Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Transformação digital estende a realidade do teletrabalho ao setor de manutenção e de sistemas de segurança

O Instalador14/05/2020
A tendência para o teletrabalho aumentou desde 2006. Cresceu consideravelmente durante a última crise económica, e hoje ganhou uma verdadeira dimensão, sublinhada pela redução de custos que lhe é inerente.
Imagen

Hoje, é uma opção cada vez mais difundida e implementada no cenário de transformação digital em que vivemos, onde políticas de flexibilidade, conciliação e novos modelos de trabalho, baseados na agilidade dos negócios, assumiram um papel sem precedentes.

Contudo, a opção de trabalho remoto no nosso país, não é tão favorável em todos os setores; por exemplo, os funcionários dos serviços de segurança ou manutenção continuam a prestar serviços fisicamente, o tempo todo.

Entre esse grupo de trabalhadores, está quem garante que os elementos para a segurança física das pessoas (iluminação de emergência, dispositivos de combate a incêndio, saídas de emergência etc.) estão na sua plena operação e agem corretamente em situações de emergência ou crise.

A priori, e dadas as características desta sua atividade laboral, o pessoal de manutenção, responsável dos sistemas de segurança de um prédio ou estabelecimento comercial teria dificuldade em utilizar as medidas de teletrabalho. No entanto, é realmente assim?

De acordo com a Eaton, a inovação tecnológica disponibiliza inúmeras soluções ao setor de segurança para promover a abordagem ao teletrabalho. Esse tipo de recurso minimiza possíveis riscos sem prejudicar o trabalho e, acima de tudo, a proteção e segurança das pessoas. Portanto, as empresas têm à sua disposição uma gama de opções que podem ser implementadas para concluir a transformação digital com sucesso, em todas as áreas e sentidos. Dessa forma, os profissionais ligados a esse setor, poderão usar as novas políticas derivadas da digitalização para serem mais ágeis nas suas funções e, acima de tudo, para melhor adaptar o trabalho às necessidades do dia-a-dia e dos novos tempos.

José António Afonso, responsável do segmento Commercial Buildings da Eaton Iberia, comenta que “graças à inovação tecnológica que temos à nossa disposição, já é possível que os equipamentos de segurança e manutenção física para esses tipos de elementos possam substituir, pelo menos em parte, a atividade presencial por teletrabalho, aproveitando as possibilidades de monitorização e gestão remotos existentes".

Nesse sentido, acrescenta que “o sistema de segurança CGLine+ é um exemplo perfeito de como é possível garantir a segurança das instalações, remotamente, por meio de controlos remotos avançados, cujo servidor web integrado permite a visualização confortável e controlo preciso e fiável, em todos os momentos, dos circuitos de iluminação e sinalização de emergência''.

REVISTAS

Siga-nosSoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial