Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Oeiras assinou Acordo Cidade Verde da UE

O Instalador28/07/2021
Oeiras assinou esta semana o Acordo Cidade Verde (Green City Accord) com a União Europeia (UE), passando a fazer parte deste movimento voluntário de autarcas europeus empenhados em tornar as cidades mais verdes, mais limpas e mais saudáveis.
Foto: Câmara de Oeiras
Foto: Câmara de Oeiras.

O compromisso de cada município é intensificar os seus esforços em cinco áreas chave, até 2030: ar, água, natureza e biodiversidade, economia circular e resíduos e ruído.

Ao tornarem-se signatários, os municípios ficam obrigados a definir metas ambiciosas que vão além dos requisitos mínimos estabelecidos pela legislação europeia, implementar políticas e programas de forma integrada, para atingir as suas metas até 2030 e apresentar relatórios sobre a implementação e progresso a cada três anos.

Recorde-se que o Acordo Cidade Verde foi lançado pela Comissão Europeia em outubro de 2020. Os signatários partilham a ambiciosa visão de que “em 2030, as cidades serão locais atraentes para viver, trabalhar e investir, e apoiarão a saúde e o bem-estar dos europeus. Todos os europeus respirarão ar puro, desfrutarão de água limpa, terão acesso a parques e espaços verdes e sentirão menos ruído ambiente. A economia circular será uma realidade e o desperdício será minimizado graças a uma maior reutilização, recuperação e reciclagem”.

Por sua vez, a Comissão Europeia apoiará os municípios que assinarem este acordo proporcionando visibilidade às suas ações, um quadro de referência para a gestão dos recursos alocados ao alcançar das metas ambientais fixadas e apoio técnico para planear e implementar ações (helpdesk, aprendizagem assistida e ações de capacitação). Disponibiliza ainda acesso a informação sobre financiamentos disponíveis, troca de experiências, de conhecimentos e de boas práticas entre municípios europeus e um canal de comunicação facilitada entre os municípios e decisores políticos europeus.
A cerimónia com todos os municípios signatários será dia 22 de setembro, online.

REVISTAS

Siga-nosVulcanoProfei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial