Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Dissipador de calor solar

Thermosite04/03/2021
Os dissipadores de calor solar são caixas de ventilação com permutador ar-água, que garantem que um sistema solar térmico não entra em sobreaquecimento.
Imagen

Sobreaquecimento

O equilíbrio térmico das instalações solares é dos elementos mais importantes para a durabilidade destes sistemas. O que fazer quando dimensionamos um sistema solar térmico para apoio à produção de águas quentes sanitárias (AQS) e apoio ao aquecimento ambiente durante o verão? Ou num sistema coletivo de um prédio para apoio às AQS, e antes das frações serem vendidas? Ou uma escola que num dos meses de maior disponibilidade solar está fechada?

Se por um destes motivos, ou outro, o sistema estiver sobredimensionado para as necessidades do verão, nessa altura, o sistema entra em estagnação, com temperaturas do sistema muito elevadas. Ainda que os elementos constituintes tenham obrigação de resistir às temperaturas atingidas, a sua durabilidade será necessariamente menor. A somar a isto ainda há eventuais custos suplementares, por perda de fluido, o que no limite pode inutilizar o sistema, com mais custos inerentes à paragem.

A solução pode ser um volume de água bem dimensionado, seja por termoacumuladores com volume numa proporção adequada à área de captação, seja pela existência de uma piscina, que permita a dissipação do calor na mesma. Não sendo um destes o caso, o mais sensato é a instalação de um dissipador de calor solar.

Como dimensionar um dissipador de calor solar

O dimensionamento do dissipador deve ter em conta a área de coletores, bem como a temperatura a que se vai dissipar o calor. Quanto mais alta a temperatura que o sistema atingir, menor o rendimento do mesmo.

Tendo em conta os rendimentos óticos (rendimento do sistema quando a temperatura do coletor é igual à temperatura ambiente, normalmente entre 70% e 80%) e os fatores de perdas (diretamente relacionados com o isolamento térmico do coletor, normalmente entre 3 e 5 W/m2K) médios dos coletores solares certificados podemos considerar alguns valores típicos.

Por exemplo, que um coletor a trabalhar para uma piscina, em que o fluido possa estar a 30ºC, consegue rendimentos de perto de 80%, o que corresponde no verão a cerca de 800 W por m2 de coletor solar. Enquanto que um sistema a trabalhar para atingir 90ºC, terá o seu rendimento a cair para cerca de 40%, correspondendo a 400 W por m2 do mesmo coletor solar.

Tendo por base estes valores típicos, será sensato considerar que o sistema de dissipação só entra em funcionamento quando o fluido atingir 90ºC ou 100ºC, e nesse caso o adequado é selecionar um dissipador de calor com um permutador de 400 W / m2 coletor, conforme indicado na fórmula (1).

PotênciaDissipador = 400 x Acoletor [W] (1)

É importante referir que nas tabelas de seleção dos dissipadores se deve analisar a potência para as temperaturas escolhidas no cálculo acima. Neste caso, 90°C.

O dimensionamento do dissipador deve ter em conta a área de coletores, bem como a temperatura a que se vai dissipar o calor. Quanto mais alta a temperatura que o sistema atingir, menor o rendimento do mesmo

Thermosite

A Thermosite é um produtor/distribuidor de equipamentos de AVAC, nomeadamente de equipamentos de ventilação. É distribuidor oficial de empresas de referência, como a GREE, a SIME e a RESIDEO (HONEYWELL HOME).

Tem três armazéns, em Lisboa, no Porto e em Algoz. Dos pontos importantes para a empresa é o apoio técnico no pré e no pós-venda que presta aos seus clientes, trabalhando com uma rede de mais de 20 técnicos por todo o país.

Gama ventilação THERMWAY

A Thermosite tem vindo a consolidar a sua presença no mercado português, com uma gama de ventilação cada vez mais completa, com a marca THERMWAY.

Entre estes equipamentos destacam-se os dissipadores de calor solar já referidos, as caixas de ventilação diretamente acopladas, os ventiladores de cobertura, os ventiladores in-line, as unidades de tratamento de ar e os recuperadores de calor.

Todas as fichas técnicas estão disponíveis em www.thermosite.com e para mais informações sobre os produtos, contactar info@thermosite.com ou (+351)962 657 443 (Luís Chedas).

foto

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.SoliusDaikin - Ar CondicionadoSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial