Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

ISQ assina acordo de cooperação com empresa francesa para introdução de IA na área da Energia

19/10/2021

O ISQ acaba de assinar uma parceria com a francesa DCBRAIN, passando a oferecer ao mercado uma solução tecnológica de gestão de redes complexas de gás baseada em inteligência artificial (IA).

Imagen

O objetivo visa conhecer o comportamento da mistura de gás na rede o que irá permitir cobrar de forma justa o consumidor. Este serviço está preparado para suportar as operadoras aquando do início da injeção de hidrogénio na rede.

“No atual contexto de transição energética as empresas enfrentam desafios de grande complexidade, cuja resposta exige abordagens inovadoras como as baseadas em Inteligência Artificial (IA). Com a parceria agora estabelecida com a DCBrain, será possível disponibilizar ao mercado soluções mais completas e integradas. Esta solução representa um salto qualitativo da maior relevância que poderá ser um ativo muito valioso para as redes de transporte de gás em Portugal”, salienta Pedro Matias, Presidente do ISQ.

A meta da neutralidade carbónica até 2050 requer que os sistemas e infraestruturas existentes sejam capazes de gerir o influxo de quantidades crescentes de biogás e hidrogénio. Entre os desafios futuros estão a mistura de gases com poder calorífico variável, a rastreabilidade da respetiva origem da fonte e o carácter dinâmico das misturas.

“Ao mesmo tempo, a interconectividade entre redes de gás e eletricidade e a tendência para a descentralização do mercado, aumentam significativamente o âmbito e complexidade da tomada de decisões para os TSO (Transmission System Operator) e DSO (Distribution System Operator), tudo num ambiente regulatório em mudança”, acrescenta Pedro Matias.

A complexidade de operação e gestão destas redes exige, por isso mesmo, novas abordagens, onde a digitalização combinada com mecanismos baseados em Inteligência Artificial têm um papel fundamental.

“O ISQ já dispõe, há vários anos, de um conjunto de soluções para a melhoria da eficiência e segurança de instalações, equipamentos e apoio à conversão em energias renováveis. Com a plataforma INeS (DCBrain), torna-se possível transformar as redes de gás em sistemas inteligentes e suportar tomadas de decisão operacionais e estratégicas”, conclui o Presidente do ISQ.

Recorde-se que os principais problemas associados à injeção de Hidrogénio (H2) na rede estão relacionados com a integridade da rede e com o fair billing (dado que a mistura de gás natural e hidrogénio tem um poder calorífico mais baixo do que gás natural puro).

Com a plataforma INeS é possível fazer a simulação digital dos diferentes pontos de injeção de H2 ou Biometano assim como identificar os diferentes pontos de consumo. Esta solução permite modelar e conhecer a concentração de H2 ou Biometano nas diferentes regiões da rede de gás.

REVISTAS

Profei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosVulcano

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial