Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

2 mil milhões de lâmpadas recicladas na Europa

O Instalador15/02/2021
Dois mil milhões de lâmpadas usadas, o equivalente a 250 mil toneladas, já foram recicladas em toda a Europa.
Imagen

Este número, que constitui um marco na história da reciclagem destes equipamentos, resulta do esforço conjunto de 19 organizações de vários países que integram a associação europeia de recolha e reciclagem de lâmpadas e outros equipamentos elétricos de iluminação, a EucoLight, entre as quais está o Electrão - Associação de Gestão de Resíduos.

Atingir a reciclagem de dois mil milhões de lâmpadas - o equivalente a 140 vezes o peso do London Eye - só foi possível graças à crescente sensibilização dos cidadãos europeus que estão cada vez mais cientes da importância de reciclar lâmpadas e outros equipamentos elétricos fora de uso.

Segundo um estudo realizado pela EucoLight, em 2020, 88% dos cidadãos identifica o local correto para a deposição dos equipamentos elétricos usados, incluindo lâmpadas. Em Portugal é possível saber onde depositar lâmpadas e outros equipamentos recorrendo ao site www.ondereciclar.pt.

A EucoLight assinalou este feito numa sessão online que contou com a participação de membros do Parlamento Europeu e de representantes das principais empresas e instituições dedicadas à produção e reciclagem de lâmpadas e equipamentos eléctricos de iluminação.

O Diretor-Geral do Electrão,  Pedro Nazareth, foi um dos responsáveis das várias entidades gestoras europeias de lâmpadas usadas a deixar uma mensagem sobre as conquistas e os desafios na recolha e reciclagem.

Em cinco anos, entre 2015 e 2019, as empresas aderentes ao sistema do Electrão colocaram no mercado cerca de cinco mil toneladas de lâmpadas usadas. Neste período o Electrão assegurou a recolha de cerca de duas mil toneladas dessas lâmpadas, que foram encaminhadas para tratamento e valorização. Neste fluxo a taxa de reciclagem atingiu, em média, os 87 por cento nestes cinco anos.

"Taxa de recolha e reciclagem tem que aumentar para fazer face às metas nacionais e europeias"

“Estes números, que atingimos com a colaboração dos nossos parceiros, deixam-nos muito orgulhosos, mas a taxa de recolha e reciclagem tem que aumentar para fazer face às metas nacionais e europeias. Por essa razão vamos, por um lado, manter o investimento nas campanhas de comunicação e sensibilização. Por outro lado, pretendemos melhorar a rede de recolha, não apenas em quantidade, mas em qualidade de serviço para estarmos mais perto do cidadão e tornar a deposição mais conveniente”, garantiu Pedro Nazareth.

O Electrão, entidade gestora de embalagens e pilhas usadas, é responsável também pela gestão de 70 por cento de todos os equipamentos eléctricos usados em Portugal, nos quais está incluída a categoria de lâmpadas.

Desenvolve várias campanhas específicas para a recolha de lâmpadas em múltiplos locais, como escolas e quartéis de bombeiros, além de disponibilizar pontos de recolha instalados em grandes superfícies, de forma a facilitar a vida ao cidadão.

O Electrão dinamiza uma campanha especificamente dedicada a promover a entrega de lâmpadas usadas, de índole social, intitulada 'Pilhas e lâmpadas por Alimentos'.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoSiga-nosProfei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial