Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Água: a urgência da segurança hídrica

O Instalador01/07/2020
Rui Godinho, presidente da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), analisa os problemas e desafios futuros do setor no tempo da pós-pandemia.
Imagen

Numa mensagem divulgada no site da associação, Rui Godinho começa por dizer que, em tempo de olharmos para as futuras políticas públicas pós-Covid-19, “há que recordar o que a APDA vem assinalando desde, pelo menos, 2017: a gestão da água será um dos mais sérios problemas políticos das próximas décadas, não só em Portugal, mas também na Península Ibérica, como na Europa e outros continentes, como a Ásia, onde o balanço ‘disponibilidades/necessidades’ se desequilibra a um ritmo assinalável”.

“Acresce que estamos confrontados, igualmente, com o facto de assegurar a procura global de alimentos e energia, garantindo, ao mesmo tempo, adequado fornecimento de água, situação hoje fortemente agravada com as consequências devastadoras da pandemia de Covid-19 sobre as populações mais vulneráveis”, salienta o responsável.

Para Rui Godinho as “mudanças globais” em curso, como as alterações climáticas, as migrações, o fortíssimo crescimento populacional em megacidades mais desordenadas, o aumento da procura global por alimentos e energia “tornam imperativas estratégias e políticas para obtenção de segurança hídrica adequada a necessidades exponencialmente crescentes”.

“Não há futuro para uma gestão sustentável da água sem ter em conta os vários nexos que estabelece com outros setores, onde assume um papel essencial, como são por exemplo, a energia, a agricultura e a alimentação, a indústria, as cidades e o território e o seu ordenamento e a biodiversidade, constituindo uma das combinações da ‘Five Fingers Alliance’, como a designamos no Conselho de Governadores do World Water Council (Conselho Mundial da Água)”, acrescenta.

Também a sua função como fator de desenvolvimento “não tem merecido a atenção que se impõe, sendo mesmo menorizada - e mesmo esquecida - pelos decisores na definição das políticas públicas. Urge corrigir esta ausência, integrando na sua formulação as fortes interligações entre gestão dos recursos hídricos e a preservação da biodiversidade, tendo em conta a íntima relação entre água e natureza numa lógica de promoção de um desenvolvimento verdadeiramente sustentável”.

...estamos confrontados (...) com o facto de assegurar a procura global de alimentos e energia, garantindo, ao mesmo tempo, adequado fornecimento de água, situação hoje fortemente agravada com as consequências devastadoras da pandemia de Covid-19 sobre as populações mais vulneráveis (...)

O presidente da APDA refere que “o equilíbrio entre água para os seres humanos e água para a natureza constitui uma linha virtuosa de atuação que permitirá ganhos significativos, por exemplo na procura e na adoção das denominadas ‘nature based solutions’ em inúmeras situações onde não se justifica aplicação das soluções convencionais, por vezes ‘pesadas’ em custos de investimento e operação”.

Por fim, sublinha Rui Godinho, “esta diferente abordagem tem todo o sentido ser incluída no ‘European Green Deal’ da atual Comissão Europeia, integrando ‘novos acordos ecológicos’ que coloquem em parceria ‘água, biodiversidade, desenvolvimento e saúde pública’, sabendo-se o importante efeito ‘tampão’ que os sistemas biodiversos exercem na contenção de pandemias como a que hoje nos atinge, quando dificulta a passagem direta de vírus de animais para os seres humanos”.

REVISTAS

Profei, S.L.Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisSoliusDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial