Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

‘Reciclar no Sentido Certo’ alerta para a reciclagem de resíduos elétricos e eletrónicos

23/09/2021

As entidades gestoras de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) Electrão, ERP Portugal e E-Cycle juntaram-se à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e à Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE) para mostrar aos portugueses o destino certo para os aparelhos elétricos e eletrónicos que já não funcionam.

Imagen

A campanha ajudará o cidadão a perceber onde colocar os equipamentos elétricos e eletrónicos que já não podem ser reparados e que atingiram o seu fim de vida, e alertará para a importância do seu comportamento no processo de reciclagem.

Muitos destes equipamentos são ainda descartados pelo consumidor no lixo comum e vão parar a aterros. Outros ficam a poluir solos e linhas de água e as substâncias nocivas acabam por contaminar a cadeia alimentar.

Ao 'reciclar no sentido certo' é possível evitar o abandono de REEE e promover o aumento das taxas de reciclagem, garantir o tratamento e a descontaminação das substâncias nocivas e reaproveitar os materiais, integrando-os novamente no ciclo produtivo e reduzindo a extração de matérias-primas virgens.

A campanha estará no ar até outubro nos meios televisão, rádio, e canais online, incluindo as redes sociais e o website, onde será possível encontrar os principais conceitos associados à gestão de REEE, apelando à participação ativa dos cidadãos, através da entrega dos seus resíduos nos locais apropriados, consolidados e disponíveis nesta plataforma.

De acordo com Inês Santos Costa, Secretária de Estado do Ambiente, “em 10 anos passámos de vender 120 milhões/ano de smartphones no mundo, para 1500 milhões. Não admira que o fluxo de REEE seja um dos que mais cresce. Em 2030 serão 75 milhões de toneladas, quase como 7500 torres Eiffel. Este fluxo tem desafios (componentes perigosos), oportunidades (metais preciosos) e metas ambiciosas de recolha e valorização. Mas são metas que países como Portugal têm dificuldade em cumprir. É no âmbito do Plano de Ação dos REEE, que se insere esta campanha. Não queremos tornar a ação cidadã ecologicamente perfeita, mas explicar onde podemos fazer diferença, pela nossa saúde, da nossa família e do lugar onde vivemos, mesmo com ações imperfeitas".

Para João Veloso da Silva Torres, Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, “a presente campanha é uma das medidas do Plano de Ação dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, definido pelo Governo, para corrigir ineficiências detetadas no Sistema Integrado de Gestão destes resíduos".

O governante refere que a importância de uma eficiente gestão destes resíduos “não se esgota em motivos ambientais, sendo muito relevante para a economia, face à possibilidade de manutenção dos materiais no ciclo económico pelo máximo tempo possível e à criação de empresas, rendimento e emprego que as atividades de tratamento e reciclagem potenciam. Os consumidores são um agente fundamental na condução da mudança, sendo expectável que esta campanha tenha um efeito muito positivo numa gestão mais eficiente dos REEE”.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)VulcanoProfei, S.L.Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial