Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Com a climatização radiante, o futuro chega mais cedo

Giacomini Portugal22/07/2021
Tudo o que precisa de saber.

A climatização radiante é fruto dos grandes avanços tecnológicos no setor da climatização, verificados nos últimos anos. Trata-se de um sistema que tem conquistado um lugar privilegiado em Portugal e no Mundo, comparativamente aos sistemas de aquecimento tradicionais, dado que ultrapassa largamente as expectativas dos clientes mais exigentes e as necessidades dos profissionais que primam pela excelência.

Impõe-se a pergunta: o que é a climatização radiante, como funciona e a que se deve esta tão extraordinária procura mundial? Daremos as respostas neste artigo.

1. Climatização radiante – conceito e fundamentos

A palavra “radiante” pode facilmente ser associada a algo perigoso, remetendo, por exemplo, para radioatividade, nocivo à saúde. Contudo, tal não podia estar mais longe da verdade. A climatização radiante é um dos sistemas de aquecimento mais saudáveis e amigos do ambiente disponíveis no mercado. De que forma?

A climatização radiante mimetiza um fenómeno espontâneo da natureza em tecnologia. Assim como se inventaram os aviões a partir da observação de um pássaro, também podemos encontrar uma correspondência entre a climatização radiante e o fenómeno natural através do qual o sol aquece o nosso planeta.

Assim, com simplicidade natural, o calor e o frio são transmitidos por via da circulação de água no interior de serpentinas integradas num painel que, por efeito irradiante, aquece ou arrefece as superfícies que delimitam o ambiente (parede, piso ou teto).

2. Climatização radiante – os diferentes sistemas

Este sistema de climatização apresenta uma inigualável polivalência. Pode ser instalado em novas construções, reabilitações, casas e apartamentos, locais de trabalho e, inclusivamente, em locais mais inusitados, como espaços públicos, recintos desportivos ou industriais, assegurando a normalidade das atividades dentro desses locais, mesmo em condições meteorológicas severas.

As soluções completas incluem os dispositivos de regulação e controlo e possibilitam a combinação com soluções de geotermia, energia solar térmica e aerotermia (bombas de calor).

Imagen

2.1. Pavimento radiante

O sistema radiante permite utilizar pisos e paredes para o aquecimento e arrefecimento, com grandes vantagens para a saúde humana. Quando a superfície do pavimento não é suficiente para vencer a carga térmica da habitação, o sistema de parede radiante pode representar uma ótima integração. No entanto, por experiência, podemos afirmar que, em regra, apenas a solução do piso radiante é suficiente para efetuar a climatização dos espaços.

2.1.1 Pavimento radiante com placas isolantes pré-formadas

Sistema para betonilhas radiantes, com placas de isolamento e suporte dos tubos em poliestireno expandido, para uma ampla gama de aplicações.

2.1.2 Pavimento radiante com placas isolantes lisas (eco-compatíveis)

Sistema para betonilhas radiantes com placas lisas, disponíveis seja em poliestireno expandido como em material eco-compatível (fibra de madeira ou cortiça).

2.1.3 Pavimento radiante para baixas espessuras

Ideal para reestruturações, quando são necessárias espessuras extremamente baixas. Sistema para betonilhas de composição adequada e pode ser instalado também em pavimentações já existentes.

2.1.4 Pavimento radiante a seco

Sistema a seco, com espessura total limitada, ideal para aplicações nas quais não é possível carregar as estruturas com o peso de uma betonilha de cimento tradicional.

2.1.4 Pavimento industrial

Sistema com placas isolantes lisas (série R981B), constituídas por uma camada em poliestireno expandido com uma película de proteção superficial com marcações para facilitar a colocação do tubo. Particularmente indicado para grandes superfícies (igrejas, pavilhões industriais, etc.).

Imagen

2.2. Parede radiante

2.2.1 Parede radiante com cartão gesso

Painel pré-fabricado que pode substituir os habituais componentes de construção, melhorando o isolamento térmico e acústico.

2.2.2. Parede radiante a seco

Montagem rápida e simples, para instalações com baixas alturas, e possibilidade de combinação com placas convencionais de gesso cartonado.

2.2.3. Parede radiante com serpentinas tradicionais

A tubagem tipo serpentina é instalada nos elementos pré-fabricados, através da qual circula a água proveniente de uma fonte térmica.

Consulte aqui a página web sobre piso e parede radiante.

Imagen

2.3. Teto radiante

Toda a família de sistemas de teto radiante é desenvolvida em duas classes de produtos:

2.3.1 Painéis de acabamento em metal.

Estes painéis são adequados, sobretudo, para hospitais e edifícios comerciais em geral.

O sistema de suspensão permite que o teto se mantenha completamente plano. Os painéis podem ser micro perfurados ou lisos. A compensação lateral é feita geralmente com placa de gesso cartonado.

Consulte aqui a página web sobre estes painéis.

2.3.2 Painéis de acabamento em gesso cartonado.

Estes painéis são particularmente indicados para edifícios residenciais e hotéis, além dos ambientes de loja e, mais em geral, todo o setor comercial onde são necessários acabamentos específicos.

Permite a articulação com iluminação e necessidades arquitetónicas: o entre eixo da tubagem permite instalar facilmente os elementos de iluminação encaixando-os diretamente nos painéis ativos.

  • Indicado para aplicações residenciais e similares.
  • Possibilidade de integrar facilmente elementos no teto falso.
  • Coletores de distribuição instalados dentro de alçapões inspecionáveis.
  • Paredes livres de coletores.
  • Sistema com perda de carga reduzida.

Consulte aqui a página web sobre estes painéis.

Imagen

3. Climatização radiante – Vantagens

O conforto é, sem dúvida, a principal vantagem da climatização radiante; a experiência única de bem-estar térmico natural, que não se encontra em qualquer outro sistema de climatização. É a resposta perfeita para os clientes mais exigentes e informados que procuram um nível de satisfação superior, e para os projetistas e instaladores que não abdicam da excelência nos seus projetos e empreendimentos.

A par desta inigualável vantagem, a climatização radiante é uma escolha vencedora pelos seguintes motivos:

Temperatura constante e uniforme nos vários locais, ao longo de todo o ano.

- Garante a estabilidade térmica, evitando-se a perda de energia e oscilações de temperatura.

- Um único sistema permite aquecer e arrefecer o ambiente, sendo por isso o ideal para qualquer estação.

Ausência de ventilação.

- Dado que o calor se transmite sobretudo por radiação, não existe circulação forçada do ar e, consequentemente, de poeiras e impurezas, como acontece nos sistemas que assentam o seu princípio de funcionamento na ventilação.

Clima ideal e higiénico.

- Garante as melhores condições de qualidade do ar nas divisões.

- Evita a proliferação de organismos patogénicos ou alergénicos.

- Deixam de ser necessárias máquinas de desumidificação distribuídas em múltiplos pontos do edifício.

Impacto energético limitado.

- Diminuição dos custos da energia elétrica consumida por ventiladores tradicionais.

- Usa fontes térmicas mais eficientes (ex.: bombas de calor).

- Pode ser integrado e apoiado por sistemas solares térmicos.

Redução de ruído.

- É eliminado o ruído típico dos sistemas de aquecimento e arrefecimento tradicionais, proporcionando uma experiência tranquila e uma vida relaxante.

Poupança de espaço.

- Dado que a climatização radiante é embutida nas paredes, tetos ou piso, o espaço disponível para os ocupantes do edifício (de elevado valor económico) não fica prejudicado.

Liberdade arquitetónica e decorativa.

- Valorização das superfícies e dos volumes do edifício.

- Sistema no interior das superfícies, sendo, por isso, praticamente invisível.

Custos de manutenção reduzidos.

S- em peças mecânicas em movimento, sem unidade terminal, sem filtros ou motores a substituir, assegurando uma vida útil mais longa.

Modularidade e flexibilidade.

- Graças à vasta gama de versões e dimensões dos sistemas, as necessidades arquitetónicas e de instalação mais exigentes podem ser satisfeitas.

Instalação rápida (teto radiante).

- Os painéis radiantes são pré-montados em fábrica para uma instalação extraordinariamente fácil e rápida.

A ligação aos coletores de distribuição inclui ligações rápidas e tubos de plástico, ou kits pré-montados especiais, que tornam toda a instalação extremamente fácil e confiável.

- Fácil inspeção (teto radiante).

O acesso ao sistema é prático, fácil e seguro, sem necessidade de desligar o sistema.

4. Climatização radiante – obras de referência pelo mundo

The Shard, Londres

O arranha-céus mais alto da Europa.

Imagen
A plataforma panorâmica, entre o 69.º e o 72.º piso do edifício, onde os visitantes desfrutam de uma vista da cidade de 360° por 65 km, está climatizada com sistemas radiantes da Giacomini.

Hotel Titilaka, Machu-Picchu

Onde as condições climatéricas são extremamente severas.

Imagen

1300 m2 de sistema de piso radiante da Giacomini climatizam uma estrutura hoteleira no lago Titikaka, entre a Bolívia e o Peru. A parte externa da estrutura situa-se a 3900 m de altitude, oferecendo paisagens de cortar a respiração.

Porta Nuova, Milão

A vanguardista forma italiana de habitar.

Imagen
As residências Porta Nuova, em Milão, guardam dois edifícios mundialmente icónicos, denominados Bosco Verticale, onde crescem mais de 1.000 exemplares de plantas. Estão climatizados com os sistemas de piso radiante da Giacomini.

Mosteiro de Tibães, Braga, Portugal

Conforto de primeira linha em espaços de recolhimento.

Imagen
No processo de restauração do Mosteiro de Tibães foi utilizado pavimento e teto radiante da Giacomini – projeto distinguido com o 1.º prémio Medalha de Ouro na Bienal de Miami, nos EUA, na categoria de Restauro Arquitetónico.

Fundação Champalimaud, Lisboa, Portugal

Espaço de vanguarda da ciência mundial.

Imagen
O Centro Champalimaud da Fundação Champalimaud encontra-se equipado com produtos Giacomini. Este pólo de investigação multidisciplinar no campo da biomedicina veio ajudar a colocar Portugal na vanguarda científica mundial.

Moagem Leiriense, Lisboa, Portugal

Edifício emblemático com a marca Giacomini.

Imagen
Fornecemos piso radiante ao emblemático edifício da Moagem Leiriense, agora convertido num condomínio de luxo. O projeto teve autoria da arquiteta Sílvia Bernardino, e venceu o distinto prémio Magrés Arquitetura 2019.

REVISTAS

Profei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosVulcanoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial