Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

igus reforça a segurança dos veículos autónomos auto-guiados

Redação Induglobal

17/08/2020
Os AGV's tornam-se mais leves e requerem menos manutenção, graças aos motion plastics isentos de lubrificação.
Veículos auto-guiados para transportar materiais nas fábricas, 24 horas por dia, 7 dias por semana...

Veículos auto-guiados para transportar materiais nas fábricas, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os motion plastics isentos de lubrificação e de manutenção da igus reduzem o peso e aumentam a fiabilidade. (Fonte: igus GmbH).

Numa época de crescente digitalização das fábricas e armazéns automáticos, os veículos auto-guiados (AGV) conquistam cada vez mais espaço na logística.

Os requisitos de fiabilidade são elevados, de modo a garantir um processamento mais rápido e um fluxo de materiais sem impedimentos. Por isso, os fabricantes de AGV's estão a equipar os seus sistemas com os motion plastics da igus, que tornam os veículos autónomos mais leves, energeticamente mais eficientes e reduzem a manutenção.

A utilização de veículos auto-guiados está em expansão. As razões são óbvias: as empresas utilizam os veículos auto-guiados (AGV) para aumentar a eficiência do fluxo de materiais, facilitar o trabalho dos funcionários ou com-pensar a escassez de trabalhadores qualificados. No entanto, é importante que a automação seja fiável e económica. Para os veículos auto-guiados, isto significa que não podem sofrer quaisquer falhas em funcionamento. Têm de funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Isto constitui um desafio para os fabricantes de AGV's, que pode ser superado pela integração de componentes fiáveis e económicos.

Casquilhos de tribopolímeros reduzem custos de manutenção

A fiabilidade e a eficiência energética de um AGV podem ser significativa-mente aumentadas com os motion plastics da igus.

“Os casquilhos de tribopolímeros iglidur isentos de lubrificação e de manutenção utilizados nos dispositivos de inclinação e nas plataformas elevatórias dos AGV's são até 60% mais leves que os casquilhos metálicos. Assim o peso do veículo reduz e a performance aumenta”, afirma Christian Strauch, Gestor de equipamentos de manipulação de materiais na igus.

Os casquilhos têm uma duração de vida bastante elevada. “As fibras e os materiais de enchimento reforçam os casquilhos, para que absorvam forças elevadas e cargas nas extremidades. Os lubrificantes sólidos integrados garantem um funcionamento a seco isento de manutenção. ”Para além dos casquilhos deslizantes de tribopolímeros, a gama de casquilhos deslizantes da igus também inclui guias lineares, anéis rotativos deslizantes e rolamentos de esferas".

Knapp Industry Solutions equipa os AGV´s com módulos lineares acionados por fusos da igus

A gama de produtos da igus para AGV´s também inclui módulos lineares elétricos acionados por fusos. A Knapp Industry Solutions, que produz o Open Shuttle, um veículo que se desloca autonomamente ao longo das instalações fabris para transporte de caixas entre transportadores de rolos.

O veículo é mais flexível do que outras soluções de automação para logística mais antigas e pode ser rapidamente adaptado a processos de mudança de posição.

O tabuleiro do veículo tem de ser flexível e conseguir adaptar-se constantemente a diferentes alturas de transferência.

O movimento é realizado por meio de dois módulos lineares drylin SLW, acionados por fuso, leves e robustos, equipados com porcas e casquilhos lineares em polímeros isentos de manutenção, que se destacam pela sua elevada fiabilidade e duração de vida.

As calhas articuladas e os cabos elétricos da igus aumentam o tempo de funcionamento dos AGV´s

Os espaços de instalação nos AGV são muito limitados. No entanto, para guiar os cabos com segurança, a igus oferece calhas articuladas com raios de curvatura muito pequenos. As calhas articuladas E2 micro, são concebi-das para espaços muito confinados. De baixo peso, com um raio de curvatura reduzido e uma altura interior de apenas cinco milímetros.

A gama de produtos da igus também inclui os cabos indicados para as calhas articula-das, com ou sem conectores, incluindo cabos que podem ser utilizados em AGV´s que operam em câmaras frigoríficas, a baixas temperaturas até -35 graus Celsius.

Para que o cliente tenha a certeza de que o fornecimento de potência e dados do seu AGV funciona de forma fiável, mesmo sob estas condições adversas, a igus testa em Colónia, os cabos sob condições reais numa câmara fria.

A câmara faz parte do laboratório de testes da igus, com 3800 metros quadrados, onde são executados dois mil milhões de ciclos em testes por ano.

Como resultado, a igus é o único fornecedor capaz de oferecer uma garantia única de 36 meses para os seus cabos elétricos. Isto proporciona aos fabricantes de AGV´s e aos seus clientes uma fiabilidade adicional no funcionamento dos veículos auto-guiados.

REVISTAS

Siga-nosVulcanoProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial