Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

KNX: sustentabilidade e automação

Rui Carneiro | Secretário Executivo da Associação KNX Portugal

Fotos | Ana Clara

22/11/2021

A Associação KNX Portugal organizou, no início de novembro passado, a conferência KNX ‘Construção – Sustentabilidade e Automação: Edifícios, Cidades e Mobilidade, que decorreu no auditório do ISEL, em Lisboa, com o apoio do ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, do IEP – Instituto Eletrotécnico Português e da Ordem dos Engenheiros.

Painel 'Sistemas de Automação e nova Regulamentação Portuguesa'
Painel 'Sistemas de Automação e nova Regulamentação Portuguesa'.

Este tema, e em particular o da automação e a sustentabilidade, não podia ser mais atual. Insistirmos na necessidade de um planeta mais verde e mais sustentável, sem desenvolvermos a aplicarmos um maior nível de automação e gestão integrada nos edifícios das nossas cidades, seria um discurso desprovido de qualquer sentido.

Esse movimento, essa consciência, da relação direta entre maiores níveis de automação e de gestão integrada e inteligente e maiores níveis de eficiência energética e de sustentabilidade, tem progredido acentuadamente nos últimos anos. Sinal disso têm sido as alterações legais e regulamentares, quer na UE quer em Portugal, exigindo maiores níveis de automação nos edifícios novos e mesmo em edifícios a recuperar. Nomeadamente, pelas sucessivas alterações de Diretivas Europeias, da Norma 15232 e da legislação nacional. De que se destacam, a publicação do Decreto-Lei nº 101-D/2020, de 7 de dezembro e o conjunto de Portarias e Despachos associadas àquele Decreto-Lei, incluindo o Despacho que aprovou o Manual do SCE (Sistema de Certificação Energética).

Ora, foi justamente para contribuir para um melhor conhecimento e informação, quer de gestores de empresas, quer de profissionais da área da integração de sistemas de gestão e automação de edifícios, quer ainda da própria comunidade escolar, que a Associação KNX Portugal organizou esta conferência sobre Automação e Sustentabilidade. Para dar a conhecer as novas normas técnicas que regulam a atividade das nossas empresas e dos nossos técnicos, para perspetivar a sua evolução futura, para analisar os enormes desafios que enfrentam hoje as nossas cidades e de como o Protocolo KNX – um conjunto de normas técnicas – contribuem e podem ajudar à automação e integração de sistemas.

Assim, a manhã desta conferência foi dedicada à apresentação de Soluções KNX por parte de algumas empresas associadas, designadamente pela ATEC, pela BEG, pela Duarte Neves, pela FFonseca, pela Jung, pela Morgado & Cia e pela Schneider. No vasto Hall do auditório decorreu ainda uma exposição de empresas associadas.

À tarde, após a abertura da conferência pelo presidente do ISEL, Prof. Dr. José Peixoto do Nascimento e pelo secretário executivo da Associação KNX Portugal, os trabalhos iniciaram-se com uma comunicação do bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Mineiro Aires, o qual reafirmou a sua convicção na excelência da engenharia em Portugal e de que a tecnologia será cada vez mais uma ponte para o desenvolvimento e qualidade de vida dos cidadãos.

O primeiro painel foi dedicado aos sistemas de automação e a nova regulamentação europeia e portuguesa, no qual o Eng. Francisco Pombas, da Domotica SGTA, abordou com grande profundidade o tema 'soluções de integração e automação', a que seguiu o Eng. Rui Fragoso, da ADENE, com uma detalhada e exaustiva apresentação sobre SAC e a nova regulamentação portuguesa, e finalmente foi apresentado um projeto concreto e que venceu o Prémio KNX 2020, o The Wall House - projeto de uma villa em Cascais, trazido pelo arquiteto Marco Marinho e pelo Eng. Sérgio Franco, da Eurodomótica, fechando o painel da melhor forma, ilustrando com um exemplo de um edifício de autor, de elevadíssimo nível e sofisticação na simplicidade com o auxílio da melhor tecnologia KNX na automação.

O painel seguinte focou-se no tema geral 'Cidades Inteligentes, Mobilidade e Gestão de Território', e foi aberto com uma excelente e emotiva comunicação do Prof. Dr. Miguel de Castro Neto, da NOVA IMS, subordinada ao tema do painel, e onde se destacou a preocupação com a completa integração de sistemas na cidade moderna e a necessária inteligência na governação e gestão dos territórios. Falou de smart cities e de internet das coisas, da avassaladora onda tecnológica e também dos riscos que envolve. A que se seguiu a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, que destacou a importância da cidade ao serviço dos cidadãos, das novas centralidades mesmo nas periferias e o conforto e o tempo dedicado às pessoas. A fechar este painel, o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, mostrou a sua visão sobre o tema, bem como as políticas que tem implementado em Cascais em matéria de mobilidade, de sustentabilidade e de smart cities, um município de referência nacional e internacional nestas áreas.

Presidente da Câmara Cascais, Carlos Carreiras

Presidente da Câmara Cascais, Carlos Carreiras.

Finalmente, um último painel sobre 'Construção Sustentável – desafios, regulação e fiscalização', com uma intervenção do presidente do IMPIC - Instituto dos Mercados Públicos, Imobiliário e Construção, Dr. Fernando Batista, a qual se centrou sobretudo na regulação do setor, nas necessidades de fiscalização e ainda no controlo da contratação pública, área igualmente sob a tutela do IMPIC. Por último, o presidente da ADENE - Agência para a Energia, Dr. Nelson Lage, teve oportunidade de, na sua comunicação, destacar a necessidade de uma cada vez maior sustentabilidade na construção e dos principais contributos que a ADENE está a dar nesse sentido, designadamente nas áreas da energia, da água e da formação e qualificação.

A conferência KNX encerrou com as conclusões da Associação KNX Portugal, as quais assentaram na ideia fundamental de que as smart cities são possíveis e desejáveis se a transformação digital em curso se basear em inteligência e sustentabilidade. Foi salientado que as pessoas procuram cada vez mais o tempo e o conforto mas que tal só é possível como consequência da eficiência energética, da gestão inteligente da informação na gestão das cidades, da plena Integração de sistemas de automação e controlo e da segurança, incluindo da cybersegurança. Finalmente, a conclusão de que o Protocolo KNX, sendo um sistema aberto e com mais de 500 fabricantes a nível mundial, é o melhor exemplo de como é possível compatibilizar e integrar equipamentos de vários fabricantes e conectá-los mesmo usando outros Protocolos (quer de gestão técnica, quer de gestão do utilizador do edifício.

De facto, as Soluções KNX levam já 30 anos de experiência na automação e gestão integrada de sistemas em edifícios, proporcionando uma fácil e segura comunicação entre diferentes equipamentos, marcas e sistemas de automação.

Isso mesmo tem ficado patente nos projetos apresentados aos Prémios KNX Portugal, sendo que as candidaturas aos Prémios KNX Portugal 2021 estão a decorrer até 14 de dezembro (https://www.knxportugal.pt/premios-knx-portugal-2021), sendo o último Prémio KNX 2020 - The Wall House -, uma villa de luxo em Cascais, e cujo projeto foi justamente apresentado nesta conferência, quer pelo seu arquiteto, quer pelo integrador das soluções técnicas de automação e gestão Integrada – é precisamente um excelente exemplo de sustentabilidade e automação.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoSiga-nosProfei, S.L.SoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial