Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

“O foco da Trane é o cliente”

Entrevista: Ana Clara | Jornalista e Diretora; Fotos: Trane07/04/2020

Marco Campos, Diretor Técnico da Trane Portugal, fala nesta entrevista do posicionamento da empresa no mercado nacional, sempre com o foco no cliente. Em destaque, os serviços de aluguer da Trane, que oferecem uma vasta variedade de equipamento para necessidades previstas ou não. Quer se trate de serviços de refrigeração a curto ou longo prazo, para falhas sazonais, ou para dar resposta a períodos de suporte a picos, os chillers, as unidades rooftop e as bombas de calor portáteis temporários da Trane dão resposta às necessidades dos clientes.

Imagen

O Instalador: Qual o posicionamento da Trane no mercado português, quais os objetivos para 2020 e como tem corrido em Portugal a vossa interação no mercado do AVAC?

Marco Campos: em Portugal, a Trane já está há muito tempo, há cerca de 25 anos. Somos um fabricante de equipamentos de ar condicionado e refrigeração e de sistemas de gestão e controle de instalações AVAC, muito direcionado também para a Indústria. Ao longo destes anos estivemos sempre muito focados nos clientes, aliás, foi e é sempre, o nosso grande foco. A Trane, em Portugal, cresceu muito graças à assistência técnica, e esta dedicação fez-nos ganhar uma posição muito forte no mercado português. Na Indústria estamos presentes com muita força e numa posição muito favorável, sendo que somos líderes no mercado português no que respeita à assistência técnica e ao conhecimento de equipamentos. No fundo, um produto está associado ao outro. Também estamos focados nas instalações de AVAC, mas é na Indústria que tentamos ser mais consistentes. Há cerca de sete, oito anos também entrámos no mercado do aluguer de equipamentos de refrigeração e ar condicionado.

Como funciona este serviço de aluguer?

Temos equipamentos de aluguer, disponíveis para instalar a qualquer momento, com acessórios necessários para fazer interligações às instalações existentes. Podem ser usados como equipamentos de recurso, em caso de avarias, podem ser usados como equipamentos para fazer alguns testes específicos nas unidades fabris, às vezes, para lançar produtos novos.

Contempla manutenção da parte da Trane?

Sim, também. É um serviço completo. Nós instalamos e o cliente só tem que fornecer energia elétrica.
Imagen

Qual é a duração do aluguer?

Depende. Já tivemos alugueres de um dia e temos também casos de longa duração, que podem estender-se por anos. Este serviço de aluguer não apareceu por acaso, no fundo, é um complemento a todos os serviços que já temos. Até porque a própria manutenção foi evoluindo ao longo dos anos. Antigamente as equipas de assistência técnica faziam planos para grandes intervenções de manutenção que eram feitos ao fim-de-semana ou fora do chamado horário normal. Tem custos de manutenção, operação e de produção. Muitas vezes os clientes tinham de abdicar da produção por causa de determinadas avarias ou para intervenções nos equipamentos. Com o aluguer isso já não existe, porque podemos programar intervenções de manutenção complicadas ou não, e nesse momento, colocar um chiller de aluguer a substituir o existente.

É não só uma oferta integrada como também soluciona os problemas imediatos das empresas.

Sim. Temos dois entrepostos onde temos os chillers guardados que podem ser facilmente transportados e instalados. Diria que em quatro, cinco horas, conseguimos colocar um chiller em funcionamento numa instalação. Este serviço foi muito bem recebido pelos clientes, já existem clientes que fazem os seus planos de manutenção, tendo em consideração a disponibilidade deste serviço, já têm as instalações, muitas vezes, preparadas.

Quando diz que este serviço de aluguer foi bem recebido pelos clientes é também uma marca que vos distingue no mercado concorrencial?

Sim, distingue, e embora haja outros concorrentes, como o nosso foco é a Indústria e o serviço ao cliente, o aluguer também nos distingue por isso. Nós não alugamos equipamentos, nós prestamos um serviço de aluguer. Paralelamente a isso temos uma equipa de técnicos que nos permite também complementar este serviço. Os chillers podem ter monitorização remota, podem ter um serviço de piquete 24 horas por dia, sete dias por semana, que complementa o serviço de aluguer. Recordo que esta assistência cobre o País, de norte a sul.

Quais são os objetivos da Trane em Portugal para 2020?

Queremos manter o crescimento que temos tido de uma forma consistente e como estamos numa fase em que estão a ser lançados muitos equipamentos novos, isso é importante. E queremos consolidar estes novos produtos e dos que ainda vamos lançar e manter o crescimento que temos tido.

Fale-me um pouco destes equipamentos novos que estão a lançar.

Lançámos há uns anos, tendo em conta as metas europeias para a redução de CO2, chillers com o refrigerante 1234ZE, temos atualmente o compressor com melhor de eficiência do mercado. Estamos a desenvolver compressores scroll com o refrigerante R-1234ZE (uma inovação que vai revolucionar o mercado). É um refrigerante que não é tão inflamável, e ambientalmente cumpre com todas as regras impostas pela UE. Além disso estamos também a desenvolver equipamentos com o fluido refrigerante R 454B, que vai também revolucionar um pouco o mercado devido à substituição direta do R 410A. Além disso, estamos também muito focados na eletrificação do Aquecimento.

Imagen

A Trane, em Portugal, cresceu muito graças à assistência técnica, e esta dedicação fez-nos ganhar uma posição muito forte no mercado português. Na Indústria também estamos com muita força e numa posição muito favorável, sendo que somos líderes no mercado português no que respeita à assistência técnica e ao conhecimento de equipamentos

Com soluções?

Sim, bombas de calor, equipamentos que permitem produzir água quente até 85 graus e, simultaneamente, além de poderem substituir de uma forma direta, as caldeiras tradicionais, com eficiências muito mais elevadas, conseguem fornecer água fria gratuita. É uma solução excelente para a indústria e instalações AVAC. Nos hospitais, por exemplo, conseguimos produzir água a 85 graus para águas quentes sanitárias e oferecer, gratuitamente, água fria para instalações AVAC.

Têm projetos na área hospitalar?

Temos várias especificações para este tipo de solução, temos projetos bem encaminhados. Embora já tenhamos estas soluções aplicadas na hotelaria. Não está mais na área hospitalar porque, ultimamente, tem havido pouco investimento neste segmento. Mas na hotelaria esta solução está a ser muito bem recebida. São soluções altamente eficientes e temos esperança que em Portugal se recorra cada vez mais a esta solução. Outro produto em que estamos muito focados, e que é um excelente complemento para a eficiência energética, é o controlo eficiente de instalações, com soluções de automação, que também temos. Que podem ser interligadas a instalações já existentes e que facilmente o cliente pode entrar no sistema, quer seja através de um computador portátil, tablet ou smartphone e monitorizar o sistema. Ou seja, o gestor de energia não precisa estar no local.

Como olha para o mercado AVAC, em termos gerais, este ano, sobretudo agora com esta pandemia de Covid-19?

Não tenho dúvidas que a pandemia de Covid-19 vai afetar o mercado AVAC em Portugal. Prevê-se alguma recessão económica e muitos investimentos previstos para este ano poderão ficar condicionados, por outro lado, esta situação poderá despertar a necessidade de investimento a médio ou curto prazo, que tem vindo a ser adiado, nomeadamente em hospitais, onde as instalações AVAC têm extrema importância na controlo da qualidade do ar interior e no confinamento das diversas áreas hospitalares. Tal como foi dito anteriormente, sempre estivemos focados no cliente e nas suas necessidades e essa continua a ser a nossa política para tentar ajudá-los a ultrapassar esta fase crítica, em que precisam de manter os sistema a funcionar e as fábricas a laborar. Embora estejamos a tomar todas as precauções recomendadas e a seguir as diretrizes da DGS, continuamos com equipas de assistência técnica disponíveis para intervir sempre que necessário, principalmente em instalações de primeira necessidade. A frota de equipamentos que temos disponível para aluguer também pode ser uma solução para situações que requerem intervenções urgentes em qualquer instalação crítica. Acima de tudo estamos confiantes que com os avanços científicos e tecnológicos da atualidade não irão tardar a encontrar a solução para resolver o problema desta pandemia que nos preocupa a todos.

Saiba mais em: www.trane.com.

Marco Campos

Marco Campos.

REVISTAS

Siga-nosDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)SoliusInduglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial