Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Energia limpa para Centros de Dados é a chave para um futuro conectado e sustentável

O Instalador29/09/2020

A Eaton propõe a integração de energias renováveis no centro de dados e elabora a lista de seis fatores para tornar uma instalação ininterrupta.

Imagen

Num mundo dominado pela digitalização e onde a informação está constantemente a ganhar proeminência, o setor dos centros de dados está em plena expansão e crescimento, e com ele, um aumento da procura de energia.

As instalações estão a consumir cada vez mais recursos para poder manter os níveis de conectividade exigidos pela era atual, uma tendência confirmada pelos próprios dados.

De acordo com o relatório anual Cisco Visual Networking Index, o tráfego IP global atingirá 4,8 Zettabytes até 2022, e de acordo com as estimativas da Cushman & Wakefield, cerca de 100 mil milhões de dólares foram adicionados ao valor do negócio dos centros de dados durante a última década. Em particular, o crescimento dos centros de dados modulares é significativo e, segundo um estudo, este sector crescerá a uma CAGR (taxa de crescimento anual composta) de 22,3% durante a próxima década.

No entanto, em paralelo com esta tendência encontramos uma que se tornou muito forte nos últimos anos: o caminho para a eficiência e sustentabilidade. Sem ir mais longe, um estudo recente, publicado pela Bloomberg, salienta que a estratégia da União Europeia a este respeito é transformar o setor dos centros de dados europeus de modo a torná-lo neutro em carbono até 2030.

Os 0,8% do gasto mundial de energia em 2019 vieram do consumo dos centros de dados, e as previsões indicam que este valor será mantido até 2022 graças às tendências na eficiência do hardware destas infraestruturas, de acordo com a IEA.

A Eaton, que atua na área da gestão de energia, salienta o problema da pegada de carbono gerada pelos centros de dados e propõe a integração de energias renováveis nos mesmos, como a direção a seguir para inverter esta tendência e construir um futuro mais sustentável.

Neste sentido, Javier Martínez, sales application engineer da Eaton, comenta que “a chegada das energias renováveis permite-nos aproveitar mais do que nunca a capacidade que os centros de dados têm tido durante anos, a de armazenar e gerir grandes quantidades de energia. A integração da energia renovável num centro de dados requer um controlo absoluto sobre ela; e a forma como a energia é gerida neste tipo de instalações é a capacidade que dá esse controlo”.

Armazenamento de energia para um centro de dados mais verde

Para alcançar este objetivo de sustentabilidade, é essencial investir numa instalação crítica, como uma ou várias UPS que assegurem a continuidade da produção no caso de uma contingência elétrica. Desta forma, os operadores destas instalações são dotados da capacidade de armazenar energia que pode ser utilizada a pedido para fornecer energia limpa e fiável, bem como uma fonte de energia de reserva.

Graças a este sistema, os operadores podem participar em programas de resposta à procura, vendendo energia de volta à rede e/ou maximizando o consumo de energia renovável produzida localmente para alimentar os edifícios. O sistema terá sempre um certo nível de armazenamento dedicado à sua missão principal, que é a de um fornecimento ininterrupto de energia, e a energia excedente pode ser utilizada como desejado.

“Estamos a falar aqui de sistemas modulares e escaláveis que crescerão e se adaptarão às instalações conforme as necessidades e não o contrário, podendo atingir potências de vários megawatts, bem como de vários megawatts-hora, com uma grande capacidade de armazenamento nestes ambientes”, explica o mesmo responsável.

Um estudo recente, publicado pela Bloomberg, salienta que a estratégia da União Europeia é transformar o setor dos centros de dados europeus de modo a torná-lo neutro em carbono até 2030

Otimização do investimento para reduzir a pegada de carbono

Se os centros de dados procuram explorar a energia limpa para eliminar essa pegada de carbono, o principal objectivo deve ser otimizar o investimento e concentrar-se em fornecer energia de alta qualidade, defende a Eaton, enumerando os seis pontos necessários para tornar uma instalação ininterrupta:

• Integrar a energia renovável no fornecimento normal de energia de uma instalação

• Armazenar energia de uma fonte renovável para utilização num período de pico de faturação, a fim de reduzir a procura de energia da rede elétrica comercial

• Participar em programas de resposta à procura, de acordo com os regulamentos locais de cada território

• Estudar a integração de estações de carregamento de veículos elétricos neste tipo de instalação

• Para poder devolver a energia restante à rede elétrica, se as condições forem cumpridas

• Para apoiar desconexões ocasionais da rede.

REVISTAS

Profei, S.L.VulcanoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial