Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
O júri reconheceu quatro projetos únicos pela sua utilização de casquilhos deslizantes isentos de lubrificação

O PowerBully da Alemanha é o vencedor do prémio manus de ouro 2021

16/06/2021

Quatro vezes mais entusiasmante: pela primeira vez, o prémio manus, uma iniciativa conjunta da igus, especialista em motion plastics, distingue quatro participantes. O concurso apresenta utilizações fascinantes e criativas dos casquilhos deslizantes. O décimo prémio manus de ouro vai para a Kässbohrer Geländefahrzeug AG pelo seu PowerBully. A prata vai para uma cunha de abate de arvores controlada por rádio e acionada eletricamente. O bronze vai para um sistema de fachadas com movimento oscilante para proteção solar produzido com uma liga com memória de forma. O primeiro manus verde de sempre foi atribuído a um projeto sustentável. Foi para um caixote do lixo inteligente alimentado por energia solar da Finlândia.

Os casquilhos deslizantes em polímero, um dos mais pequenos elementos de máquina, desempenham um papel especial. Em máquinas de corte de bananas, máquinas de café totalmente automáticas, barcos eléctricos a pedal e corações artificiais. Os casquilhos deslizantes em polímeros de elevada performance são uma opção interessante porque são isentos de manutenção e lubrificação. São robustos, leves e económicos. Utilizadores em todo o mundo confiam em casquilhos deslizantes em polímero, como demonstra o 10º concurso manus. Este ano, recebemos 582 inscrições de 41 países. Os juízes, representantes da indústria, comércio e investigação, selecionou quatro aplicações que se destacam pela sua criatividade e eficiência técnica e económica.

Os vencedores dos 10 concurso manus...
Os vencedores dos 10 concurso manus: ouro para o PowerBully da Kässbohrer Geländefahrzeug AG, prata para uma cunha de abate controlada por rádio, e bronze para um sistema de proteção solar aplicado a fachadas. O novo manus verde foi atribuído à Finbin pelo seu caixote do lixo inteligente, alimentado por energia solar. (Fonte: igus GmbH)

Ouro para um veículo transportador alemão

O prémio manus de ouro e 5.000 euros em dinheiro foram atribuídos à Kässbohrer Geländefahrzeug AG pelo seu PowerBully. O PowerBully é um veículo de transporte todo-o-terreno com grande capacidade de carga para uma variedade de aplicações. É utilizado onde quer que os veículos com rodas não consigam ir. Dadas as superestruturas apropriadas, o PowerBully pode, por exemplo, ser utilizado para colocar linhas eléctricas e telefónicas, combater incêndios, analisar solos, ou executar trabalhos de mulching. Todos os seus componentes devem ser extremamente robustos e capazes de lidar com grandes forças, assim como os casquilhos utilizados no eixo flutuante e no eixo tensor. Os engenheiros do projeto consultaram a igus e escolheram casquilhos deslizantes fabricados através de enrolamento de fibras iglidur TX1 XXL. São isentos de lubrificação e resistentes à poeira e sujidade. Esta é uma aplicação sujeita a condições extremas, o que também convenceu os juízes.

A prata vai para uma cunha de abate florestal controlada por rádio e acionada eletricamente

O manus de prata foi para Forstreich GmbH, uma empresa alemã. Os últimos anos de seca tornaram cada vez mais perigoso o abate de árvores com um machado e uma cunha. Assim, Stefan Reichenbach desenvolveu uma cunha de abate controlada por rádio e acionada eletricamente. O silvicultor coloca a cunha na serra de corte e inicia o processo de abate, mantendo uma distância de segurança. Os engenheiros do projeto utilizaram guias duplas Drylin W com chumaceiras em polímero para os movimentos lineares da cunha de abate. Utilizaram ainda os casquilhos deslizantes iglidur G. Os componentes permitem que a cunha absorva forças radiais e mantenha uma longa duração de vida - mesmo em ambientes com sujidade, areia e aparas de madeira.

O bronze vai para uma fachada com um sistema móvel para proteção solar

O terceiro lugar foi para a empresa francesa Arcora para um sistema de proteção solar aplicado a fachadas e fabricado com uma liga com memória de forma. Quando a liga aquece, o sistema inicia o movimento através do acionamento de uma carruagem de translação. Esta carruagem transfere a força para as aletas de proteção solar rotativas através de tirantes. Isto permite a substituição de motores standard em fachadas de edifícios. Nas pontos de ligação entre elementos móveis e fixos, os engenheiros do projeto utilizaram polímeros igus de elevada performance, incluindo chumaceiras esféricas iglidur J, chumaceiras de flange fixas em polímero iglidur J e guias miniatura drylin N.

Prémio de sustentabilidade para um caixote do lixo inteligente

Este ano, vimos o primeiro manus verde, que é atribuído pela utilização de casquilhos deslizantes em polímero em projetos especialmente sustentáveis. O prémio foi atribuído à Finbin, uma empresa finlandesa, pelo desenvolvimento de um caixote do lixo inteligente, movido a energia solar. A tecnologia patenteada no sistema de resíduos assegura que os resíduos são comprimidos numa proporção de 6:1. O caixote do lixo notifica de forma autónoma o sistema de gestão de resíduos do seu nível de enchimento. É de máxima importância que todos os componentes do contentor sejam de longa duração e isentos de manutenção. É por isso que nos pontos com movimento como na tampa ou no pedal são utilizados casquilhos deslizantes em tribopolímero iglidur G. Os casquilhos são isentos de lubrificação e insensíveis ao pó e à sujidade.

Toda a informação sobre os vencedores e o catálogo manus com todas as 582 participações podem ser encontrados em https://www.igus.pt/info/manus-award-2021.

REVISTAS

VulcanoSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial