Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Mobi.E inaugura o percurso dos corredores ibéricos de mobilidade elétrica que liga Lisboa a Irún

O Instalador15/09/2021
Arrancou a 14 de setembro a road trip que vai ligar Lisboa a Irún, cidade na fronteira com França, no âmbito do projeto europeu 'CIRVE_PT', que visa promover o reforço da rede de carregamento de veículos elétricos e a sua interoperabilidade de e para a Península Ibérica.
Imagen

“Portugal assumiu o objetivo da neutralidade carbónica em 2050, com base no Roteiro para a Neutralidade Carbónica e no Plano Nacional de Energia e Clima 2030. A mobilidade elétrica é um dos fatores fundamentais para o cumprimento desta meta. A crescente utilização da mobilidade elétrica, não apenas nas nossas cidades, mas também para deslocações mais longas, já permite aos condutores de veículos elétricos a utilização das autoestradas, com a facilidade de utilização de mais postos de carregamento agora disponíveis", salienta Eduardo Pinheiro, secretário de Estado da Mobilidade.

O responsável acrescenta que o projeto 'CIRVE_PT' "prolonga o modelo da rede pública de carregamento, gerida pela Mobi.E, que foi desenhado e pensado para permitir o carregamento universal e integrado de veículos elétricos. Este projeto vem reforçar as condições de interoperabilidade ao longo do percurso, nas principais vias de comunicação ibéricas (corredores ibéricos), que hoje estamos a assinalar com a viagem destes veículos entre Lisboa e Irún”.

O projeto integra a rede Mobi.E e vai demonstrar, a nível ibérico e europeu, as mais valias do modelo nacional, onde a integração de todas as redes e a sua universalidade é uma realidade, facilitando as deslocações de veículos elétricos e a adesão à mobilidade elétrica.

Na prática, vai permitir que os utilizadores de veículos elétricos possam carregar as suas viaturas, com o contrato nacional habitual, em vários postos em Espanha, assegurando a ligação ao resto da Europa.

Garantir a interoperabilidade a nível nacional, transfronteiriço e da União Europeia, eliminando as barreiras ao acesso dos utilizadores aos pontos de carregamento, é um dos objetivos desta ação. Ao realizar o percurso entre Lisboa e Irún (Lisboa, Alcochete, Badajoz, Navalmoral, Madrid, Burgos, Vitória, Eibar e Irún), demonstrar-se-á a viabilidade desta ligação, sem qualquer limitação, demonstrando que a mobilidade elétrica não se destina apenas a viagens curtas.
Luís Barroso, Presidente da Mobi.E afirma que “se, em Portugal, temos uma rede integrada, na qual basta ter um único meio de acesso para utilizar livremente todos os postos da rede Mobi.E, em Espanha, temos de contratualizar vários comercializadores diferentes que se integraram para o projeto CIRVE e que estarão integrados com a rede Mobi.E. Este é, sem dúvida, um momento importante que garante a interoperabilidade a nível nacional, transfronteiriço e da UE, permitindo viagens longas com acesso a pontos de carregamento de veículos elétricos”.
Com a conclusão do projeto, em junho de 2022, que prevê a instalação de 58 postos de carregamento (18 infraestruturas de carregamento rápido em Portugal no corredor da rede Central Atlântica e 40 pontos de carregamento em Espanha no Corredor Atlântico e Mediterrâneo), será possível aos condutores fazerem esta viagem, utilizando os seus contratos habituais de carregamento, usufruindo da integração das várias redes de carregamento.

Portugal é um dos países que dispõe de um modelo pensado exclusivamente para o desenvolvimento da mobilidade elétrica na sua plenitude, sendo um sistema totalmente integrado no setor energético e interoperável entre as redes dos diversos operadores, graças ao seu caráter universal. Atualmente, a rede Mobi.E conta com a cobertura geográfica superior a 95% dos municípios, com mais de 1.950 postos de carregamento e mais de 4.000 tomadas.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosDaikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial