Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
O objetivo é acelerar a transição energética, a fim de garantir a sustentabilidade e resiliência ao longo do ciclo de vida dos edifícios europeus

Matrycs: o projeto que digitaliza os serviços de energia e melhora a eficiência energética dos edifícios

Redação Induglobal27/04/2021
Com uma verba de cerca de 4,5 milhões de euros, o projeto europeu Matrycs ambiciona estabelecer as melhores práticas para a digitalização do setor energético e testar ferramentas inovadoras em 11 projetos pilotos de diferentes países da União Europeia.
Imagen

A Coopérnico - cooperativa portuguesa de energias renováveis é a coordenadora do Matrycs em Portugal, um projeto da União Europeia financiado pelo Horizonte 2020 para usufruir da digitalização do sistema energético e criar novos serviços para melhorar a eficiência energética dos edifícios europeus.

Além de Portugal, o projeto envolve parceiros em mais de nove países europeus: Itália, Espanha, Grécia, Alemanha, Eslovénia, Polónia, Letónia, Bélgica e República Checa.

Até 2023, o projeto ambiciona analisar mais de 350 TB (terabytes) de dados provenientes de mais de 60 fontes diferentes de dados para, no fim, facilitar a descarbonização de toda a cadeia de valor dos edifícios, incluindo cidadãos, PME e governos locais.
Imagen

Em Portugal, a Coopérnico ambiciona lançar um projeto piloto no final de 2021, que irá envolver 850 cidadãos no desenvolvimento de soluções focadas em facilitar a instalação de novos sistemas de produção fotovoltaica, reduzir os consumos elétricos e encontrar sinergias entre membros de comunidades locais.

“As entidades e pessoas envolvidas vão partilhar dados de consumo elétricos com os parceiros do projeto, que irão transformá-los em informações e dicas para reduzir os consumos dos prédios. A análise dos dados será feita através das ferramentas do projeto que serão desenvolvidas e melhoradas no decorrer do projeto”, esclarece Ana Rita Antunes, coordenadora executiva da Coopérnico.

Além de ser responsável pelos processos de recolha e disponibilização de dados para os parceiros tecnológicos do projeto, a Coopérnico irá acompanhar o desenvolvimento de novos serviços desde a definição das necessidades até o envolvimento dos utilizadores finais.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Daikin - Ar CondicionadoSolius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial