Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Ajustes de cargas elevadas com as novas porcas em polímero isentas de lubrificação da igus

25/03/2021
Porca dryspin resistente ao desgaste para aplicações exigentes, substituição económica de sistemas de fusos de esferas.
A nova porca dryspin para cargas exigentes é económica, isenta de lubrificação...

A nova porca dryspin para cargas exigentes é económica, isenta de lubrificação, fabricada por injeção e em combinação com a placa de aço inoxidável pode aguentar cargas até 6 MPa. (Fonte: igus GmbH).

Plástico e cargas elevadas? Desta vez, a igus prova que a combinação funciona com um novo desenho de porca. A porca dryspin JGRM, injetada em polímero é uma alternativa económica às porcas de fuso de esferas. O novo desenho isento de lubrificação e resistente ao desgaste permite movimentar cargas elevadas. Para aplicações com cargas axiais elevadas, a nova porca está também disponível com uma placa de aço inoxidável na “versão para cargas exigentes”.

Seja em máquinas de construção, atuadores ou seguidores solares, os fusos devem ser capazes de deslocar cargas elevadas com segurança e durabilidade numa vasta variedade de aplicações. A igus desenvolveu agora uma nova porca precisamente para estas aplicações. “A nova série JGRM é uma alternativa robusta às porcas de fusos de esferas”, diz Thorben Hendricks, Gerente da Divisão de Tecnologia de fusos da igus GmbH.

“O novo modelo de porca distribui as cargas radiais e axiais de tal forma, que podemos absorver forças maiores em comparação com as porcas com flange convencionais.” Este modelo baseia-se nos tamanhos e passos de ligação dos fusos de esferas e, como tal, pode ser facilmente substituído. A porca oferece uma variedade de métodos de instalação: pode ser aparafusadas ou instaladas diretamente no furo. Instalação fácil devido à geometria da porca e aos quatro furos para parafusos de cabeça cilíndrica M6. A porca é fabricada por injeção na fábrica da igus em Colónia, tornando-a um componente económico e leve. Comparativamente aos sistemas de fusos de esferas, as porcas em polímero têm um custo consideravelmente menor. Devido à utilização de polímeros de elevada performance iglidur J, a porca tem um coeficiente de atrito muito baixo. As roscas com um perfil arredondado e a ausência de esferas permitem um funcionamento suave da porca. Além disso, devido à utilização de lubrificações sólidos, as porcas não precisam de lubrificação externa que seriam libertados para o ambiente. Estamos a oferecer aos clientes uma solução isenta de manutenção que é resistente ao pó e à sujidade", diz Hendricks.

Versão para aplicações exigentes para maior segurança com cargas axiais elevadas

Para aplicações com cargas axiais elevadas, a igus também desenvolveu a porca JGRM na versão para cargas exigentes, com uma placa de aço inoxidável. A dimensão do componente permanece igual.

A placa de aço inoxidável é montada na porca e aumenta a resistência à compressão das forças aplicadas. As cabeças dos parafusos já não ficam em contacto com o polímero. Os testes realizados no laboratório de testes interno da igus, com 3.800 metros quadrados, mostraram que a versão para cargas exigentes pode absorver até 6 MPa e suportar 50 % mais carga do que uma porca de rosca com flange de plástico comparável.

A nova porca está disponível para diferentes tipos de rosca com um diâmetro de 14 a 20 milímetros. Atinge a sua maior eficiência com o fuso dryspin assimétrico da igus.

Aprenda mais sobre a tecnologia de fusos dryspin no vídeo:

REVISTAS

Siga-nosProfei, S.L.Daikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisSolius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial