Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Alterações climáticas: LNEC desafia escolas

O Instalador28/02/2020
No dia 4 de março, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) irá desafiar algumas Escolas Básicas e Secundárias da região da Lezíria do Tejo, testando tanto a sua criatividade como a compreensão do tema 'Alterações climáticas: Que futuro?'.
Imagen

Este desafio é proposto com base no primeiro projeto de investigação e inovação liderado por Portugal e pelo LNEC, na área da ação climática, no âmbito do Horizonte 2020, o projeto BINGO, que estudou os efeitos das secas no abastecimento público e nos regadios públicos desta região.

A Lezíria do Tejo tem uma das manchas de solos mais ricos do país, com taxas de produtividades entre as mais elevadas a nível mundial, por exemplo, até 18 toneladas de milho por hectare. A disponibilidade de água para rega é crucial para este desempenho.

No contexto do uso e disponibilidades de água, o desafio às escolas consiste na apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos através de vídeos, maquetes e/ ou cartazes criativos, explorando o tema da adaptação às alterações climáticas, com especial enfoque em 4 temas: Importância da Investigação e Inovação; A colaboração da Sociedade; A resiliência do Homem; e, O contributo individual.

“Com este desafio pretendemos consciencializar a sociedade, em particular os mais jovens para as vulnerabilidades climáticas, promovendo a compreensão de que a adaptação às alterações climáticas necessita da mobilização de todos em ações promotoras de sustentabilidade e resiliência. Acreditamos que, através de iniciativas como esta, se pode comunicar resultados da investigação científica à população, habilitando a sociedade a construir um melhor futuro comum”, sublinha Ana Estela Barbosa, investigadora do LNEC.

Este encontro de 4 de março, a realizar no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, irá reunir cerca de 100 pessoas, entre alunos, professores e representantes do LNEC. Nesta sessão, será feita uma breve apresentação do LNEC, o enquadramento e resultados do projeto BINGO e lançado oficialmente o desafio às sete Escolas do Ensino Básico e Secundário que irão participar.

No dia 23 de abril, todos os alunos terão oportunidade de apresentar publicamente os seus trabalhos, bem como fazer uma visita guiada às instalações do LNEC. O conjunto dos trabalhos constituirá uma exposição itinerante, que será levada a todos as escolas participantes até ao final do ano letivo, dando assim a conhecer a toda a comunidade escolar esta iniciativa.

REVISTAS

Profei, S.L.Siga-nosDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)SoliusInduglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial