Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

WATTer Skills aposta na requalificação na eficiência hídrica e cria duas novas profissões

O Instalador18/12/2020
A conferência final do projeto co-financiado pelo programa ERASMUS+, WATTer Skills – 'Eficiência Hídrica no setor da construção e reabilitação', organizada pela ADENE, colocou a água no centro do debate e obteve o consenso geral sobre a consolidação da valorização da eficiência hídrica e do nexus água-energia nos edifícios, e respetiva qualificação de perfis profissionais para a sua aplicabilidade no mercado português e europeu.
Imagen
Com uma mesa redonda composta por múltiplas entidades e stakeholders cruzando áreas complementares (Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) ou a Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais (ANQIP)), o evento realizado esta terça-feira foi enriquecido pela abordagem aos desafios enfrentados na sociedade atual na ótica de cada instituição. Além da apresentação das duas novas profissões em desenvolvimento e cujos referenciais são produto do projeto, assinalou ainda o término dos resultados deste projeto, como ponto de partida para a sua efetiva implementação no mercado, a assegurar a partir de 2021, e reforçou o compromisso de todos os representantes das entidades presentes na materialização do projeto cuja pertinência destacaram.

Nelson Lage, Presidente da ADENE, abriu a conferência, referindo-se ao WATTer Skills, liderado pela ADENE, como um dos “projetos mais ambiciosos” e que vai permitir dar “resposta às necessidades de atualização e qualificação de técnicos dos setores da construção, reabilitação urbana e redes prediais, contribuindo para que os edifícios apresentem uma maior eficiência Hídrica”.

Sobre a missão e atividades da ADENE, Nelson Lage relacionou o projeto com o posicionamento da ADENE afirmando que “o trabalho da ADENE, nas suas diversas áreas, pauta-se pela eficiência. Queremos ser atores na defesa das políticas verdes e amigas do Ambiente”, disse.
Na sua apresentação, Filipa Newton, Coordenadora de Novos Sistemas da ADENE, destacou a pertinência do projeto dedicado à eficiência hídrica, afirmando que “o WATTer Skills é um projeto muito importante para a ADENE e para o país. O Plano de Recuperação para a Europa vem aí, com 30% dos fundos reservados para a luta contra as alterações climáticas, a maior percentagem de sempre do orçamento europeu, tendo a eficiência hídrica um papel determinante neste objetivo e também na nossa adaptação e resiliência. É uma ótima oportunidade para olharmos para estes profissionais e melhorarmos a nossa capacidade de adaptação”.

Houve ainda oportunidade de destacar o AQUA+ (www.aquamais.pt), da ADENE, fortemente ligado ao projeto WATTer Skills e ferramenta indispensável para os objetivos de eficiência hídrica nacionais.

A apresentação dos resultados do projeto foi assegurada por Ana Poças, Gestora do projeto WATTer Skills na ADENE, que abordou os quatro relatórios e produtos intelectuais, incluindo a definição do esquema de formação para perfis comuns de qualificação a nível europeu, bem como os módulos de formação propostos, terminando com o agradecimento e apelo da continuação do “envolvimento dos Conselhos Consultivos e Grupos de Stakeholders nacionais” no seguimento e implementação do projeto a partir de 2021.

O passo que se segue será a assinatura de um memorando de entendimento entre as entidades da Parceria Estratégica WATTer Skills, parceiros no projeto, que cria as bases para a formação e mobilidade europeia dos dois novos perfis profissionais e implementação dos respetivos cursos de formação, bem como a sua inclusão nos Catálogos Nacionais de Qualificações.

Veja o vídeo da conferência:

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisSoliusSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial