Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

App de ciência cidadã Generation Solar chega ao IOS

O Instalador18/09/2020

Lançada pelo projeto multinacional GRECO, que integra a Universidade de Évora, a app de ciência cidadã Generation Solar está agora disponível na App Store da Apple, depois de anteriores versões para website e Android.

Imagen

A aplicação digital, que pretende constituir-se como uma combinação única de informação para investigação científica, apoio a tecnologias de informação e envolvimento dos cidadãos num projeto de investigação, funciona como uma base de dados de instalações fotovoltaicas, que permite a troca de dados entre os proprietários destas instalações e que os dados recolhidos sejam utilizados em modelos científicos de análise a eficiência energética.

Através do desenvolvimento e disponibilização desta aplicação, o projeto GRECO pretende impulsionar a aceitação da energia solar entre os utilizadores e dinamizar esta comunidade, enquanto auxilia os investigadores a aumentarem o seu conhecimento em investigação na área fotovoltaica.

De acordo com Luís Fialho, investigador da Cátedra Energias Renováveis – Universidade de Évora (CER-UÉ), “os participantes beneficiam por participar numa comunidade que se pretende dinâmica, onde podem encontrar alguém com um sistema semelhante, podem comparar e explorar os sistemas fotovoltaicos existentes, contactar investigadores e participantes”.

Para Ana Belén Cristóbal (UPM - Universidad Politécnica de Madrid), coordenadora internacional do projeto GRECO, como o “uso de computadores não é o mais adequado para atividades de “lazer”, as Apps facilitarão a experiência do utilizador”, devendo contribuir para o aumento do número de participantes. Algo que é fundamental para que o número de instalações inscritas seja amplo o suficiente para que a base de dados possa ter impacto na investigação.

O GRECO é um projeto multinacional, apoiado pelo programa Horizonte 2020, da Comissão Europeia, com a subvenção nº 787289, que conta com a participação da CER-UÉ, entre 11 entidades de seis países, e que tem como principal objetivo promover a aplicação da Ciência Aberta e Investigação e Inovação Responsável (RRI, sigla em inglês) a um projeto de investigação no setor fotovoltaico.

Versão para IOS

Android

Website

Mais informação sobre o projeto GRECO aqui.

REVISTAS

SoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial