Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

A importância dos separadores de sujidade magnéticos na proteção dos sistemas de climatização

Texto: Marco Mendes | Giacomini Portugal; Fotos: Giacomini Portugal03/04/2020

Atualmente, atendendo à falta de mão-de-obra especializada, ao seu custo no setor da climatização e à necessidade de aumentar o tempo de vida útil das instalações térmicas, é de extrema importância dotar as redes hidráulicas de equipamentos que garantam a máxima proteção da instalação e aumentem o período de manutenção preventiva da mesma.

Nesse sentido, nos últimos anos, alguns fabricantes disponibilizaram no mercado várias gamas de separadores de sujidade magnéticos, que garantem a proteção necessária às instalações técnicas, em particular, aos equipamentos tradicionalmente mais sensíveis como caldeiras, bombas de calor, circuladores, purgadores e emissores térmicos, mantendo o seu correto funcionamento durante maiores períodos de tempo.

Os separadores de sujidade magnéticos disponíveis em portugal podem ser compactos, para instalações de aquecimento de pequena dimensão, ou lineares, para sistemas de produção de energia térmica de média e grande dimensão, e funcionam pelo princípio de decantação, tendo como principal objetivo separar e fixar as partículas ferrosas contidas no fluxo de água.

Nos separadores de sujidade magnéticos compactos, particularmente indicados para a proteção de caldeiras murais, o fluxo de água é direcionado para o mecanismo ciclónico interno, gerando-se um movimento giratório do tipo vortex que promove a separação das partículas; nessa zona encontra-se um íman de neodímio (N35H) capaz de reter as impurezas ferrosas. A jusante do mecanismo ciclónico encontra-se um filtro, em aço inox, com a função de reter as impurezas na parte inferior do separador.

A instalação dos separadores compactos deverá ser realizada o mais próximo possível da fonte térmica, no circuito de retorno do sistema de aquecimento central ou de climatização.

Separador de sujidade magnético orientável: ¾” | 1”

Separador de sujidade magnético orientável: ¾” | 1”.

Fluxo de água com entrada horizontal ou vertical

Fluxo de água com entrada horizontal ou vertical.

Instalação do separador de sujidade magnético compacto em caldeiras murais

Instalação do separador de sujidade magnético compacto em caldeiras murais.

No caso dos separadores de sujidade magnéticos lineares, verifica-se que o fluxo de água que entra no separador diminui a sua velocidade de forma a promover a separação das impurezas sólidas.
Estas impurezas são separadas após colisão com a malha metálica interna, e os materiais ferrosos são retidos pela força gerada por um íman de AlNiCo.
Separação das impurezas no separador linear magnético

Separação das impurezas no separador linear magnético.

Separador de sujidade magnético linear, ¾” - 2” roscados e DN50 - DN150 flangeados

Separador de sujidade magnético linear, ¾” - 2” roscados e DN50 - DN150 flangeados.

Os separadores de sujidade magnéticos apresentam maior eficiência do que um filtro em «Y» na separação de partículas, pelo que, apenas a instalação de filtros pode não ser suficiente, nomeadamente nas instalações de média e grande dimensão.

Por outro lado, as perdas de carga que os separadores introduzem numa instalação são, para o mesmo diâmetro, muito inferiores às introduzidas pelos filtros, com consequentes ganhos de energia nos consumos das bombas circuladoras, e menor interferência no regular funcionamento das instalações.

Instalação do separador de sujidade magnético linear - deverá ser efetuada na proximidade da fonte térmica...
Instalação do separador de sujidade magnético linear - deverá ser efetuada na proximidade da fonte térmica, no circuito de retorno do sistema de aquecimento ou arrefecimento.

Para mais informações, contacte:

Giacomini

Rua de Martinhães, 263

Vila do Conde

4485-188 Gião VCD

Telefone: (+351) 229286860

Email: giacomini.portugal@giacomini.com

Site: www.giacomini.pt

REVISTAS

SoliusDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial