Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

SUTUS 2021: o futuro do espaço tem nome de mulher

24/09/2021

Desde 'Artemisa', o nome do plano da NASA para colonizar a Lua até ao papel que as mulheres estão a desempenhar em projetos espaciais. O segundo dia da cimeira sobre turismo espacial e subaquático, SUTUS 2021, organizado por Medina Media Events e Les Roches Marbella, teve uma protagonista feminina.

Imagen

Uma das oradoras principais, Pascale Ehrenfreund, é presidente da Federação Astronáutica Internacional e o asteróide “9826 Ehrenfreund 2114 T-3“tem o seu nome em sua homenagem. Foi recentemente nomeada presidente da Universidade Espacial Internacional.”A cooperação internacional é essencial para o desenvolvimento tecnológico dos desafios globais na Terra. Isto deve inspirar os jovens, que é um dos nossos objetivos, especialmente para trazer mais mulheres para o nosso campo de investigação”, disse perante os participantes do SUTUS 2021.

A japonesa Hiroko Asakura, vice-directora da Agência Espacial Japonesa (JAXA), também se juntou a este evento a partir de Paris. Asukara destacou o papel crescente das mulheres na exploração do espaço. “Esperamos que o papel das mulheres na indústria espacial atinja um nível mais elevado nos próximos anos, uma vez que existem atualmente muito poucas mulheres em posições de direção. Embora seja um desafio, estamos a tentar levar as mulheres a um nível elevado neste campo”, salientou.

Da Academia de Formação Espacial, outra mulher, Nancy Vermeulen, lançou uma mensagem otimista para todos os cidadãos que querem experimentar o turismo espacial: “o espaço está a abrir-se a muito mais pessoas. Já somos astronautas na Terra”.

Esta declaração é também partilhada por Roman Chiporukha, CEO da Space VIP, que, com décadas de experiência no campo do turismo de luxo, já tem nas mãos um dos três bilhetes para a missão de 10 dias da Axiom Space, que será pilotada pelo comandante hispano-americano Michael López Alegría em janeiro de 2022 e inclui uma estadia de uma semana na Estação Espacial Internacional (ISS). “O espaço não é apenas para os astronautas ou para um par de cientistas. É para todos os que nele estão envolvidos. Encorajo as pessoas a aspirar, a alcançar mais e a juntarem-se para fazer verdadeiros avanços no futuro”, afirmou.

Também dos EUA, Jane Poynter, fundadora da Space Perspective, partilhou a visão da primeira empresa de luxo do mundo em experiência de voos espaciais: “estamos a dar a milhares, centenas de milhares, eventualmente milhões de pessoas, acesso ao espaço de uma forma segura, confortável e suave”.

O primeiro voo da companhia está previsto para 2024, e já está esgotado. A Space Perspective está atualmente a aceitar reservas a partir de 2025 e para além desta data.

A NASA deu ao seu plano de colonização da lua um nome de mulher: ARTEMISA. Sam Scimemi, chefe do voo espacial tripulado da NASA, apresentou os seus planos para a Lua e Marte, e reconheceu no SUTUS que “voltar de uma distância como aquela a Marte continua a ser um desafio”.

O segundo dia de sessões terminou com o nome de outra mulher: uma astronauta reformada da NASA, Nicole Stott, que refletiu sobre o papel pouco reconhecido que as mulheres têm desempenhado na indústria espacial ao longo das últimas décadas. "Esta é talvez a razão pela qual uma rapariga não considera trabalhar em certos campos da ciência e da engenharia.

“Devemos compreender muito bem como alimentar os futuros turistas espaciais”

O segundo dia do SUTUS 2021 teve também selo espanhol, com o engenheiro malaguenho José María Ortega-Hernández, chefe do Projeto Lua Verde, no qual estão a trabalhar em estreita colaboração com a China. “Dados os futuros estabelecimentos na Lua e em Marte, devemos compreender muito bem como alimentar os futuros turistas espaciais”.

“A partir de Espanha temos de liderar o mundo no turismo espacial”, disse José Mariano López-Urdiales, CEO da Zero 2 Infinity. “Temos uma indústria espacial de vanguarda, as melhores condições meteorológicas, é um dos destinos mais desejáveis do mundo o que é uma continuação natural da liderança no turismo que já temos”.

Até Tony Gannon, Vice-Presidente do Espaço de Investigação e Inovação da Florida, salientou que “oferecemos financiamento a empresas espanholas interessadas em desenvolver projectos na indústria do turismo aeroespacial”. Gannon apresentou um relatório sobre os principais projectos que as empresas aeroespaciais estão a lançar, no meio de uma forte concorrência entre SpaceX, Blue Origin, Virgin Galactic, etc., para se posicionarem como líderes nesta nova linha de negócio na aeronáutica e no turismo de luxo a nível mundial.

“Os turistas estão 'desejosos de viajar' e procuram diferentes destinos e experiências após a pandemia, por isso há muitas oportunidades neste setor”, vincou Maribel Rodríguez, vice-presidente comercial do World Travel and Tourism Council (WTTC), no início do dia.

E outra mulher, a diretora de inovação da Les Roches Marbella, Susana Garrido, partilhou que “precisamos destes pioneiros e exploradores para podermos inovar e abrir novas fronteiras para o turismo”.

Arturo Bernal, CEO da Extenda-Andalucía Exports and Foreign Investment, afirmou no seu discurso que “o turismo espacial abre muitas oportunidades para muitas das nossas empresas”.

A segunda edição do SUTUS tem um formato híbrido, com um primeiro dia realizado no campus da Les Roches Marbella e mais dois dias virtuais, dia 23 e 24 de setembro.

O SUTUS 2021 foi apoiado pela Consejería de Turismo de la Junta de Andalucía, Turismo y Planificación de Costa del Sol, Câmara Municipal de Marbella, Extenda, Acosol, Triton Submarines e Pisces VI.

REVISTAS

Siga-nosDaikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Solius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial