Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

UBI colabora com a NASA na área dos sistemas de navegação por satélite

O Instalador03/03/2020

A Universidade da Beira Interior (UBI) está a desenvolver uma parceria com a NASA, no âmbito dos sistemas de navegação por satélite, que se prepara para continuar no próximo ano. O trabalho é desenvolvido no âmbito do SEGAL, da UBI, que instala e monitoriza estações permanentes de GNSS em todo o planeta.

Imagen
Na ligação científica ao Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA, a UBI tem tido a responsabilidade de instalar estações permanentes de Global Navigation Satellite System (GNSS) em todo o planeta e depois apoiar o JPL na sua manutenção, através da monitorização da sua funcionalidade. Há estações instaladas desde a Gronelândia às Ilhas Fiji, inseridas num sistema que pode ser essencial para os mecanismos de alerta de catástrofes naturais.
O trabalho desenvolvido com o JPL é feito através do laboratório SEGAL - Space & Earth Geodetic Analysis Laboratory, sediado no DI-UBI, que foi criado pela Universidade da Beira Interior e o Instituto de Geofísica Infante D. Luís, na área do posicionamento absoluto.
O SEGAL colabora com várias instituições científicas internacionais, mas, com a ligação ao JPL, a UBI está a cooperar com a instituição que, como laboratório da NASA, “mais contribui para o IGS - International GNSS Service, o qual é a base dos sistemas de referência modernos dos países, permitindo a georeferenciação de todos os objetos (cadastro, construção de infraestruturas e mapas entre outros)”, salienta Rui Fernandes, coordenador deste trabalho.
O docente do Departamento de Informática da UBI (DI-UBI) acrescenta que “o objetivo específico do JPL é estabelecer uma rede de estações que permita posicionar qualquer ponto em qualquer parte do mundo, em tempo real, com uma precisão de poucos centímetros, o qual é essencial para os sistemas de aviso de desastres naturais, nomeadamente terramotos e potenciais tsunamis”.
Esta colaboração com uma das instituições mais avançadas na área tem permitido a realização, a cada dois anos, de cursos de formação no processamento de dados GNSS e facilita o “acesso a dados e produtos que não são do domínio público e que permitem ao grupo fazer investigação de ponta”, conclui Rui Fernandes.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosProfei, S.L.VulcanoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial