Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

calhas articuladas da igus de rápida montagem, para guiar condutores que pesam toneladas

O Instalador20/11/2020
O sistema de calhas articuladas e-loop, confecionado e testado, aumenta a segurança e reduz o tempo de projeto e instalação.
A igus oferece o e-loop com conectores e cabos especiais como uma calha articulada confecionada testada e pronta a ser ligada. Fonte: igus GmbH...
A igus oferece o e-loop com conectores e cabos especiais como uma calha articulada confecionada testada e pronta a ser ligada. Fonte: igus GmbH.

Este sistema, que faz o guiamento dos cabos em segurança com um raio de curvatura definido e é muito resistente a choques e impactos, designa-se por 'e-loop'.

O sistema de calha articulada é especificamente concebido para aplicações suspensas, como por exemplo, as máquinas de perfuração nas quais já substitui, em vários locais do mundo, os condutores em laçada.

De modo a oferecer um sistema completo, pronto a ligar, a partir de um único fornecedor e que funciona com segurança, mesmo em cenários extremos de aplicação, como zonas de explosão, a igus oferece agora, estas calhas articuladas confecionadas com conectores e cabos especiais, como readychain, prontas a ligar e testadas.

De forma a guiar de forma segura e fiável os condutores em aplicações suspensas, a igus desenvolveu o e-loop, uma alternativa aos cabos em laçada. Isto porque os cabos em laçada causam inúmeros problemas, os cabos não têm guiamento, não têm um raio de curvatura definido, podem embater e raspar e, no pior dos cenários, romper.

Na manutenção ou reparação dos cabos em laçada, todo o sistema deve ser substituído, uma vez que os cabos são selados em conjunto. “Com o e-loop, desenvolvemos uma alternativa aos cabos em laçada. O sistema de calha articulada tridimensional combina as vantagens de uma calha articulada em polímero com as de um cabo de tração de elevada resistência. Dentro da calha articulada, o cabo de tração transfere a força de tração para o terminal de fixação. Isto significa que os cabos permanecem completamente sem tensão”, diz Tim Schneebeck, Gestor da indústria de petróleo & gás da igus GmbH.

O sistema de calhas articuladas modular e-loop, em polímeros de elevada performance, assegura um raio de curvatura definido dos condutores e suporta vibração e choques graças às proteções em PU.

Poupar tempo e custos na aquisição

O e-loop substitui, com sucesso, os cabos em laçada, especialmente em plataformas de perfuração de elevada profundidade. Mas o e-loop é também utilizado no fornecimento de potência, em terra ou em minas a céu aberto: "Já ganhámos muitos projetos. Os clientes pediam frequentemente um sistema completo de calha articulada, com os testes de acordo com VDE e IEC", diz Schneebeck.

“Para cabos elétricos de baixa tensão, por exemplo, em sistemas top drive, fomos capazes de fornecer um sistema de calha articulada confecionado readychain completamente testado com cabos elétricos chainflex logo desde o início. Temos agora os parceiros certos connosco para cabos de alta tensão e conectores especiais”, adianta Markus Hüffel, Gestor de Produto readychain & readycable da igus GmbH.

Todos os e-loops podem agora ser também fornecidos pela igus com cabos especiais e conectores especiais para alimentação em terra e zonas explosivas, como um sistema completo.

O sistema de calhas articuladas confecionado e testado pela igus com um Megger VLF Sinus 34kV. O sistema readychain poupa ao utilizador quase 90% do tempo de aquisição e 68% do tempo de montagem. Além disso, a igus oferece uma garantia até 36 meses, dependendo da configuração do e-loop.

A série e-loop agora também para aplicações fixas

Devido ao sucesso do sistema, a igus expandiu agora a série e-loop com uma versão com travessas a cada 2 elos.

A nova versão, de baixo peso e económica, foi especificamente desenvolvida para aplicações fixas, por exemplo no fornecimento de energia em terra, para o fornecimento de potência desde um mastro até a um contentor de potência.

O e-loop também está disponível com rolamentos incorporados e módulos para manipulação, para que possa ser facilmente deslocado de um local para o outro no pavimento das instalações de um cais.

Quando a máquina e o sistema chegam ao fim da sua vida útil e já não estão a ser utilizados, a igus recebe os sistemas e garante a reciclagem dos mesmos. Em contrapartida, o utilizador recebe um crédito baseado no peso líquido.

Poderá encontrar mais informações e vídeos dobre o e-loop aqui.

REVISTAS

VulcanoSiga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial