Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Com este novo posicionamento a MOBI.E pretende promover a mobilidade elétrica e contribuir para um futuro mais sustentável

Até ao final do ano a MOBI.E vai contar com 1.400 postos de carregamento

O Instalador09/11/2020

MOBI.E apresentou, a 9 de novembro, o seu novo posicionamento no mercado nacional, num evento online.

Imagen

Cinco anos depois de ter sido criada com o objetivo de repor em funcionamento a rede piloto de postos de carregamento e atuar como Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica, a MOBI.E apresentou um novo posicionamento pensado para promover um mundo melhor e um futuro mais sustentável.

“Queremos ser o motor que dá vida ao ciclo da mobilidade e, com a nossa experiência e know-how, pretendemos dar vida a uma nova mobilidade, mais inovadora e contagiante. Queremos reforçar o nosso papel enquanto instrumento público do Estado para o desenvolvimento de uma mobilidade sustentável e atuar no mercado regulado enquanto Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica”, referiu Luís Barroso, Presidente da MOBI.E.
Com estes pressupostos, a MOBI.E tenciona contribuir para que se alcancem os objetivos definidos para a descarbonização no setor da mobilidade e transportes: o Roteiro para a Neutralidade Carbónica que define que o setor seja neutro em termos de emissões em 2050; e o Plano Nacional Energia e Clima 2030 que projeta como meta para o setor a redução de gases de efeito de estufa de 40% até 2030.
“A época que vivemos convida a refletir e a MOBI.E também tem de acompanhar este clima de mudança. Nasce um novo posicionamento pensado para ajudar o desígnio de querermos um mundo melhor, um futuro mais sustentável, dando um contributo sólido para ajudar a alcançar os objetivos definidos para a descarbonização”, acrescentou o responsável.
Desde o início da fase plena de mercado da mobilidade elétrica, a 1 de julho de 2020, a MOBI.E tem vindo a transferir gradualmente as competências para os agentes de mercado, numa altura em que a rede MOBI.E conta com a cobertura geográfica de 268 municípios com postos de carregamento e tem como objetivo alcançar a totalidade dos municípios até ao final deste ano.

Objetivos deste novo posicionamento

A MOBI.E, enquanto Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica, é um agente ativo para a consolidação do que se acredita ser o melhor modelo de mobilidade elétrica para os utilizadores e procura torná-lo numa referência ao nível externo. A título de exemplo, outros países começam a constatar as mais-valias da solução portuguesa e a analisar a forma de a importar, como é o caso da cidade de Hamburgo, na Alemanha, da Turquia ou mesmo do Reino Unido.
Imagen

Enquanto instrumento público para o desenvolvimento da mobilidade sustentável, a MOBI.E vai atuar em quatro domínios. A saber:

  • Promover a mobilidade elétrica como uma solução de futuro; concretizar as políticas públicas que o Governo defina para o desenvolvimento da mobilidade elétrica e a sua integração com outros modos;
  • Contribuir ativamente para acelerar o processo de transição para a mobilidade elétrica;
  • Monitorizar o desenvolvimento da rede MOBI.E, propondo ajustamentos que se entendam necessários para melhorar a sua eficiência e contribuindo para a sua implementação.

Nova assinatura

A mobilidade elétrica surge num clima de uma nova consciencialização ambiental em torno da transição para uma sociedade menos poluente, mais descarbonizada e mais saudável. E a MOBI.E tem um papel de sensibilização, disseminação do conhecimento, colaboração, ação e inspiração para o futuro da mobilidade.
Neste sentido surge a criação de uma nova assinatura sob o mote 'Damos Vida ao Futuro'. Tendo como ponto de partida a transformação da mobilidade, a nova assinatura assenta no movimento que dá vida ao futuro através de ligações que irradiam ondas de desenvolvimento e conhecimento, da transformação de energia em mais energia e numa vida mais sustentável.
A imagem gráfica apresenta uma nova paleta de cor que surge mais inspiradora. As cores da natureza e da inovação fundem-se para dar uma nova vitalidade à marca.

Assim, ao azul do céu é acrescentado o verde luminoso da clorofila que representa a energia vital dos pigmentos fotossintéticos. Na linha gráfica pretende-se transmitir a leveza do traço ao usar o branco com bastante predominância dando mais frescura e ritmo à marca.

A marca passa agora a ter mais movimento que é transmitido através das formas animadas que abrem espaço para a criatividade, surpreendendo os utilizadores com um novo olhar sobre a mobilidade elétrica.

MOBI.E em 2021

Os objetivos para 2021 passam pela consolidação do modelo da mobilidade elétrica. Existe ainda um grande desconhecimento sobre esta tecnologia, como funciona, quanto custa, qual o seu contributo para a descarbonização.

“Para o próximo ano, temos objetivos muito ambiciosos, além de concretizarmos investimento, vamos combater a desinformação e credibilizar o nosso modelo. Estamos a trabalhar num plano para dar a conhecer a MOBI.E e a rede MOBI.E, daí estarmos a apresentar este novo posicionamento e nova assinatura sob o mote 'Damos Vida ao Futuro'. Estamos também a trabalhar nas redes sociais da MOBI.E e no desenvolvimento de um novo site, assim como num conjunto de ações que permite dar a conhecer a mobilidade elétrica e o funcionamento da rede MOBI.E”, referiu Luís Barroso.

Recorde-se que a MOBI.E é uma empresa pública que, sendo um instrumento do Estado, vocacionado para o desenvolvimento da mobilidade elétrica em Portugal, por indicação da tutela, assegura também a gestão dos fluxos energéticos e financeiros resultantes das operações da rede de mobilidade elétrica.

A rede MOBI.E é composta por postos de carregamento para veículos elétricos, maioritariamente situados em espaços de acesso público.

A Rede MOBI.E em números

  • Rede MOBI.E com mais de 1.000 postos de carregamento
  • Objetivo de terminar o ano com 1.400 postos de carregamento
  • Mais de 2.000 pontos de carregamento (tomadas)
  • Cobertura de 268 municípios com postos de carregamento (inclui Regiões Autónomas)
  • Cobertura de mais de 85% de municípios com postos de carregamento
  • Objetivo de cobertura de todos os municípios com postos de carregamento até ao final de 2020
  • Nos primeiros 10 meses do ano foram registados quase 80 mil carregamentos
  • A utilização da rede MOBI.E já permitiu poupar 13 mil ton de CO2
  • Investimento da MOBI.E, em 2020, de cerca de 3 milhões de euros
  • 58 OPC (Operador de Posto de Carregamento) constituem a rede MOBI.E
  • 18 CEME (Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica) disponibilizam eletricidade na rede MOBI.E.

REVISTAS

SoliusProfei, S.L.Daikin - Ar CondicionadoSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial