Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

ERSE realiza estudo sobre literacia dos consumidores de energia

O Instalador22/10/2020

A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos realizou, através da consultora Qmetrics um estudo com o objetivo de avaliar o grau de literacia dos consumidores domésticos e empresariais relativamente ao mercado de energia.

Imagen

Esta análise constitui uma ferramenta essencial para alargar e ajustar a divulgação de informação sobre a atividade da ERSE aos diferentes públicos, incentivando o conhecimento e a participação ativa dos consumidores e da sociedade civil em geral na regulação.

O estudo, além de caracterizar o perfil socioeconómico dos consumidores particulares e empresariais, incide sobre temas como o mercado e as fontes de energia, o conhecimento de ferramentas de poupança, os direitos dos consumidores e medidas de promoção ambiental.

Algumas noções:

  • Mercado Livre: a existência de um mercado regulado e de um mercado liberalizado de eletricidade é conhecida por 64,4% dos consumidores particulares e por 80,5% dos consumidores empresariais.
  • Distinção de atividades e de empresas: a maioria dos consumidores tem dificuldades em distinguir produtores, distribuidores e comercializadores de eletricidade, não conseguindo igualmente identificar corretamente as empresas do grupo EDP, por áreas de atividade. (Recorde-se que a ERSE, em 2019 e 2020, emitiu duas instruções determinando a mudança de nome do comercializador de último recurso para SU Eletricidade e do concessionário da rede de distribuição para E-Redes.).
  • Conhecimento de simuladores: apenas uma pequena fatia de consumidores particulares (24,4%) e empresariais (28,3%) sabe da existência de simuladores de preços de energia.
  • Compreensão das faturas: no que toca às principais rubricas ou itens presentes na fatura da eletricidade, só 42,2% dos particulares e 54,8% sabem identificá-los.
  • Autoconsumo: 88,9% dos consumidores particulares e 90,9% dos empresariais têm conhecimento sobre a possibilidade de produzirem a energia que consomem.
  • Fontes de energia em Portugal: a maioria dos consumidores particulares (74,1%) e empresariais (74,4%) aponta as barragens, seguida da energia eólica (67,8%, dos particulares, e 63,9%, dos empresariais).
  • Eficiência energética: cerca de 45% das empresas entrevistadas afirmam que implementaram medidas de eficiência energética nos últimos 3 anos. A alteração de lâmpadas para LED a medida mais adotada (69,8%).

Para melhor compreender o nível global de literacia dos consumidores particulares e empresariais foi criado um índice de literacia, que varia entre 0 e 100 de acordo com o conhecimento dos consumidores sobre o setor energético.

O índice de literacia situa-se entre 42,8%, para os particulares, e 49,7%, para os empresariais. A amostra é constituída por 812 entrevistas telefónicas - 405 a consumidores particulares e 407 entrevistas a consumidores empresariais -, estratificada de acordo com a distribuição da população em Portugal.

Aceda ao estudo.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar CondicionadoSoliusSiga-nosProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial