Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
O sensor MEMS é um 4 em 1 que mede gases, humidade, temperatura e pressão barométrica

Bosch Sensortec lança sensor de gás com IA: um nariz digital para a qualidade do ar

Redação Induglobal02/03/2021
Melhor desempenho numa ampla gama de aplicações de deteção de gás equipadas com inteligência artificial (AI)
Fácil personalização para casos de uso específicos, como deteção de comida estragada, mau cheiro e incêndios florestais
Fácil personalização para casos de uso específicos, como deteção de comida estragada, mau cheiro e incêndios florestais.

Seja em casa, no escritório ou ao ar livre, precisamos ter a certeza de que o ar ao nosso redor é limpo e seguro para respirar - a Covid-19 veio, claramente, aumentar a importância dada à qualidade do ar.

Devido às partículas, gases e até vírus onipresentes e transportados pelo ar naquele que é o nosso ambiente de hoje em dia, a má qualidade do ar tem um impacto cada vez mais negativo na nossa saúde e bem-estar.

Para responder a essa crescente necessidade, a Bosch Sensortec apresenta o BME688, o primeiro sensor MEMS de qualidade do ar que combina deteção de gás, humidade, temperatura e pressão barométrica com a capacidade inovadora de inteligência artificial (IA); criando assim a mais pequena solução de medição da qualidade do ar quatro em um do mundo. Este dispositivo único permite que os clientes reduzam o custo total de propriedade, diminuam o tempo de desenvolvimento e simplifiquem o design.

O novo BME688 é ideal para as aplicações mais recentes e customizadas, como deteção de deterioração de alimentos e deteção oportuna de incêndios florestais, detetando os gases presentes e rastreando as mudanças de temperatura e humidade.
Os recursos de IA do sensor e a nova ferramenta de software BME AI-Studio da Bosch Sensortec tornam mais fácil para os clientes desenvolverem rapidamente soluções personalizadas para os seus casos de uso específicos. Para reduzir ainda mais o tempo de lançamento no mercado, a Bosch Sensortec oferece também um kit de desenvolvimento compatível com Adafruit.
Construído na comprovada e testada plataforma BME680 da Bosch Sensortec, o BME688 apresenta um sensor de gás atualizado, que permite uma extensa área de medição e disponibiliza sofisticados recursos de IA. Agora, o sensor de gás deteta a presença de vários gases, incluindo compostos orgânicos voláteis (VOCs), compostos de enxofre voláteis (VSCs) e outros tipos de gases, como monóxido de carbono e hidrogénio, na faixa de partes por bilião (ppb).
“O BME688 combina fiáveis sensores de alta precisão com deteção de diversos gases e recursos inovadores de IA num único pacote”, explica Stefan Finkbeiner, CEO da Bosch Sensortec. “Isto permite que os nossos clientes desenvolvam rapidamente a próxima geração de aplicações projetadas para melhorar o bem-estar, a qualidade de vida e a sustentabilidade”, acrescenta.
Por exemplo, um cliente pode querer desenvolver um produto baseado num sensor que possa detetar alimentos estragados, algo que seria indicado pelos VSCs produzidos pelas bactérias nos alimentos. Da mesma forma, o mau hálito ou o odor corporal podem ser detetados com base nos VSCs que estes produzem.
O novo BME688 é ideal para as aplicações mais recentes e customizadas
O novo BME688 é ideal para as aplicações mais recentes e customizadas.
A abordagem ideal passa por recolher dados indicativos da vida real diretamente no local. Por exemplo, a partir da amostragem de gases nas proximidades de alimentos frescos e em decomposição, para assim criar diferentes modelos de combinação para os VSCs presentes na amostra de ar fornecida. O BME688 é capaz, por padrão, da deteção muito precisa de VSCs, e o BME AI-Studio permite que seja otimizado para outras misturas de gases e aplicações.
Ao recolher a amostra de gases no local em vez de o fazer em laboratório, os algoritmos derivados que são utilizados pelos novos dispositivos de deteção são muito mais fiáveis na avaliação das condições reais. Em conjunto com os dados do gás, o BME688 mede simultaneamente a humidade, a pressão barométrica e a temperatura como entradas de dados suplementares para uma modelagem IA completa.

Na aplicação exemplificativa, o cliente categoriza essa massa de dados e, em seguida, aplica-a no desenvolvimento do seu modelo de IA no BME AI-Studio, essencialmente instruindo o BME688 para reconhecer os sinais indicadores de crescimento bacteriano nos alimentos. Uma vez que o sensor é instruído nesse sentido, o código IA final é executado num microcontrolador do sistema no produto final do cliente. Geralmente, este código IA é leve e será executado com bastante facilidade no microcontrolador existente que lida com o controlo do sistema e com as tarefas de gestão.

O BME688 foi desenvolvido para aplicações móveis e conectadas nas quais o tamanho e o baixo consumo de energia desempenham um papel crítico. O sensor está alojado num pacote compacto, medindo apenas 3,0 x 3,0 x 0,9 mm3. O consumo de corrente pode ser configurado entre 2,1 µA e 11 mA dependendo das taxas de dados e funções necessárias e pode ser otimizado usando o BME AI-Studio.
O BME688 já se encontra disponível.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial