Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Encontro Internacional do Amianto e do Mesotelioma: conclusões

Jorge Cruz | Presidente do Congresso

Carmen Lima | Vice-Presidente do Congresso

27/11/2020
Em Portugal, ao longo de mais de 60 anos, três fábricas usaram amianto para a produção de uma diversidade de materiais em fibrocimento, que foram aplicados essencialmente no setor da construção civil.
Imagen
As boas características destas fibras aliadas às prioridades da época, entre as quais a proteção antifogo, rapidez de execução e baixos custos de construção, levaram a que tenham sido distribuídas por espaços tão diversos e com grande utilização.
Desde depósitos a condutas para o armazenamento e abastecimento de água, coberturas, divisórias ou revestimentos de fachadas, ou mesmo autoclismos e floreiras, o amianto foi usado um pouco por todo o território português, em edifícios públicos ou privados, utilizados para trabalho, lazer ou habitação.
Mas o uso do amianto não se ficou apenas pela incorporação no fibrocimento, outras aplicações foram dadas, e em muitas é possível encontrá-las no seu estado “friável”. Estima-se que a sua incorporação tenha sido utilizada em mais de 4.000 edifícios públicos, e que atualmente seja considerado um problema com uma dimensão real muito maior que as estatísticas disponíveis sobre este tema.
A atividade destas fábricas foi sendo limitada com as restrições impostas à utilização de amianto desde a década de 90, tendo vindo a ser proibida a utilização de qualquer tipo de fibra em 2005, devido aos comprovados efeitos cancerígenos.
No entanto a proibição não foi suficiente para travar os efeitos desta fibra carcinogénica, e para a combater é preciso conhecê-la e saber onde foi aplicada, identificar os materiais, os equipamentos e as infraestruturas que incorporaram estas fibras, analisar e monitorizar as situações e avaliar o risco, planear as suas intervenções, remover o amianto e encaminhá-lo para locais adequados
No entanto, esta abordagem não deverá ser feita com políticas alarmistas, mas pelo contrário, com rigor e seriedade. Para tal é preciso apostar nos elevados níveis de competência, conhecimento e formação.
Os malefícios são evidentes e está comprovada a relação entre a exposição a fibras de amianto e o efeito na saúde, uma vez que é responsável por provocar doenças graves, desde a asbestose, mesotelioma, cancro do pulmão, cancro do ovário, cancro da laringe ou cancro gastrointestinal, com uma diminuição acentuada da qualidade de vida das pessoas. Espera-se que nas próximas décadas ainda venham a surgir doenças provocadas pela exposição ao amianto, e que se venha a comprovar outras vias de contaminação, para além da inalação.

A biopersistência destas fibras, assim como o longo período de latência das doenças associadas ao amianto, veio a tornar-se um problema. Estima-se que até 2030 possam surgir cerca de 500 mil novos casos de doenças provocadas pelo amianto na Europa.

Uma aposta na informação e na resposta financeira adequada para sustentar as ações de identificação, diagnóstico e remoção dos materiais e equipamentos contendo amianto, quer através dos programas que têm vindo a ser apresentados, nomeadamente aos edifícios públicos e privados (usados como trabalho), mas também a infraestruturas e habitações, deverá ser uma prioridade futura.
A prevenção é a chave para conseguir controlar este problema, quer durante a exposição, através da identificação dos riscos e acompanhamento com o serviço da medicina do trabalho, quer ao nível do diagnóstico através da prescrição de exames de rastreio. O diagnóstico precoce permite atuar ao nível do tratamento eficaz e no prolongamento da vida do paciente, devolvendo-lhe a qualidade de vida que o “amianto” lhe retirou.
O futuro mostra-nos esperança, com a organização do setor do diagnóstico e da remoção, com os bons exemplos de outros países que apostam na revisão do VLE aplicado ao amianto, ou com os planos de identificação e apoio à remoção em vigor. Mas o presente limita-nos o encaminhamento do amianto, principalmente das placas em fibrocimento que estão atualmente a ser removidas dos edifícios, como por exemplo das coberturas das escolas sinalizadas. É preciso a colaboração de todos, neste caminho que será para todos.
Veja aqui a conferência:

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)SoliusProfei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosDaikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial