Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Mercado luso está na rota internacional da marca

Dedalo.Tech quer escalar revolução nas alturas à construção e engenharia portuguesas

Redação Induglobal03/03/2021
Sistemas inovadores de andaimes e estruturas metálicas criados por empresa italiana permitem (des)montagens que, em alguns casos, chegam a ser oito vezes mais rápidas e rentáveis.
Imagen

O criador que a mitologia grega imortalizou como arquiteto do labirinto que aprisionou o Minotauro tem, na atualidade, uma personificação mais terrena e que está a subir ao Olimpo da construção em altura. Chama-se Dedalo.Tech, e, contrariamente ao que reza a história antiga, a sua missão é - desta feita - facilitar a entrada e a saída dos céus. Com andaimes e estruturas metálicas que permitem (des)montagens que, em alguns casos, chegam a ser oito vezes mais rápidas e… rentáveis.

Como? Com grande incorporação de tecnologia, engenharia e design em sistemas inovadores que usam segmentos mais pequenos, versáteis, leves e fáceis de transportar, logo, com ganhos de tempo de trabalho, produtividade e segurança.
Não, os andaimes não são todos iguais. Há uns que são mais iguais do que outros. E esse é o caso das soluções da Dedalo.Tech, uma empresa italiana nascida e criada no seio de uma companhia de referência (a Euroedile) que atua no setor da construção ao nível europeu e que é especializada no fornecimento de soluções para empreitadas exigentes.
Para (cor)responder aos desafios mais atuais da construção, engenharia e manutenção industrial em altura, dos mais complexos aos mais simples, e ao encontro das necessidades e dos requisitos específicos de muitos projetos, a Dedalo.Tech está a destacar-se pela diferença dos produtos criados de série, mas igualmente nos mais personalizados, que dão respostas feitas à medida de cada desafio.
“A construção, a engenharia e a manutenção industrial portuguesas são setores muito importantes para a economia do país e são conhecidos, inclusive internacionalmente, os seus padrões de qualidade. Portugal, que vive uma curva ascendente ao nível da reabilitação urbana, está na rota da internacionalização dos nossos sistemas, que sabemos poderem fazer a diferença em muitas empreitadas, inclusive de obras públicas”, sublinha João Fernando Saddock, Marketing Manager da Dedalo.Tech.

U-Fast consegue economizar mais de metade do tempo

Uma das principais soluções da Dedalo.Tech, e de grande impacto, é a viga U-Fast (seis comprimentos possíveis, de um até seis metros). Fabricada em alumínio (EN AW 6082 T6), é leve, versátil e reversível, o que a torna adequada para a construção de andaimes suspensos (onde o fator peso é crítico).

É um produto ímpar no segmento devido à sua compatibilidade (em cinco configurações de série possíveis) com todo o tipo de tabuleiros, quer os que assentam nos perfis em U quer os tubulares, devido à junta deslocada.
Completa, a linha U-Fast dispõe de acabamentos distintivos e com uma grande multiplicidade de variações, englobando acessórios para integrações e geometrias especiais. Do conjunto faz parte uma trave de 25 cm que é vista no setor como “uma verdadeira revolução”, enfatiza João Fernando Saddock, porque mais leve e muito mais fácil de transportar e instalar. Daí ser um recurso de eleição para andaimes suspensos em pontes e viadutos, permitindo uma economia imediata de pelo menos 50% nesta tipologia de instalações.

Os parafusos não se medem às polegadas...

No mundo dos andaimes, os pormenores podem fazer toda a diferença. E, no catálogo de recursos técnicos da Dedalo.Tech, os pequenos detalhes conseguem ser gigantes. Porque a funcionalidade tem como melhores aliados a fiabilidade, a segurança e a eficiência.

O parafuso U-SPIN é exemplo disso mesmo, além de ser o elemento de ligação dos módulos do catálogo da marca, cujo travão automático possibilita ganhar cerca de 80 por cento de tempo de instalação na execução da tarefa.

Imagen

U-Launch

No sentido de multiplicar a eficácia e o alcance do sistema U-Fast, e, igualmente, da U-Fast X, a Dedalo.Tech desenvolveu a guia de instalação U-Launch. Trata-se de uma solução que facilita o acoplamento de vigas em andaimes suspensos, importante principalmente em construção de pontes e tabuleiros – até porque evita à obra em questão ter de utilizar meios de apoio na montagem e de interromper o trânsito.

A U-Launch ajuda a garantir não apenas a eficiência no processo de montagem, mas, adicionalmente, a segurança dos instaladores de andaimes, pois a tarefa fica menos cansativa. O sistema permite que as vigas - sobre as quais assenta o piso de trabalho - avancem módulo após módulo antes do montador, poupado assim ao peso deles graças a guinchos elétricos.

O recurso mitiga, assim, alguns dos riscos associados ao avanço deste tipo de estrutura e soma rapidez (reduz os tempos de trabalho em pelo menos 20%) a mais uma etapa construtiva.

Chimera: o andaime em forma de reboque

Mas a tecnologia de ponta da Dedalo.Tec não se fica por aqui. Os argumentos técnicos da marca elevam-se a outro patamar através do sistema (revolucionário) Chimera: um reboque de alta capacidade (de acordo com os ditames da Diretiva 2006/42/CE), que pode ser deslocado por qualquer meio de veículo de construção.

Traduz, na sua essência, uma espécie de vagão, que, uma vez mais, maximiza a produtividade e evita a clássica desmontagem e posterior remontagem de andaimes. Sobretudo em contextos muito especiais, como a edificação e/ou manutenção de pontes, viadutos, túneis, muros de contenção e, igualmente, na manutenção de aeronaves.

Esta inovação permite economizar até 10 dias de trabalhos para um quilómetro de empreitada num túnel, por exemplo, quando comparada com uma instalação fixa. E, segundo cálculos feitos, pode reduzir a extensão dos projetos em até 30 por cento.

O Chimera garante igualmente a máxima segurança aos trabalhadores devido a um sistema especial de controle anti-queda. Para além de tudo isto, o Chimera é capaz de acomodar qualquer tipo de andaime e integra um sistema de autonivelamento sofisticado, que permite manter a superfície de trabalho perfeitamente horizontal, mesmo em caso de estradas, desníveis longitudinais e transversais com até 10% de inclinação.

Tal como a cultura grega antiga nos deu a Quimera (uma entidade híbrida combinada com as partes – e forças – identitárias de várias existências), a engenharia da Dedalo.Tech transfere para o domínio da construção em altura a união entre a necessidade prática de 'resolução de problemas' e a constante experimentação de protótipos, afinados com as competências adquiridas e ajustados às especificidades de cada projeto.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosProfei, S.L.Daikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial