Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Nova etiqueta energética para lâmpadas entra em vigor a 1 de setembro

O Instalador30/08/2021
As fontes de luz passam a ter uma nova etiqueta energética a partir desta quarta-feira, 1 de setembro.
Imagen

Quer isto dizer que a nova etiqueta energética inclui agora lâmpadas e luminárias integradas (i.e., candeeiros com a lâmpada incorporada).

O regresso à escala de A a G, abandonando as classes “+” que tornavam mais difícil a diferenciação entre produtos, são uma das grandes novidades da nova etiqueta energética, que passa também a incluir o código QR que permite aceder à Base de Dados de Produtos Europeia, EPREL e consultar todos os dados técnicos do produto. No caso das fontes de luz isso inclui informações sobre a cor das fontes de luz (branco quente, branco neutro, branco frio), capacidade de atenuação, vida útil média, bem como outros recursos sobre a qualidade luminotécnica, incluindo reprodução cromática e cintilação.

Esta mudança nas etiquetas para fontes de luz, segue-se às alterações verificadas, em março último, para alguns eletrodomésticos, aparelhos de refrigeração, máquinas de lavar roupa, máquinas de lavar loiça e televisores.

A etiqueta energética é uma das iniciativas de maior sucesso da União Europeia. Desde 1994, ano da sua implementação, que a etiqueta energética tem contribuído para os objetivos da UE em matéria de energia e clima, promovendo a poupança de energia e consequente redução de custos junto dos consumidores e o desenvolvimento e inovação de produtos mais eficientes junto da indústria. Para continuar esta história de sucesso, a UE reviu o conceito da etiquetagem energética para torná-lo ainda mais útil e eficaz para os consumidores no futuro.

O apoio da ADENE à boa implementação da nova etiqueta energética no mercado português enquadra-se no projeto europeu Label 2020, financiado pelo programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia e no qual a ADENE é a entidade parceira nacional.

Para saber mais sobre a nova etiqueta energética para fontes de luz visite o site.

REVISTAS

Profei, S.L.Siga-nosVulcanoInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial