Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Resíduos

Semana Europeia da Prevenção 2021: municípios associados da Lipor com mais de 220 ações

19/11/2021

Arranca este sábado a edição de 2021 da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR), que decorrerá entre os dias 20 e 28 de novembro com o tema central Comunidades Circulares.

Imagen

Na área de influência da Lipor (Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde), foram registadas cerca de 220 ações que serão dinamizadas durante toda a Semana e abrangendo diferentes públicos-alvo.

Algumas das entidades participantes são: municípios associados da Lipor; ONG; Entidades do setor social; Empresas como a ANA Aeroportos, BIAL, Mar Shopping e Parque Nascente; Cruz Vermelha; Juntas de Freguesia; Escolas Básicas, Profissionais e Universidades; Lipor e cidadãos em nome individual, entre muitas outras.

20 de novembro marcará assim o início da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2021 e são muitas as atividades a acontecer.

Neste dia, a Academia Lipor promove uma formação sobre reutilização: um olhar criativo sobre os resíduos, dirigidos a professores e educadores e que pretendem sensibilizar para a problemática da sustentabilidade, para a reutilização como forma de prevenção e reconhecer os resíduos como um recurso.

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim dinamiza uma sessão de sensibilização dirigida aos clientes do mercado municipal para hábitos de consumo mais sustentáveis com entrega de um saco reutilizável de algodão para utilização durante as compras.

A Câmara Municipal de Matosinhos dinamizará nos dias 21 e 25, um workshop 'Do Óleo ao Sabão', onde se ensinará a confecionar sabão comum para usos domésticos a partir de óleo usado.

No dia 22 de novembro o Centro Social de Ermesinde promove um RepairCafé. Esta atividade visa a reparação de pequenos eletrodomésticos e/ou pequenos arranjos de costura em conjunto com os participantes, enquanto tomam um café, comem biscoitos e falam sobre a importância da reutilização de materiais, numa lógica de economia circular.

A Lipor promove a 23 de novembro o Webinar 'A Prevenção: diferentes abordagens. O mesmo propósito?', inserido no Ciclo de Webinares 'Pensar e Agir, uma Agenda Mobilizadora 2030'.

Na Quinta do Passal em Gondomar, decorrerá no dia 23 de novembro o workshop 'Reparar o velho, para usar de novo' cujo objetivo é recuperar vestuário démodé, evitando assim, o desperdício têxtil e no dia 24 uma oficina para recuperar resíduos invisíveis.

Neste mesmo dia, na Escola Superior de Enfermagem do Porto, decorrerá a ação alimentação sustentável e prevenção de resíduos: workshop de receitas mediterrânicas. Com a colaboração de dois nutricionistas e um chefe de cozinha, os participantes terão oportunidade de conhecer as caraterísticas da dieta mediterrânica que a classificam como dieta sustentável e de experienciar a elaboração de algumas receitas culinárias.

Durante toda a semana, o MarShopping promoverá uma iniciativa de sensibilizar os seus visitantes para a importância de reduzir o desperdício de alimentos, convidando à doação de produtos não perecíveis e incentivando o apoio solidário às famílias carentes por meio das ONGs que as apoiam; o projeto conta ainda com a parceria do supermercado local e da loja IKEA Food.

O Parque Nascente promoverá uma iniciativa lançada em julho deste ano que pretende, através da disponibilização gratuita caixas de takeaway, feitas de cartão, nos seus espaços de restauração, que os seus visitantes levem consigo o que resta das suas refeições, como forma de combater o desperdício alimentar e promover o desperdício zero.

Saiba mais aqui.

Ainda durante toda a semana decorrerão outras ações:

  • No Aeroporto Francisco Sá Carneiro estará em exibição uma exposição sobre os cinco temas da Prevenção de Resíduos e exposição sobre compostagem caseira;
  • Nos municípios da Lipor estarão em exibição Muppies na via pública com a mensagem da prevenção, exposições e campanhas nos meios digitais;
  • A Lipor enviará toda a sua correspondência com o selo da prevenção e divulgará nos seus suportes digitais filmes, rubricas e mensagens de sensibilização alusivas à temática da Prevenção;
  • O EcocentroMóvel fará uma itinerância pelos municípios associados da LIPOR. Consulte as datas em que este equipamento estará no seu município.

REVISTAS

Siga-nosVulcanoInduglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial