Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

C&R 2021: Galeria da Inovação destaca 10 produtos inovadores

O Instalador05/10/2021

Certame decorre de 16 a 19 de novembro, na Ifema, em Madrid.

C&R acontece de 16 a 19 de novembro na capital espanhola
C&R acontece de 16 a 19 de novembro na capital espanhola.

Equipamentos de última geração e utilização de refrigerantes naturais que aumentam os níveis de eficiência e cuidado com o ambiente; melhoria nos materiais, tecnologias e designs que facilitam a instalação de equipamento; ferramentas para controlar a qualidade do ar das instalações de ar condicionado, ou soluções inovadoras para satisfazer as necessidades de aquecimento e água quente durante todo o ano em edifícios de habitação coletiva, são algumas das propostas incluídas nesta edição da C&R 2021 - Salão Internacional de Climatização e Refrigeração.

A Galeria de Inovação da C&R 2021 selecionou um total de 10 equipamentos e soluções de entre todas as propostas apresentadas para integrarem o certame e que serão dadas a conhecer durante a Feira, de 16 a 19 de novembro no centro de exposições da Ifema Madrid.
Mais uma vez, e com base nos critérios estabelecidos para a seleção destes produtos, o júri avaliou o grau de inovação, eficiência energética, respeito pelo ambiente, qualidade, conceção e utilização de energias renováveis nas propostas.

O objetivo da Galeria é encorajar a inovação como aplicação prática do conhecimento e das tecnologias no desenvolvimento industrial, bem como dar ampla visibilidade aos novos desenvolvimentos no setor.

Refrigeração industrial e comercial

Empresa: INTARCON, stand 8C01

Produto: Ammolite

Trata-se de uma série de plantas refrigerantes de glicol que como novidade utilizam o amoníaco como refrigerante com tecnologia de baixa carga. A gama Ammolite consiste em 6 modelos de instalações frigoríficas entre 250 e 700kW, otimizadas para a produção de água glicol a -8°C e -25°C, num desenho muito compacto que integra o compressor de refrigeração, evaporador e condensador de ar seco, sem a necessidade de água. Incorpora equipamento de última geração e foi concebido para aplicações de refrigeração industrial a baixa temperatura, tais como câmaras frigoríficas ou refrigeração de processo, onde o critério de eficiência energética é primordial na escolha do sistema.

Produto: Evaporador Waterloop

As unidades de refrigeração de circuito de água para refrigeração comercial da INTARCON são um sistema do tipo split para refrigeração de câmaras frigoríficas, que utiliza apenas tubos de água como ligação entre as unidades. A gama consiste em vários modelos de unidades interiores de média e baixa temperatura de 1 a 5kW de capacidade de refrigeração, que utilizam refrigerante natural R290. A gama é constituída por vários modelos de unidades interiores de média e baixa temperatura de 1 a 5kW de capacidade de refrigeração, que utilizam refrigerante natural R290. Integram numa construção compacta o compressor de refrigeração e um condensador de placas para trabalhar num circuito de água. A gama é completada com um painel eléctrico de controlo e potência, e uma série de unidades refrigeradas a ar ou refrigeradores a seco para instalação no exterior, incorporando uma unidade hidráulica para circulação de água num laço de condensação com a unidade interior.

Evaporador Waterloop
Evaporador Waterloop.

Empresa: Tewis Smart Systems S.L.U, stand 8C02

Produto: Conveni-pack CO2

Um sistema compacto de refrigeração de temperatura média e ar condicionado com função de recuperação de calor num espaço reduzido e baixo nível de ruído, utilizando o CO2 como único refrigerante natural. Estas unidades oferecem um grande número de possibilidades de instalação mesmo no interior do edifício, devido à pressão do ventilador de condensador disponível de até 78Pa. A sua modularidade maximiza a flexibilidade de instalação e permite a adaptação aos requisitos individuais do projeto. Graças ao seu potencial de recuperação de calor, controlos optimizados e tecnologia de compressores de última geração, a Conveni-pack CO2 pode reduzir o consumo anual de energia em até 50% em comparação com as soluções de outros fabricantes.

Empresa: Frost-trol, stand 8C06

Produto: FREE Frost Energy Tech

Esta proposta baseia-se na integração de um fluido de transferência de calor com uma mudança de fase dentro de uma unidade de refrigeração, o que permite um funcionamento totalmente autónomo, sem necessidade de ligação elétrica para manter a temperatura do alimento perecível. Com base na acumulação térmica de um fluido composto de amostras PCM (Phase Change Material) e na otimização de todos os mecanismos de transferência de calor que coexistem durante o funcionamento de um móvel, o Frost-trol procura formas de otimizar o desempenho do mobiliário que vende e de acrescentar novos serviços que, até à data, não têm sido oferecidos no mercado. Os materiais de mudança de fase, quando mudam de sólidos para líquidos ou vice-versa, podem absorver ou libertar uma grande quantidade de energia térmica através da acumulação de energia sob a forma de calor latente de fusão. Isto torna-os particularmente interessantes para utilização em armários de refrigeração de supermercados para a conservação de bens perecíveis.

Aquecimento e água quente sanitária

Empresa: ABN PIPE SYSTEMS, stand 6C14

Produto: ABN// INSTAL CT FLEX RD. POLIPROPILENO FLEXÍVEL

O tubo flexível ABN//INSTAL CT FLEX RD é fabricado em polipropileno PPR CT RP multicamadas mais composto elástico, o que oferece ao profissional de instalação, entre outras vantagens, a possibilidade de realizar toda a instalação utilizando um único material como o polipropileno, tanto em grandes diâmetros (até 500 mm) como em pequenos diâmetros (20 mm). É também muito fácil de manusear graças à sua grande flexibilidade. Tem um sistema multicamadas que evita a utilização de acessórios e facilita instalações mais duradouras.

Empresa: DAIKIN AC SPAIN, stand 10D02

DAIKIN ALTHERMA 3 WS (WaterSource), a nova geração
Sistema para edifícios residenciais colectivos baseado em bombas de calor água/água multi-serviço com regulação contínua do Inversor a funcionar dentro de um anel energético, e capaz de satisfazer as necessidades de aquecimento no inverno, arrefecimento no verão e água quente sanitária durante todo o ano em edifícios residenciais. Particularmente adequado para casas com procura variável de energia graças à elevada capacidade de parcialização das unidades Dakin Altherma e à possibilidade de integrar facilmente todos os tipos de energias renováveis no circuito da água. No campo deste tipo de construção com um consumo de energia quase nulo, as soluções centralizadas ou semi-centralizadas são uma alternativa interessante uma vez que cada utilizador desfruta das vantagens de uma instalação individual em termos de flexibilidade de funcionamento e utilização, e da possibilidade de recuperar energia globalmente quando algumas casas necessitam de refrigeração e outras de AQS. Além disso, permite a integração de diferentes sistemas e a utilização de fontes de energia renováveis (geotérmica, solar térmica e fotovoltaica, aerotérmica, etc.) para manter este circuito de água dentro de uma gama de temperaturas ótima, na qual as bombas de calor água-água dissipam ou extraem energia, aumentando significativamente o desempenho global da instalação coletiva e reduzindo os custos operacionais.

Ar condicionado e ventilação

Empresa: DAIKIN AC SPAIN, stand 10D02

Produto: VRV-5 Recuperação de Calor VRV-5 com R32

VRV (Volume de Refrigerante Variável) é um sistema de expansão direta cuja principal vantagem para o utilizador final e o instalador é a possibilidade de ligar várias unidades interiores, todas elas totalmente independentes umas das outras, dando a máxima flexibilidade ao sistema. Graças aos seus avanços tecnológicos, regulação do inversor do compressor e dos ventiladores, temperatura variável do refrigerante e integração do sistema de controlo, consegue maximizar automaticamente a eficiência e o conforto sem necessidade de complicados comissionamentos. Isto garante ao utilizador custos operacionais mais baixos, aumentando maciçamente a eficiência energética, tanto em carga nominal como parcial. Para o utilizador que prescreve, a solução VRV permite um design baseado nos critérios de flexibilidade, poupança de energia e baixo nível de ruído, as condições mais relevantes num projeto de ar condicionado. A flexibilidade é obtida através da operação e regulação completamente independente de cada unidade.

Produto: Módulo de purificação para unidades canalizadas
Este novo módulo da Daikin oferece um sistema de controlo da qualidade do ar da instalação de ar condicionado, utilizando tecnologia de ionização que pode ser totalmente integrada em unidades de condutas residenciais e comerciais. A tecnologia de purificação utilizada baseia-se na ionização de componentes do ar e COVs. A ionização do ar é um processo que ocorre quando os electrões são removidos ou adicionados aos átomos, causando um desequilíbrio de carga. As configurações elétricas dos iões de ar assim formados incluem H+, H3O+, O+, N+,OH-, H2O- e O2-. Tais moléculas ionizadas atuam como núcleos de condensação para pequenas partículas, as quais, quando aglutinadas, crescem e aumentam de massa. Assim, precipitam-se mais facilmente e são capturados por filtros mais grossos.

Empresa: Hiplus Air Conditioning, stand SL 10D10

Produto: miniKr3Bi
A família miniKr3B consiste em quatro modelos em dois tamanhos de gabinete, com um formato de ventilador frontal que lhes confere a máxima versatilidade em unidades compactas, com ar condicionado e capacidade de produção de AQS, dentro de uma gama de capacidades de refrigeração de 17,7 a 36,0 kW, e capacidades de aquecimento: de 20,4 a 38,4 kW, com classificação energética A+ de acordo com o Regulamento (UE) 811/2013.

VRV-5 a R32, da Daikin
VRV-5 a R32, da Daikin.

Regulação, controlo e gestão técnica centralizada

Empresa: Eliwell Ibérica S.A, stand 8C02

Produto: Memory NT

Este é um registador de dados de temperatura de acordo com a norma EN12830:2018 com conectividade sem fios e sondas digitais dissociáveis certificadas de forma independente. Permite, com um único dispositivo, registos de temperatura para câmaras de produtos refrigerados, congelados e ultracongelados com sondas digitais dissociáveis e certificado individual, e exibir e registar de 1 a 8 temperaturas. Graças à sua conectividade sem fios integrada e serviço web gratuito, é possível visualizar dados em tempo real, aceder a registos históricos e receber alertas por e-mail ou Telegram.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisSoliusSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Daikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial