Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Pombal: Centro Escolar de Meirinhas otimiza recursos com soluções de automação e controlo da Schneider Electric

O Instalador17/09/2020
Os gestores da eco-escola contam agora com um completo sistema de automação centralizado, que lhes permite visualizar e controlar todos os dispositivos inteligentes do edifício. Este projeto, implementado pela empresa Projedomus, Parceiro Ecoxpert da Schneider Electric, concorre aos Prémios KNX Portugal em duas categorias: Prémio KNX e Prémio Integrador KNX.
Imagen

O Centro Escolar de Meirinhas alcança agora os mais altos níveis de conforto e segurança graças ao projeto implementado pela Projedomus, parceiro EcoXpert da Schneider Electric, líder na transformação digital em gestão de energia e automação. O centro conta com um completo sistema de automação centralizado, que permite dispor de visibilidade e controlo sobre todos os dispositivos inteligentes instalados no edifício.

No âmbito das políticas municipais, na utilização racional e eficiente dos recursos, os gestores do Centro Escolar de Meirinhas, em Pombal, tinham como objetivo otimizar os recursos do centro para proporcionar um maior nível de conforto e segurança, tanto a professores como a alunos, o que representava um grande desafio devido às dimensões do edifício, que conta com mais de 5.000m2.

O projeto foi assumido pelo parceiro EcoXpert Projedomus, empresa portuguesa dedicada à integração de soluções inteligentes de gestão de edifícios públicos e privados. A empresa confiou na Schneider Electric para facilitar uma solução que permitisse aos administradores do edifícios a gestão centralizada de todos os seus sistemas de automação.

A solução proposta conta com cerca de 300 dispositivos inteligentes que, através de protocolos KNX, Modbus e DALI, permitem controlar a temperatura, a iluminação, a segurança e a utilização de energia do edifício. Estes dispositivos enviam dados, como consumos, estados, erros e emergências para um painel central, através do qual os gestores podem visualizar e controlar toda a instalação, permitindo realizar manutenção preditiva e garantir a atuação rápida.

O sistema controla a temperatura e a iluminação dos espaços do centro escolar. Os equipamentos de manutenção podem ajustar distintos parâmetros para adaptar a temperatura em função das necessidades e a iluminação foi automatizada através de um protocolo DALI que permite fixar horários de ligar e desligar, comprovar os circuitos, fazer a gestão do brilho, escolher entre diferentes cenários de iluminação ou ajustar a luz artificial em função da natural.

A automação dos sistemas de climatização e iluminação não resulta apenas no conforto dos utilizadores, mas também na sua segurança e na eficiência energética. Assim, o centro conta com um sistema de verificação do estado das luzes de segurança, que comprova a duração e o estado das baterias através de provas funcionais, e monitoriza potenciais falhas para garantir a continuidade do serviço. Por outro lado, o sistema permite ativar ou desativar a climatização em função da ocupação dos espaços e, assim, reduzir o consumo de energia.

O painel central também recolhe todos os alertas do sistema, incluindo o alarme geral – que incorpora um registo de armamento e desarmamento – e os alarmes técnicos ou de incêndio, que os gestores podem visualizar no painel e atuar em consequência de forma rápida. Adicionalmente, cada sala de aulas conta com um botão de chamada conectado à sala de professores, que se ativa em caso de emergência e aparece automaticamente no painel, indicando em que sala ocorreu o aviso. Para além disso, através de um protocolo KNX, todos os relógios do centro escolar estão sincronizados com um horário estabelecido para ativar a campainha de início ou final das aulas.

Finalmente, o sistema monitoriza o consumo de energia e o quadro elétrico. O painel recolhe também informação sobre a utilização de água e gás e converte-a em gráficos de consumo, que indicam quando se produz um maior ou menor gasto. Tudo isto permite que os gestores do centro escolar possam tomar melhores decisões e otimizar os consumos do edifício.

REVISTAS

VulcanoProfei, S.L.Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial