Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

INEGI participa em projeto europeu para integrar materiais compósitos em estruturas de energia renovável offshore

12/04/2021
O INEGI é o parceiro português de um novo projeto europeu dedicado ao desenvolvimento de novas soluções materiais para as estruturas e principais componentes de grandes plataformas offshore de energia eólica e marés.
Imagen

Rui Mendes, responsável pelo projeto no INEGI, conta que a aposta do consórcio assenta "na integração de soluções de materiais poliméricos reforçados com fibras e soluções híbridas, principalmente ao nível das conexões, de modo a ajudar as empresas que detém estes ativos offshore a superar os maiores problemas caraterísticos deste tipo de estruturas, nomeadamente aqueles associados à corrosão e fadiga”.

As estruturas offshore são tipicamente feitas de aço, que é muito vulnerável ao ambiente agressivo do mar aberto, o que resulta num grande impacto nos custos de manutenção das instalações. Os problemas ligados à corrosão, por exemplo, representam cerca de 60% dos custos de manutenção offshore.
Além do custo, os problemas associados à degradação reduzem ainda a vida útil dos ativos. Mesmo quando são considerados em fase de projeto, implicam um aumento dos custos de construção.

Neste contexto, explica Rui Mendes, "possibilitar o uso extensivo de materiais à base de FRP (polímeros reforçados com fibras), vai traduzir-se numa redução do custo de manutenção e, portanto, também numa redução do custo total da geração de energia offshore”.

O INEGI irá contribuir com o seu extenso know-how na área dos materiais compósitos, nomeadamente na avaliação e seleção de materiais, otimização de processos de produção de compósitos, em simulação e em laboratório, e produção de protótipos.

Paralelamente, a equipa de especialistas do Instituto vai ainda avaliar e desenvolver técnicas de união avançadas para materiais reforçados com fibras.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisVulcanoProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial