Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Bosch fornece ecossistema de software e hardware eletrónico

Desportos motorizados eletrificados: Bosch firma parceria de longo prazo na Fórmula E

O Instalador25/02/2021
Parceria em tecnologia e engenharia para carros de corrida elétricos.
Imagen

A Bosch Motorsport e a equipa de Fórmula E DRAGON/PENSKE AUTOSPORT estabeleceram uma parceria de longo prazo que combina tecnologia e engenharia para os carros de corrida desta equipa sediada em Los Angeles e no Reino Unido para o Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA.

No âmbito desta cooperação, a Bosch vai desenvolver um sistema eletrónico de gestão de veículos, especialmente adaptado aos requisitos do carro de Fórmula E, juntamente com os respetivos componentes de hardware e software necessários.

O núcleo do sistema é representado pela unidade central de controlo do veículo MS 50.4P (VCU). Além das funções motoras e gestão central de energia, o MS 50.4P controla também outras funções do veículo, como a recuperação de energia de travagem e o ecrã do cockpit do condutor.

“Com esta parceria, a Bosch reforça o seu posicionamento enquanto fornecedora líder de soluções de gestão do motor de força, tanto em eletromobilidade para veículos de produção como nos desportos motorizados eletrificados”, afirma Markus Heyn, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH.
Os planos incluem a implementação do inovador sistema de gestão de veículos em uma corrida, o acontecerá pela primeira vez na primavera de 2021.

Os preparativos já estão em andamento. A Bosch está também a planear desenvolver um motor de força elétrico completo para a 9ª temporada da Fórmula E.

Jay Penske, proprietário e chefe de equipa da DRAGON/PENSKE AUTOSPORT refere que “estamos muito entusiasmados por embarcar nesta parceria com a Bosch na Fórmula E. Somos gratos pelo apoio da engenharia da Bosch e de toda a administração global da Bosch. Através do nosso trabalho conjunto, forneceremos à Bosch uma plataforma para mostrar as suas capacidades enquanto desenvolve tecnologias específicas da Fórmula E, enquanto usaremos a possibilidade de contar histórias da equipa para ilustrar o papel que a Bosch está a desempenhar como líder na eletrificação da indústria de mobilidade. Esta parceria técnica de longo prazo marca um ponto de viragem significativo para a equipa, e estou ansioso para ver os frutos de nossa colaboração nesta temporada, quando apresentarmos, ainda este ano, o nosso novo pacote PENSKE AUTOSPORT”.

Imagen

Amplo pacote de tecnologia oferecido pela Bosch

O VCU central, disponibilizado pela Bosch, representa o coração da eletrónica veicular para os carros de corrida elétricos da equipa DRAGON/PENSKE AUTOSPORT.

A Bosch desenvolveu um feixe de cabos de veículos sob medida para conseguir oferecer uma integração perfeita dentro dos carros.

Além disso, a Bosch também apetrecha o carro de desenvolvimento da Equipa com um dispositivo de recolha de dados para melhorar as capacidades de pesquisa e teste.

Para adaptar de forma otimizada a nova eletrónica do veículo ao veículo em geral, a Bosch fornece a sua solução cloud RaceConnect LTE durante o desenvolvimento e o teste de condução, com vista a transferência de dados telemétricos e análise de dados. Isto fornece aos engenheiros da equipa de corrida todos os parâmetros e dados importantes sobre o veículo, motor de força e pneus, permitindo que sejam analisados e otimizados de forma rápida e eficiente.

Como os regulamentos da Fórmula E prescrevem o uso de muitos sistemas, o desempenho do sistema eletrónico contribui de forma decisiva para o sucesso das corridas.

“Ao otimizar o software de controlo, pretendemos sempre encontrar o equilíbrio certo entre a eficiência energética e os tempos das voltas em todas as condições de pista e corrida, a fim de explorar de forma otimizada todo o potencial do veículo. A ampla transferência de know-how e a experiência da Bosch entre aquilo que são os desenvolvimentos de produção em massa e as aplicações para a pista de corrida ajudam-nos nesse sentido”, afirma Klaus Böttcher, vice-presidente da Bosch Motorsport.

Além disso, com a função de gestão de energia de corrida do MS 50.4P, o desempenho da condução do veículo é adaptado dinamicamente para que o tempo de volta mais rápido possível possa ser alcançado com uma quantidade especifica de energia. A unidade de controlo central do veículo garante também taxas máximas de recuperação de energia na interação entre os freios elétricos e hidráulicos e adapta o motor de força e os freios às condições individuais da corrida, otimizando assim o feedback do veículo para o condutor.

Segundo Nicolas Mauduit, EVP e Diretor Técnico da DRAGON/PENSKE AUTOSPORT, “esta parceria com a Bosch está a disponibilizar recursos adicionais, ampliando a nossa capacidade de escalar a nossa engenharia, ao mesmo tempo que nos dá acesso à combinação entre a expertise de hardware e software da Bosch, e de forma a nos ajudar a competir com os maiores OEMs, no campeonato de automobilismo mais competitivo. Temos trabalhado arduamente em conjunto para começar com o pé direito esta temporada, e estou ansioso para ver os resultados dos nossos esforços quando o novo pacote PENSKE EV-5, suportado pelo ecossistema eletrónico e de hardware da Bosch, fizer a sua estreia esta primavera".

Saiba mais aqui.

REVISTAS

Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Vulcano

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial