Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Schneider Electric aumenta proteção contra incêndios em quadros elétricos com o novo sensor PowerLogic HeatTag

O Instalador10/08/2021
Incorporando uma nova tecnologia de deteção proativa de sobreaquecimento, o novo sensor inteligente HeatTag melhor a segurança dos quadros elétricos de baixa tensão (BT).
Imagen

A Schneider Electric lançou o novo PowerLogic HeatTag, um sensor conectado de última geração integrado na arquitetura EcoStruxure™ Power. Este revolucionário sensor sem fios foi concebido para prevenir incêndios nos quadros de distribuição elétrica de baixa tensão (BT), graças a uma inovadora tecnologia de deteção proativa de sobreaquecimento dos cabos internos do quadro que reduz drasticamente os riscos. Desta forma, o novo sensor, incluído na gama PowerLogic da Schneider Electric, representa mais um passo na digitalização da distribuição elétrica e maximiza a eficiência da manutenção dos quadros elétricos de BT.

Através de um algoritmo de inteligência artificial, o sensor analisa continuamente, e em tempo real, o ar dentro do quadro para detetar qualquer sobreaquecimento dos cabos. No momento em que identifica uma anomalia, muito antes do início de um incêndio ou até de que apareça fumo, envia imediatamente uma notificação ao gestor da instalação através do telemóvel ou de um software de gestão de edifícios (BMS). Trata-se de uma forma simples, mas eficaz, de melhorar drasticamente a segurança dos edifícios e instalações, tirando o máximo partido da ligação à Cloud da Schneider Eletric.

Como funciona o PowerLogic HeatTag

O PowerLogic HeatTag é um sensor sem fios inteligente que evita o derretimento dos cabos e os danos por incêndio no interior dos quadros elétricos, quando o perigo ainda está latente. Para isso, analisa os gases e as micropartículas que os isoladores dos cabos emitem quando sobreaquecem e mede a temperatura e a humidade ambientes dentro do quadro. Em função destes parâmetros, um potente algoritmo calcula um índice (de 0 a 10) da qualidade do ar interior do quadro. Se este índice alcança ou supera o 10, é emitido um alarme de sobreaquecimento dos cabos, que conta com três níveis, dependendo da gravidade da situação detetada.

O sensor PowerLogic HeatTag, que está integrado nas soluções EcoStruxure™ Power da Schneider Electric, oferece comunicação sem fios com o concentrador PowerTag Link em protocolo Zigbee para os alarmes e valores médios.

Facilidade de instalação

O novo sensor PowerLogic HeatTag instala-se diretamente numa calha DIN na parte mais alta do interior dos quadros elétricos com ventilação de ar não forçada. Para cada coluna dos quadros é apenas necessário instalar um sensor, pelo que a operação é fácil e rápida, tanto em quadros existentes como em novas instalações.

O comissionamento do PowerLogic HeatTag também é simples e rápido. Uma vez em tensão, o sensor sem fios comunica automaticamente com o concentrador PowerTag Link instalado no mesmo quadro, a partir do qual é possível comunicar os alarmes e os parâmetros à rede Ethernet em protocolo Modbus TCP/IP ou à aplicação móvel EcoStruxure™ Facility Expert.

Um grande avanço na segurança elétrica

O sensor PowerLogic HeatTag é uma ferramenta potente e inovadora que impulsionará decisivamente a segurança das instalações elétricas através de uma manutenção preventiva. A forma mais simples de o conseguir é através do EcoStruxure™ Facility Expert, a aplicação móvel gratuita da Schneider Electric para a gestão da manutenção de equipamentos e edifícios. Através dela, o utilizador receberá as notificações de sobreaquecimento perigoso no interior do quadro elétrico enviadas pelo sensor.

Para além disso, estando integrado de forma nativa em todos os softwares EcoStruxure™ Power da Schneider Electric, o utilizador não terá acesso apenas aos alarmes do PowerLogic HeatTag, mas também a toda a informação que este mede (tendências históricas, dados em tempo real, etc.), o que enriquece ainda mais a manutenção preventiva de todo o tipo de instalações.

REVISTAS

Profei, S.L.VulcanoInduglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial