Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Schneider Electric integra novo padrão 'Matter' no seu portefólio para casas e edifícios

O Instalador24/05/2021
A interoperabilidade é a chave para as casas e edifícios inteligentes do futuro.
Imagen

A Schneider Electric dá as boas-vindas ao novo padrão de conectividade 'Matter', que começará a adotar em todo o seu portefólio para casas e edifícios conectados.

A Schneider Electric, reconhecida pela Corporate Knights como a empresa mais sustentável do mundo, é uma das 180 empresas mais inovadoras da Connectivity Standards Alliance (CSA) que contribuíram para a criação e testagem do novo padrão 'Matter'.

Este protocolo, que uniformiza o setor, baseia-se em tecnologias e boas práticas comprovadas no mercado e o seu objetivo é simplificar as experiências conectadas e proporcionar uma maior interoperabilidade nas casas e edifícios inteligentes.

A Schneider Electric encontra-se consistentemente entre os três principais certificadores de produtos da CSA, estando por isso bem posicionada para adotar o novo padrão.

O novo protocolo de conectividade unificado de código aberto denominado, 'Matter', anteriormente conhecido como CHIP (Connected Home over IP), será aplicável a muitas soluções de casas e edifícios inteligentes, incluindo iluminação, fechaduras, altifalantes, controlos de AVAC, sistemas de segurança e routers. Em vez de estarem limitados apenas aos produtos que funcionam com o sistema inteligente já instalado, as casas e as empresas têm agora a opção de integrar os novos dispositivos com certificação 'Matter' que melhor se adaptam às suas necessidades, independentemente da marca.

O 'Matter' tem por base o IP, a tecnologia de rede nativa da Internet, e é apoiado pelos principais fornecedores de ecossistemas.

Os produtos com a certificação “Matter” vão proporcionar uma melhor cibersegurança, conectividade nativa na Cloud e interoperabilidade de dispositivos para consumidores, fabricantes, desenvolvedores de produtos e outros desenvolvedores. Para além disso, graças às definições padrão para modelos de dispositivos e para os diferentes momentos do ciclo de vida, como a incorporação, remoção, recuperação de erros e atualização de software, os desenvolvedores também podem estar mais confiantes quanto à consistência e qualidade das experiências dos seus utilizadores em todos os ecossistemas.

Colocar os consumidores no comando da corrida até às zero emissões líquidas

No entanto, os benefícios a longo prazo não terminam aqui. Estima-se que a procura de eletricidade irá duplicar até 2040, se seguirmos a mesma tendência de agora. À medida que a digitalização se vai tornando na norma, assistimos também a um desejo crescente de produzir e utilizar mais energia renovável. Isto está associado a uma crescente pressão regulamentar para tornar a cozinha, o aquecimento e o carregamento dos automóveis totalmente elétricos. A eletricidade é a forma de energia mais eficiente e o melhor caminho para a descarbonização. Quando combinada com a tecnologia digital, também oferece um potencial único para eliminar o desperdício de energia.

Com a crescente interoperabilidade dos dispositivos ligados à IoT no ecossistema das casas inteligentes, os construtores e proprietários das habitações podem criar as casas do futuro com uma arquitetura flexível e preparada para o amanhã, tirando partido dos dispositivos conectados ao padrão “Matter” em todos os ecossistemas para conseguir uma visibilidade fiável, consolidada e segura sobre o consumo energético. Esta visibilidade, com o apoio de soluções inteligentes de gestão de energia baseadas em IA e controladas por software, permite que os consumidores controlem a forma como se produz, armazena, distribui e consume a energia na sua casa. Também pode permitir que o sistema doméstico inteligente dê prioridade à energia verde, garantindo que os aparelhos e dispositivos de elevado consumo energético, como os veículos elétricos, recebam a maior parte da sua energia de fontes de energia solar ou descarbonizada existentes na casa. Esta é mais uma forma através da qual os consumidores e o planeta podem beneficiar desta iniciativa.

Bruno Zerbib, Chief Technology and Digital Officer da Schneider Electric, afirma: “enquanto a empresa mais sustentável do mundo reconhecida pela Corporate Knights, acreditamos firmemente que o caminho para um futuro com zero emissões líquidas é tanto elétrico como digital. Com soluções inteligentes de gestão de energia baseadas em software, os nossos clientes podem acelerar em direção às casas e edifícios sustentáveis do futuro com zero emissões líquidas. A utilização de padrões globais abertos é essencial para conseguir a transformação digital. Organizações como a Connectivity Standards Alliance são essenciais para criar estes padrões e é com enorme satisfação que nos associamos a outros líderes do setor para desenvolver padrões baseados em IP, como o 'Matter', que vão aumentar a interoperabilidade dos dispositivos IoT em ecossistemas de edifícios inteligentes conectados”.

Os padrões de código aberto não devem limitar-se a casas e edifícios inteligentes

A Schneider Electric é uma grande defensora dos padrões de código aberto. O 'Matter' oferece, tanto a quem o adota como a quem o desenvolve, uma série de benefícios, incluindo menor tempo de comercialização (tirando partido de uma implementação da especificação), qualidade melhorada (uma vez que o código é testado antecipadamente e com frequência) e uma segurança mais robusta (visto que toda a comunidade de desenvolvimento tem transparência para identificar e efetuar correções).

Para além de casas e edifícios, a Schneider Electric foi, recentemente, pioneira no lançamento de um padrão de código aberto para as indústrias do futuro, que defende uma adoção generalizada da automação universal.

A Schneider Electric está totalmente empenhada na compatibilidade a longo prazo com as suas plataformas legadas, ao mesmo tempo que inova e colabora continuamente com parceiros visionários como a CSA para assegurar aos clientes um futuro inteligente, conectado e sustentável.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosProfei, S.L.Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial