Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Águas do Porto alarga competências à área da Energia

O Instalador12/05/2021

Desde 3 de maio, a empresa municipal Águas do Porto passou a adotar a designação CMPEAE - Empresa de Águas e Energia do Município do Porto, abreviadamente, Águas e Energia do Porto, E.M..

Imagen

O município do Porto aprovou o alargamento do objeto social da Águas do Porto, estendendo a sua esfera de atuação à gestão e monitorização das infraestruturas energéticas da cidade, transformando-a no primeiro player de utilities integrado de natureza municipal em Portugal, ciente de que as redes elétricas inteligentes são fundamentais para o desenho das cidades do futuro e para a sua capacidade de liderar o crescimento económico.

Este alargamento de competências possui duas dimensões distintas. A primeira, com foco na transformação da cidade e na partilha de benefícios com os munícipes, promove a gestão e desenvolvimento da rede de carregadores para veículos elétricos e a implementação de centros de produção de energia renovável nas instalações municipais, que funcionem não apenas para autoconsumo, mas que permitam também o fornecimento de energia ao abrigo das futuras comunidades energéticas renováveis.

A segunda dimensão está centrada na eficiência interna do município, engloba a definição de uma estratégia para a energia, o apoio à gestão do contrato de concessão de distribuição em baixa tensão, a monitorização dos contratos de fornecimento de energia elétrica, a implementação de projetos de eficiência energética em instalações municipais e a negociação dos excedentes gerados pela produção de energia.

A alteração do objeto social da Águas do Porto, aprovada no ano passado e que agora ganha relevo com a entrada em vigor da nova designação, explora as sinergias existentes entre os setores da Água e da Energia, e segue a aposta que a empresa tem feito em matéria de eficiência energética, tendo sido mesmo a primeira entidade do setor público local a instalar um parque fotovoltaico com capacidade para assegurar a autossuficiência energética da sua sede durante uma parte significativa do ano.

"Esta nova estratégia retira ainda benefícios de uma estrutura empresarial existente, da rede de proximidade entre a Águas do Porto e os munícipes da cidade (nomeadamente do sistema de faturação e das iniciativas de educação ambiental), e dos vários canais de comunicação hoje ao dispor. Ou seja, o alargamento dos serviços prestados assentará numa lógica de serviços partilhados e, nesse sentido, não será suportada pelas faturas de água e saneamento", adianta a Águas do Porto.

REVISTAS

Profei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial