a frequência e a tensão da rede elétrica da ilha.

Durante a fase de testes, finalizada agora com sucesso, foi possível abastecer a ilha Graciosa durante mais de 24 horas consecutivas com recurso exclusivo a fontes de energia renováveis.

Além das vantagens ambientais, Graciólica vai permitir reduzir a fatura da importação de combustíveis fósseis para a Região.

REVISTAS

SoliusInduglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Daikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial