Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Richard Lagrand, ex-diretor da Startupbootcamp, em Barcelona, irá dirigir a equipa de inovação

Lisboa: Galp instala fábrica de inovação junto ao Tejo

O Instalador15/07/2020
A nova unidade de inovação irá procurar soluções que permitam acelerar a transição energética, a mobilidade, o digital e a economia circular.
Imagen

UP-Upcoming Energies é o nome da Fábrica de Inovação da Galp, que esta quarta-feira abre portas no LACS, em Lisboa.

Esta nova unidade em frente ao rio Tejo pretende reforçar a proximidade da Galp à inovação global, com um foco particular na comunidade empresarial que desenvolve soluções clean-tech.

No âmbito da estratégia de transformação da Galp, para responder à transição energética em curso, a UP irá centrar o seu trabalho de inovação a partir do ponto de vista humano, ou seja, dos problemas concretos que as pessoas enfrentam no seu quotidiano para as soluções tecnológicas que podem ajudá-las a superá-las.

O espaço será organizado de forma a potenciar as sinergias, a cocriação e cooperação para o desenvolvimento, o lançamento e a fase comercial de projetos que se enquadram nos eixos em que a Galp se posiciona: o digital, a mobilidade do futuro, a transição energética e a economia circular.

A UP começará a avaliar startups, a executar projetos-piloto e a desenvolver testes preliminares com os utilizadores para identificar oportunidades potenciais que possam beneficiar a Galp e seus clientes.

O responsável pela equipa da UP é Richard Lagrand, que iniciou a sua carreira na área das telecomunicações, liderou o arranque de diversas startups na área do eCommerce e, antes de se juntar à Galp, era o dirigia o programa de IoT e Datatech do Startupbootcamp, um programa de aceleração de startups em Barcelona.

Atualmente, a UP encontra-se a avaliar projetos em áreas que vão desde o rating de crédito a tecnologias de ponta que ajudam a otimizar o desempenho e o rendimento de parques solares de grande escala, com recurso ao armazenamento de energia, revestimentos, robôs de limpeza e painéis bifaciais, para citar alguns exemplos.

Em conjunto com a Católica Lisbon School of Business and Economics e a Fabstart, a UP desenvolveu um programa de estágios de verão online com os alunos para a realização de pesquisas e testes de mercado sobre diversos aspetos relacionados com a forma como as pessoas utilizam a energia no seu quotidiano doméstico. Os resultados servirão de base para determinar oportunidades adicionais de atuação ou diferenciação para a Galp.

Assista ao vídeo abaixo de uma conversa entre Richard Legrand e Cristina Fonseca, administradora não-executiva da Galp que é ainda partner na Indico Capital Partners e foi uma das criadoras da Talkdesk, uma das primeiras empresas unicórnio portuguesas.

Ambos estarão disponíveis para responder a todas as perguntas num live Q&A a partir das 17h30 de hoje.

REVISTAS

Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.Solius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial