Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Cidadãos dos oito municípios da Lipor unidos na aposta pela Reciclagem

29/07/2021
No primeiro semestre de 2021, a Lipor recebeu cerca de 30 340,80 toneladas de materiais entregues para reciclagem* nos Ecopontos, Ecocentros e Zonas de Recolha Seletiva Porta a Porta, o que significa um crescimento de cerca de 4% relativamente ao período homólogo de 2020, essencialmente no papel/cartão, plástico e vidro.
Imagen

“Estes valores são fruto do forte investimento e da aposta que a Lipor e os Municípios associados têm desenvolvido, com vista a maximizar e incrementar a quantidade de materiais a enviar para reciclagem”, salienta a Lipor em comunicado.

“No mesmo período recebemos 19 655,79 toneladas de biorresíduos recolhidos seletivamente, resultado que, comparativamente a 2020, representa um aumento de 5,71%, justificado pela aposta na implementação de mais projetos de recolha porta a porta e do retorno parcial da atividade da restauração (fruto do desconfinamento). Uma excelente notícia é o significativo decréscimo na produção global de lixo. 189 250,34 toneladas rececionadas (-3,80% que no mesmo período de 2020), material que, no entanto, não tem como destino final o Aterro Sanitário. A Lipor aproveitou todo o seu potencial valorizando-o na sua Central de Valorização Energética o que permitiu, neste primeiro semestre de 2021, a exportação para a rede nacional da EDP de 82 312 MWh de energia elétrica”, lê-se na nota.

Os produtos Lipor - nomeadamente os Recicláveis (papel e cartão, plásticos, vidro e metais), o Composto Orgânico Nutrimais® e a Energia Elétrica exportada - tiveram um impacto positivo na redução de emissões para a atmosfera noutros setores económicos na ordem das 55.674 tCO2e.

O Projeto Lipor conseguiu, em pouco mais de 20 anos, criar um Sistema de Valorização de resíduos com parâmetros ambientais de excelência internacional, que eliminou todas as lixeiras da região, reduziu o envio de resíduos para Aterro a valores mínimos valorizando, assim, praticamente 100% dos seus resíduos, elevando a qualidade de vida de mais de 1 milhão de habitantes do Grande Porto.
A Lipor quer continuar a apostar na prevenção, na reutilização, na reciclagem, na valorização energética, na descarbonização e no investimento em Sistemas e Infraestruturas cada vez mais modernos de tratamento de resíduos e a consequente eliminação dos Aterros.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros ProfissionaisSoliusProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial