Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Setor eólico offshore poderá criar 50 mil empregos em Espanha e Portugal até 2030

Redação Induglobal

03/12/2020

Um novo estudo lançado pela EIT InnoEnergy mostra que Espanha e Portugal têm vantagens competitivas únicas e um enorme potencial para a região ibérica se tornar líder mundial de energia eólica offshore.

Imagen

O estudo, intitulado 'Iberia as a hub for technology development and industrial leadership in the field of floating wind offshore energy', foi encomendado à consultora independente Enzen e revela que o desenvolvimento desta indústria na Península Ibérica nas próximas duas décadas teria um impacto socioeconómico considerável, criando até 50 mil empregos altamente qualificados (dos quais 60% seriam diretos e os restantes indiretos) e um volume de negócios que poderia atingir 5.000 milhões de euros de volume de negócios anual até 2030, sendo mais de um terço do rendimento proveniente das exportações.

As previsões dos principais peritos internacionais no setor da energia sugerem que a descolagem global do vento flutuante ao largo da costa irá ocorrer durante esta década.

Este é um setor com enorme potencial e, no qual, os primeiros a posicionarem-se terão enormes vantagens competitivas e grandes possibilidades de liderar o mercado.

Por enquanto, as regiões mais relevantes são a Europa, América do Norte e Ásia (China, Japão e Coreia). No entanto, a partir da EIT InnoEnergy, conscientes das vantagens competitivas de Espanha e Portugal e conhecendo também muitos dos primeiros atores que já estão a promover projetos pioneiros nesta área, quiseram analisar o real potencial da Península Ibérica.

Segundo Mikel Lasa, CEO da EIT InnoEnergy Iberia, "os dados do estudo são muito reveladores e, portanto, já os transmitimos às instituições espanholas e portuguesas que partilham o nosso interesse no desenvolvimento deste promissor setor na Península. Numa altura tão complicada como a atual, o compromisso no eólico offshore é uma oportunidade única para impulsionar a economia e ajudar a tão necessária conversão industrial de Espanha e Portugal no âmbito da transformação energética".

De recordar que a EIT InnoEnergy tem uma grande vocação para promover projetos de inovação com parcerias público-privadas, tanto a nível nacional como regional.

De facto, o plano para promover a energia eólica marítima flutuante faz parte de uma estratégia mais ampla para apoiar e melhorar setores inovadores para os quais esta organização desenvolveu vários projetos que foram apresentados ao Plano de Recuperação para a Europa.

De acordo com as principais conclusões deste estudo, a Ibéria (Espanha e Portugal) encontra-se numa posição muito favorável para competir e posicionar-se como líder mundial em energia eólica marítima flutuante, uma vez que tem vantagens competitivas que não podem ser facilmente replicadas noutras regiões.

Por exemplo, tem a possibilidade de desenvolver um mercado interno em fases iniciais, especialmente em zonas insulares. Aí é possível testar e desenvolver a tecnologia e os modelos de negócio, a fim de estabelecer rapidamente uma indústria ibérica competitiva nos mercados estrangeiros.

Estima-se que, no cenário mais ambicioso, a Península Ibérica poderia ter 3GW de potência instalada em 2030 e 22 GW em 2050.

Além disso, dispõe de infraestruturas portuárias, estaleiros navais e capacidade de fabrico, que são absolutamente essenciais para o rápido desenvolvimento do setor.

Uma localização geográfica atraente ajuda a aceder tanto aos mercados europeus como aos mercados da América Oriental.

A Península Ibérica também tem fortes capacidades industriais e talento no setor eólico terrestre, construção naval e sistemas elétricos, que são agora fundamentais para o desenvolvimento desta nova indústria.

Finalmente, tem a sua própria tecnologia e empresários com projetos já em curso que se encontram na vanguarda internacional.

O estudo completo está disponível para download gratuito aqui.

REVISTAS

Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Vulcano

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial