Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
O cabo de fibra ótica com tecnologia de ponta que liga Portugal e a América Latina já chegou a Sines

Cabo submarino transatlântico da EllaLink já ancorou em Portugal

O Instalador06/01/2021
Sistema deverá ficar plenamente operacional no segundo trimestre de 2021, convertendo Portugal na nova porta de entrada para a Europa de um nível de conectividade internacional sem precedentes.
Imagen
A EllaLink anunciou, esta quarta-feira, que o seu sistema de cabos submarinos de baixa latência de última geração já ancorou em Sines, a partir de onde se estabelecerá a ligação à América Latina.

Com esta operação de investimento de 150 milhões de euros, apontada como uma das grandes apostas da Presidência Portuguesa da União Europeia, a EllaLink irá abrir um “corredor” para a transmissão de dados entre os dois continentes, fornecendo novas oportunidades ao mercado europeu.

Para além da primeira ligação direta de alta velocidade por cabo submarino entre a Europa e a América Latina, o sistema EllaLink inclui ainda diversas rotas terrestres que ligam Data Centers estratégicos em Lisboa, Madrid, Marselha, São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza em parceria com a Equinix e a Interxion.

Ao longo dos últimos decénios, o consumo de produtos digitais fez disparar a necessidade de conectividade entre países e continentes, da simples transmissão de voz até à transmissão em tempo real de vídeos em streaming, e todas as futuras aplicações que serão possíveis graças à implementação do 5G em todo o mundo.
Essas aplicações requerem menor latência, isto é, o menor espaço de tempo que a informação leva a passar na rede, desde os utilizadores até aos Data Centers e plataformas. As aplicações são tão sensíveis aos valores de latência que estes se tornaram um fator essencial para o mundo digital.
Ao criar a rota direta mais curta entre a Europa a América Latina, evitando a passagem por países terceiros, a EllaLink reduz a latência em 50% em comparação à atual infraestrutura, atingindo um valor real inferior a 60ms entre Portugal e o Brasil.
A tecnologia de ponta utilizada no sistema EllaLink garante acesso de elevada qualidade a serviços de telecomunicações e aplicações, através de uma conexão direta, de alta velocidade e com muito baixa latência. Isto será benéfico não apenas para todas as plataformas de telecomunicações, mas também para os serviços na Cloud, acesso a conteúdos, todos os tipos de negócios digitais e ainda a indústria de gaming.
Durante os primeiros meses de 2021, a EllaLink irá reforçar a sua rede para quer possa estar operacional até ao final do segundo trimestre. Estão previstas ligações à Ilha da Madeira e a Cabo Verde, mas também a Marselha, o que vai permitir uma conectividade ampliada com a África, Ásia e Médio Oriente. Estão já em vista outros potenciais pontos de ligação com Mauritânia, Marrocos, Guiana Francesa e Ilhas Canárias.

Philippe Dumont, CEO da EllaLink, refere que "é com grande orgulho que assistimos hoje à chegada do cabo a território português. Ao longo dos últimos dois anos temos trabalhado de forma muito próxima com diferentes entidades que possibilitaram, e desde logo apoiaram, a chegada do cabo e a instalação da EllaLink em Portugal. Esta ligação por cabo fortalece os laços criados e a EllaLink vai continuar a contribuir para o desenvolvimento internacional, impulsionando igualmente o local, através da transformação digital de empresas e organizações em Portugal".

Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização, salienta que "a chegada do cabo submarino de telecomunicações EllaLink inaugura uma nova era económica nesta região. A EllaLink não só nos trouxe um cabo submarino de telecomunicações direto entre a União Europeia e a América do Sul, importantíssimo no contexto global, como também a possibilidade de uma parceria mais ampla em que, juntos, vamos desenvolver um hub de estações de amarrações de cabos e centros de dados aqui em Sines. Graças a este esforço conjunto e com o importante apoio de outros parceiros, desde logo a Câmara Municipal de Sines, lançamos agora o Sines Tech – Innovation and Data Center Hub, que confere a Sines excelentes condições para acolher os grandes players internacionais de telecomunicações e da economia digital".

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)SoliusDaikin - Ar CondicionadoSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial