Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Grupo Montalva-Izidoro torna-se mais sustentável com produção de energia limpa

Redação Induglobal06/04/2021

O grupo Montalva/Izidoro acaba de dotar quatro das suas unidades industriais com Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC) através da instalação de painéis solares fotovoltaicos.

Montijo
Montijo.

As instalações localizadas no Montijo, Torres Novas, Milharado e Santarém beneficiaram de um investimento de cerca de três milhões de euros para a instalação de unidades de produção de energia renovável para autoconsumo (UPAC), fruto da parceria a 15 anos estabelecida com a Helexia, que assume o papel de parceiro e promotor deste projeto.

Esta implementação vai permitir uma potência instalada nas várias centrais de 3,5 MWp e uma produção anual de 5,4 GWh. Uma redução das emissões de 2.400 toneladas de CO2 por ano, sendo a energia produzida o equivalente ao abastecimento médio de 1.200 lares por ano - o que equivale, precisamente, ao número de lares dos colaboradores do Grupo.

A energia será limpa, produzida através de fontes renováveis, e permitirá também uma significativa redução da pegada carbónica. A Profit Energy foi a entidade responsável pelo codesenvolvimento da parte técnica e comercial do projeto.

O grupo Montalva é uma empresa 100% portuguesa, com mais de 100 anos de história. Conhece e controla desde a sua origem todas as matérias-primas, que também são, preferencialmente, portuguesas, algo que os distingue no setor agroalimentar.

O grupo Montalva é referência nacional na produção de produtos para outras marcas da distribuição, exporta para mais de 30 países em diferentes continentes (África, Ásia e Europa).

A eletricidade tem um peso muito relevante tendo em consideração a tipologia da atividade agroalimentar, nas mais diversas etapas de operação do grupo.

Por exemplo, no contexto meramente produtivo, as unidades industriais operam maioritariamente entre 0º e 5º (inclusive em algumas etapas em regime de frio negativo), levando a uma necessidade de refrigeração constante com forte impacto nos custos energéticos associados.

Segundo Luís Rodrigues, CEO do grupo Montalva, “a preocupação do grupo Montalva/Izidoro com o meio ambiente e a sustentabilidade é uma prioridade, pelo que a decisão de avançar com a produção de energia renovável nas Unidades Industriais do Montijo, Torres Novas, Milharado e Santarém, foi uma decisão lógica e natural. A utilização de energia renovável é um importante passo no caminho sustentável que a empresa está a trilhar e toca vários eixos do ciclo de vida do nosso portfolio de produtos. A energia é um fator essencial para qualquer negócio, sendo uma das preocupações do grupo sensibilizar colaboradores e clientes de como é possível combinar economia e ecologia para tornar os negócios mais competitivos e, ao mesmo tempo, contribuir para um planeta mais saudável”.

Torres Novas
Torres Novas.

Para Luís Pinho, CEO da Helexia, “o sucesso deste projeto é resultado do alinhamento das duas empresas com a sustentabilidade ecológica e económica. Esta aposta do grupo Montalva confirma e reforça os seus valores, satisfazendo e valorizando os seus clientes mantendo o seu compromisso de responsabilidade social e ambiental, continuando a sua missão de inovação e qualidade. A transição energética é a razão de ser da Helexia e é com enorme satisfação que estabelecemos esta parceria forte e duradoura com o grupo Montalva, parceria que irá reduzir a pegada ecológica do grupo, mas, imprimindo uma pegada de liderança e impacto positivo no setor e para a indústria em geral em Portugal”.

Recorde-se que a Helexia é um operador de soluções de sustentabilidade energética, produção e gestão de energia (solar) e mobilidade elétrica.

Com um modelo de negócio que a coloca ao lado do cliente, está presente em toda a cadeia de valor dos projetos desde o desenvolvimento até à operação e manutenção, e aporta toda a capacidade técnica, legal, construção e financiamento.

A aposta das empresas em autoconsumo local, permite uma poupança significativa na fatura de energia em simultâneo com ganhos ambientais, são menos emissões de CO2, menos utilização de combustíveis fósseis e menos perdas no transporte de eletricidade.

A vantagem de ter um parceiro como a Helexia é o descanso de ter um projeto desenvolvido chave-na-mão, que inclui o investimento, permitindo a uma empresa manter a capacidade de investimento na sua atividade core.

REVISTAS

VulcanoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosProfei, S.L.Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial