Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

EIT InnoEnergy: a micromobilidade pode criar até um milhão de empregos e poupar mais de 30 milhões de toneladas de CO2 por ano na Europa

O Instalador20/05/2021
Lisboa foi uma das cidades incluídas no relatório da EIT InnoEnergy
Imagen

Um novo relatório da EIT InnoEnergy, o maior motor mundial na área da inovação energética sustentável, revela que a micromobilidade poderá contribuir profundamente para reduzir as emissões de CO2 da Europa e criar até um milhão de empregos até 2030, se abordada de uma forma mais sistematizada e sustentável.

O relatório extrapolou o comportamento da micromobilidade na cidade de Munique a mais de 100 cidades europeias, incluindo Lisboa, e combinou-o com vários cenários validados para criar projeções do impacto na implementação de micromobilidade elétrica sistematizada, partilhada, e conectada até 2030.

Considerando o cenário atual, o relatório identifica grandes obstáculos em torno da adoção da micromobilidade, como as atuais limitações dos veículos, tornando-os inapropriados para atividades do dia a dia, como o transporte de mercadorias e crianças, ou até para transportar encomendas. Além disso, a curta duração de vida destes veículos, os elevados custos operacionais, no que diz respeito ao carregamento e realocação, e a falta de integração nos sistemas de transporte das cidades europeias estão a dificultar a sua adoção. Consequentemente, a micromobilidade representa hoje menos de 0,1% de todas as viagens dentro das cidades.

Jennifer Dungs, responsável pela área da Mobilidade e Transportes da EIT InnoEnergy’s Energy e autora do relatório, refere: "Lisboa abraçou a micromobilidade com grandes planos e continua a investir na mesma através de medidas como a expansão da rede de ciclovias, aumento do número de bicicletas partilhadas disponíveis na cidade, assim como apoio para a aquisição deste tipo de veículos. No entanto, a adoção deste tipo de mobilidade tem causado alguns problemas, particularmente no centro histórico da cidade, devido ao seu aumento exponencial e à falta de espaço”.

“A micromobilidade tem implicações significativas para a segurança pública e a atratividade da cidade como destino de férias. Com a cidade a iniciar a regulamentação desta nova solução de transporte, a opinião pública divide-se. Além disso, permanece a questão de se estas soluções podem resolver os desafios de mobilidade existentes, tais como poluição atmosférica, engarrafamentos, níveis de ruído elevados e centros urbanos cada vez mais congestionados, particularmente à medida que o turismo regressa este verão”.

Para ultrapassar estes obstáculos, a EIT InnoEnergy recomenda que Portugal adote uma abordagem sistematizada e com o apoio de todos os stakeholders envolvidos. Para tal, é importante uma mudança para componentes de maior qualidade e manutenção mais acessível - particularmente motores e baterias – assim como apostar na produção local e consequente reciclagem dos componentes dos veículos. O estudo sugere ainda o desenvolvimento e utilização de Purpose Built Vehicles (PBV), ou Veículos para Fins Específicos, em português, assim como a utilização de plataformas analíticas para relocalização e carregamento dos veículos, e a implementação de regulação mais favorável para frotas de micromobilidade.

A nível europeu, além de criar quase um milhão de empregos diretos e indiretos (990.000), esta abordagem pode contribuir para a redução das emissões de CO2 em mais de 30 milhões de toneladas e poupar até 127 TWh de consumo de energia por ano. O relatório estima um aumento de 111 mil milhões de euros no PIB, como resultado de quase mil milhões (999 milhões) de horas poupadas por ano devido à diminuição do tráfego nas estradas - mais do que o PIB combinado de Malta, Chipre, Letónia e Estónia. Além disso, seriam libertados 48 mil hectares de terrenos no interior das cidades europeias, o equivalente a mais de quatro vezes a área total de Paris.

Dungs acrescenta: “precisamos de premir o botão reset se queremos que a micromobilidade desempenhe um papel de maior dimensão no tão necessário redesenho das nossas cidades e dos seus sistemas de transporte. Alavancar inovações como veículos para fins específicos, ou estações de troca de baterias pode ser parte da solução. Outras medidas como estabelecer plataformas que permitam um intercâmbio estrutural entre cidades e fornecedores para ajudar a orientar o processo são também fulcrais neste processo. Olhando para os potenciais benefícios para a qualidade de vida urbana, o ambiente e a nossa economia, devemos todos ter um interesse declarado em apoiar e acelerar esta transição”.

O relatório

O relatório da EIT InnoEnergy analisa os desafios que a micromobilidade elétrica enfrenta atualmente, aponta possíveis soluções e apresenta estimativas fundamentadas sobre o potencial impacto de uma abordagem sustentável e coerente da micromobilidade na Europa.

O documento da McKinsey 'Micromobilidade: Progresso da indústria, e um olhar mais atento ao caso de Munique' de Kersten Heineke, Benedikt Kloss, e Darius Scurtu, de Novembro de 2019, foi utilizado como base deste relatório, para uma abordagem mais profunda no impacto global.

Esta informação foi combinada com pressupostos validados para criar uma projeção relativa aos impactos potenciais de soluções de micromobilidade elétrica sustentáveis e partilhadas, se implementadas em mais de 100 cidades europeias com mais de 300.000 habitantes até 2030.

Os cenários mais otimistas que preveem que a micromobilidade atingirá uma quota de 15% de todas as viagens nas cidades (da atual <0,1%) foram equilibrados com restrições tais como a idade, o clima e a adoção pelo cliente. Os cálculos também incluem melhorias feitas tanto no fabrico como no funcionamento dos veículos até 2030.

REVISTAS

Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial