Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Produtos inteligentes fabricados com tribopolímeros aumentam a duração de vida das máquinas-ferramenta com a monitorização digital do seu estado

Smart plastics da igus para uma manutenção inteligente

09/09/2020

‘Indústria 4.0’, ‘Internet das Coisas’ e ‘Fábricas Inteligentes’ – estes conceitos já não são vagas promessas para o futuro. As empresas já podem beneficiar da utilização de produtos e sistemas inteligentes. Na EMO 2019, a igus demonstrou como os fabricantes de máquinas-ferramenta e os seus clientes podem elevar a manutenção das máquinas a um novo patamar e, ao mesmo tempo, reduzir os custos com a utilização de componentes inteligentes.

Imagen

A manutenção na era da Indústria 4.0 representa uma clara mudança de paradigma. Em vez de realizar a manutenção em intervalos fixos ou simplesmente reagir a uma falha ou avaria, a chamada 'manutenção preditiva' possibilita a monitorização contínua do estado das máquinas. Reparações ou substituições são realizadas apenas e quando realmente necessário, uma vez que as tarefas de manutenção podem ser planeadas com precisão.

Em simultâneo, é possível reduzir as paragens não planeadas e, desta forma, os custos das falhas, graças à monitorização das condições. Para que isto seja possível, a igus desenvolveu sofisticados smart plastics, com diversos sensores e módulos de monitorização integrados, em calhas articuladas, casquilhos deslizantes, guias lineares e anéis rotativos deslizantes. Por exemplo, sensores para a medição do atrito ou do desgaste na ligação entre pino e furo dos elos das calhas articuladas, bem como sensores para a deteção de ruturas ou das forças de tração/compressão aplicadas. Através da ligação em rede com o novo módulo de comunicação da igus (icom.plus), apresentado na feira EMO, os sensores são integrados na própria rede do cliente, por exemplo, em sistemas de gestão da produção SCADA ou MES, ou online em soluções cloud em qualquer empresa.

Integração flexível de dados com o novo icom.plus

O icom.plus é inicialmente programado com algoritmos de duração de vida baseados nas ferramentas de configuração da igus, e, a pedido do cliente, pode funcionar offline, sem a função de atualização, após a instalação online. O utilizador pode, portanto, decidir de que forma é ligado o módulo e como são geridos os dados, enquanto estabelece um equilíbrio entre a maximização do tempo de funcionamento e a segurança da rede. Se o cliente optar pela ligação online do icom.plus, a informação sobre a duração de vida é continuamente comparada com a cloud da igus, para permitir o máximo tempo de funcionamento das máquinas, com um risco de falhas mínimo.

Os dados da cloud baseiam-se, nomeadamente, nos 10 mil milhões de ciclos em testes anuais realizados em calhas articuladas e cabos, no laboratório de testes da empresa, com 3800 metros quadrados. Os resultados destes testes são incorporados na ferramenta de cálculo da duração de vida disponível online, permitindo prever com precisão, por exemplo, durante quanto tempo uma calha articulada irá funcionar de forma fiável na respetiva máquina. Graças aos componentes isense, a duração de vida é continuamente atualizada, proporcionando ao cliente uma segurança adicional. Isto porque cada atualização tem em consideração as condições atuais no ambiente da aplicação. Graças à aprendizagem automática e à melhoria contínua, é possível obter informação precisa sobre a duração de vida das soluções utilizadas nas aplicações reais.

Esta informação pode ser visualizada no ecrã dos sistemas de controlo das máquinas e, se for escolhida uma ligação online, um SMS ou um email podem fornecer detalhes relevantes, caso ocorram estados operacionais inesperados que necessitem de manutenção a breve prazo. É também enviada antecipadamente a informação, caso seja necessário adquirir peças de substituição, sendo possível implementar vários cenários, como o início automático dos trabalhos de manutenção ou a encomenda de peças de substituição, assim como a 'calha articulada com o serviço de substituição'.

REVISTAS

VulcanoProfei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial