Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

APIRAC reforçou as suas propostas para o PRR com mais contributos

Nuno Roque | Secretário-Geral da APIRAC19/04/2021

A APIRAC saúda a realização do processo de consulta pública relativo ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), para o qual contribuiu de forma espontânea com submissão de propostas em devido tempo ao Governo português.

Nuno Roque
Nuno Roque.

As propostas do Setor procuram apoiar uma melhor planificação e aproveitamento das verbas a alocar a Portugal, defendendo o bom investimento e protegendo a qualidade no cliente final, no que às competências técnicas e humanas o Setor tem para disponibilizar para o cumprimento do interesse nacional em matérias relacionadas sobretudo com a eficiência energética e a descarbonização da sociedade.

No dia 4 de março, o ministro do Ambiente e da Ação Climática procedeu à apresentação genérica dos seus objetivos, reformas, investimentos previstos e recolha de novos contributos para o seu aprofundamento. Nessa sessão, tivemos oportunidade de registar o bom acolhimento às propostas da APIRAC.

O PRR não deve ser visto apenas como uma medida para amortecer o impacto da pandemia, mas para redirecionar e reforçar a economia. Temas como pobreza energética, eficiência energética e descarbonização são centrais nas preocupações transmitidas, pelo que na qualidade de stakeholder e em reposta ao desafio lançado aos participantes, a APIRAC decidiu apresentar novos contributos.

Quando falamos de pobreza energética, no European Domestic Energy Poverty Index, Portugal encontra-se em 25º lugar, num ranking total de 28 países. Apenas Eslováquia, Hungria e Bulgária têm performances piores do que Portugal.

Apesar de Portugal ser considerado um país temperado e comparativamente quente com a restante Europa, Portugal é dos países onde as mortes mais aumentam no inverno e com maior variação sazonal no número de óbitos.

Uma das comparações mais recentes foi publicada em 2016 no 'Journal of Public Health', com base nas estatísticas entre 1980 e 2013. Num ranking do excesso de mortalidade no inverno em 30 países europeus, Portugal surge em segundo lugar, atrás de Malta, com um acréscimo médio de 28% nas mortes ocorridas entre dezembro e março face às que têm lugar nos meses mais quentes.

Quando falamos de pobreza energética, no European Domestic Energy Poverty Index, Portugal encontra-se em 25º lugar num ranking total de 28 países. Apenas Eslováquia, Hungria e Bulgária têm performances piores do que Portugal

Nesse particular, o apoio ao investimento deve assegurar não só a reabilitação, mas também a utilização de soluções que assegurem menor custo de utilização, protegendo assim a sustentabilidade para o próprio utilizador, especialmente quando referimos o combate à pobreza energética através de 100.000 de 'vales de eficiência'. Neste particular, considerando o parque edificado, os 100.000 vales apenas traduzirão um incremento de 3% a nível nacional.

Por outro lado, segundo o Eurostat, Portugal tem uma das eletricidades mais caras da União Europeia.

Outras considerações importantes:

  • Não se encontram referências à QAI, nomeadamente quanto aos sistemas de ventilação, que são manifestamente baixos, e em alguns casos, inexistentes.
  • Na formação profissional, a necessidade de valorizar o reforço de competências específicas de profissionais e empresas envolvidos no processo.
  • O nosso Setor deve ser incluído na Indústria 4.0, por forma a ser apoiada na modernização das ferramentas e equipamentos de análise, contribuindo para a melhoria da qualidade das instalações técnicas especiais.

Neste trabalho a APIRAC envolveu diversas Comissões de Empresas que com os seus contributos alicerçaram a proposta associativa.

Tal resulta da natureza e caraterização da APIRAC enquanto associação representativa de toda a cadeia de valor do setor da Refrigeração e da Climatização, que congrega verticalmente, a nível nacional, numa única associação, simultaneamente, 525 empresas de todos os segmentos de mercado relacionados com a energia térmica e atividades conexas, incluindo o fabrico, importação, representação, distribuição, serviços de instalação, assistência técnica e manutenção, gestão técnica e controlo ambiental em edifícios, bem como alguma atividade de retalho, que constituem uma frente de serviços essenciais à comunidade, sem a qual estas colapsariam.

REVISTAS

Siga-nosProfei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Solius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial