Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Procuram-se projetos únicos com sistemas de fornecimento de energia

09/12/2021
O concurso vector para as melhores aplicações de calhas articuladas já conta com oito edições. A fase de candidaturas está aberta até 11 de fevereiro de 2022.
O concurso vector destaca aplicações únicas e inovadoras com sistemas de calhas articuladas e cabos elétricos. (Fonte: igus GmbH)...
O concurso vector destaca aplicações únicas e inovadoras com sistemas de calhas articuladas e cabos elétricos. (Fonte: igus GmbH).

Com rotação de 7.000 graus, movimentam-se a velocidades até dez metros por segundo e tridimensionalmente como cobras: calhas articuladas em polímeros de elevada performance. De dois em dois anos, um júri especializado apresenta o prémio vector e atribui prémios monetários até 5.000 euros aos projetos mais fascinantes e aos seus criadores.

A engenharia mecânica clássica já não é o único local onde se encontram calhas articuladas em polímeros. Por todo o mundo, asseguram que os cabos e mangueiras são guiados com segurança – no espaço, no mar e no subsolo.

Em milhares de projetos, os sistemas de fornecimento de energia com cabos desempenham as suas tarefas, superando grandes desafios – desde rigorosos requisitos como a isenção de partículas em salas limpas, na indústria de semicondutores, passando pela elevada resistência química na galvanização, até à resistência a lamas na exploração mineira e à resistência a limalhas nas máquinas ferramenta. Depois há espaços de instalação compactos, velocidades elevadas, e até movimentos complexos com torção.

O prémio vector distingue precisamente estas aplicações únicas de soluções de fornecimento de energia com cabos.

“A competição é uma grande oportunidade para nós, como fabricante, de utilizar os nossos produtos nas máquinas e sistemas acabados e aprender com as emocionantes histórias das aplicações”, disse Michael Blass, CEO dos sistemas de calhas articuladas na igus GmbH e um dos jurados. “Estamos a celebrar com os nossos clientes o 50º aniversário das calhas articuladas em polímeros”, acrescentou.

Até 5.000 euros de prémio em dinheiro

O concurso vector atribui prémios monetários até 5.000 euros. Só no ano passado, recebemos 266 inscrições de 32 países.

Os vencedores serão selecionados por um júri especializado, composto por especialistas nas áreas da ciência, imprensa especializada e várias associações, e os prémios serão entregues na Feira de Hanôver de 2022.

Até 11 de fevereiro de 2022, os candidatos podem submeter projetos que já concluíram. Além dos prémios vector de ouro, prata e bronze, há ainda o vector verde.

“Muitas empresas industriais – como a igus – estão cada vez mais a abordar o problema da sustentabilidade. Por exemplo, os clientes podem devolver-nos as suas calhas articuladas em fim de vida. Nós separamos o material por tipo e procedemos à sua reciclagem para produzir granulado para novos produtos. É por isso que foi importante para nós, como promotores do concurso vector – juntamente com os juízes –, reconhecer também projetos sustentáveis com um prémio especial”, diz Michael Blass.

Espontaneamente, o prémio foi atribuído a dois projetos nos últimos concursos vector.

Inscreva-se no concurso vector em: www.igus.pt/vector

REVISTAS

SoliusInduglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial