Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

A importância dos filtros na qualidade do ar interior

António Sampaio | Diretor Técnico e Comercial do Dep. AVAC do Grupo Contimetra/Sistimetra06/05/2021

Contexto

Aproveitando esta nova oportunidade em partilhar alguns dos meus conhecimentos no âmbito da temática sobre o QAI, venho expor no texto abaixo a mais recente evolução – com quatro anos a esta parte – sobre a classificação dos filtros finos dos sistemas de ventilação forçados, habitualmente inseridos nas UTA’s e UTAN’s.

Introdução

Tendo em linha de conta que o nosso sistema respiratório está adequado para nos proteger da maior parte dos poluentes atmosféricos 'naturais', a evolução humana originou muitos e novos elementos poluentes que podem afetar gravemente a nossa saúde. A concentração da atividade humana em grandes cidades e o desenvolvimento industrial 'descontrolado' das últimas décadas originou grandes massas de ar com níveis de dióxido de azoto (1) entre vários outros aerossóis considerados perigosos para a nosso sistema respiratório, tendo sido objeto de análise mais cuidada por parte de organismos internacionais credíveis em especial a ASHRAE, REHVA, CEN, ISO e a Eurovent.

Estes organismos têm desempenhado um papel importante no estabelecimento de normas e regulamentos que a indústria do AVAC tem assimilado e considerado na sua estratégia produtiva.

No capítulo de filtragem de ar nos sistemas forçados de ventilação, na área de conforto, está já em vigor desde meados de 2018 uma nova abordagem quanto à classificação da eficiência de retenção de partículas dos módulos filtrantes do ar que respiramos – integrados habitualmente nas UTA’s e UTAN’s.

A nova norma ISO16890 com base em análise fracionada quanto à eficiência de retenção de partículas nos tamanhos 1 µm / 2,5 µm / 10 µm (µm = micrómetro) veio tomar o lugar da antiga norma EN779 – classificação habitual em G’s, M’s e F’s.

Esta transferência iniciou-se em 2016/dezembro e tornou-se efetiva como única classificação a partir de 2018/julho.

A recomendação atual, ainda em discussão, quanto à filtragem do ar exterior tem por base os requisitos quanto à qualidade de ar pretendidos no interior, na tabela abaixo encontra um resumo dessas mesmas recomendações:

Imagen

Âmbito: EN16798-Part 3

Nestas situações é recomendado considerar duas etapas de filtragem:

Ex.: ODA 2 e SUP 2:

  • 1ª etapa de filtragem: ePM10 50%
  • 2ª etapa de filtragem: ePM1 60%
Imagen

O nosso conselho:

  • Ouvir a opinião dos profissionais envolvidos na consultoria e projetos do AVAC, de reconhecido mérito.
  • Conheça o portfólio completo das soluções de filtragem do ar disponível no nosso website: https://www.contimetra.com.

(1) - Sugestão: ver Portal do Estado de Ambiente (READ)

REVISTAS

VulcanoProfei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial